Artigos

Jogos Vivenciais: Reflexão Organizacional Voltada para Resultados.

Dentro das grandes organizações percebe-se que a parte comportamental de nossos colaboradores torna-se fomentador de alcance para os resultados.

Cada colaborador precisa perceber que o seu bom desempenho está atrelado à entrega de seu trabalho (resultado desejado pela organização).

Quanto à parte técnica, o colaborador pode estar sendo preparado, ou seja, desenvolver habilidade para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Nova call to action

Quanto à parte comportamental, está direcionado à parte atitudinal, onde permeia o interesse pessoal em fazer acontecer.

Através dos jogos vivenciais ao ar livre, os participantes têm a oportunidade de exercer papéis dentro de um grupo, assim permitimos, perceber a sua contribuição com o resultado de um time, através de algumas competências essenciais.

De uma forma lúdica, com tema contextual, a equipe AG Soluções procura desenvolver 3 estilos de jogos que atendem as necessidades de nossos clientes: Jogo Comportamental, Jogo de Processos e Jogo de Mercado.

Nos jogos comportamentais, podemos evidenciar a cooperação, relacionamento inter e intragrupal, flexibilidade, cortesia, disciplina, afetividade, inteligência emocional, confiança, autoconfiança (desenvolvimento pessoal).

Através de jogos de processos, caracteriza-se, também, pelo alinhamento com o comportamento e a atuação dos participantes, permeando a sua aplicação como líder, liderado, estrategista, estimulador do alcance para resultado, comunicador, negociador, administrador de tempo e recursos, tomador de decisões e estruturador de métodos para a atividade.

Dentro de jogos de mercado, evidenciamos questões dos jogos de processos (competências), mas também direcionamos para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como Concorrência, Relação empresa-fornecedor, Tomada de decisão com risco calculado, Terceirização e implicação no mercado, Parceria empresa-fornecedor, Relacionamento fornecedor x consumidor.

Em cada estrutura de jogo, procuramos aplicar uma reflexão da atividade, baseada no método do CAV (Ciclo de Aprendizagem Vivencial), permitindo ao grupo fazer uma reflexão de sua atuação na atividade e de que forma aquilo pode ser aplicado no dia a dia do trabalho.

Esse momento estruturado permite aos participantes construir reflexão objetiva, garantindo “o fazer acontecer” de forma efetiva dentro da organização, sempre margeando os resultados esperados pela empresa.

Alex Gonzaga
AG SOLUÇÕES GESTÃO EMPRESARIAL
www.agsge.com.br

Por: Alex