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Investir Em Seo Ou Links Patrocinados?

Uma das grandes questões que surgem quando as pessoas começam a trabalhas suas estratégias de marketing digital está relacionado ao direcionamento dos recursos para duas importantes áreas na divulgação de qualquer empresa, negócio ou projeto: SEO ou Links patrocinados.

Mas antes de entrarmos especificamente na comparação destas duas formas de divulgação, é importante relembrarmos rapidamente o que significa cada uma destas formas de marketing:

Otimização de Sites (SEO): Conjunto de técnicas que permite com que uma determinada página apareça nas primeiras posições de um determinado buscador. Além disso, também se preocupa com a qualidade da audiência gerada para esta página.

Links Patrocinados: Um tipo de publicidade onde a empresa ou pessoa paga por uma determinada quantidade de visitas ou clicks em uma determinada página a partir de anúncios exibidos em páginas do Google, sites parceiros ou redes sociais.

Antes de mais nada é sempre importante salientar que são áreas completamente distintas. Por mais que as pessoas tendem a ver as duas técnicas como algo muito parecido, especialmente porque os resultados das duas aparecem basicamente na mesma janela, que é a página do Google, estas áreas sempre devem servir como complemento.

A grande maioria das empresas tendem a investir mais dinheiro nas campanhas de links patrocinados. Mas o motivo não está necessariamente relacionado ao resultado esperado. Investir em links patrocinados é “mais fácil”, uma vez que o preço já está estipulado por um sistema e o “resultado” aparece na hora.

Mas é sempre importante ter cuidado com esta sensação de “resultado”, já que ele não deve ser medido apenas por um anúncio que aparece no Google, mas sim do resultado efetivo, em termos de venda ou de outra ação esperada em um determinado site, que esta campanha possui.

Por outro lado, o investimento em SEO é mais difícil de ser previsto, uma vez que existem diversos elementos que precisam ser trabalhados. Além disso, ele parece ser menos “palpável” e demora mais para se tornar efetivo. Mas tende a custar mais barato quando feito da maneira correta e levar uma audiência mais qualificada para o site.

A resposta: invista nos dois! Divida o dinheiro e faça investimentos pontuais nas duas áreas, sempre mensurando resultados e corrigindo rumos ao longo da sua estratégia de divulgação.

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