Artigos

Jovem, Já Pensou Na Carreira?

O maior problema dos jovens é que muitos estão perdidos e nem sequer sabem por onde começar um plano de carreira.
Saiba que não terá atalho, pois vai ter que rebolar e pesquisar, estudar, recolher o máximo de informações sobre as suas idéias profissionais. Tipo assim, só depois que você ver como a coisa funciona, conversando com professores, universitários, estagiários, profissionais da área, que poderá ter a luz para depois medir o que sentiu em relação ao que viu.

Um dia você vai correr atrás do início, meio e fim, para poder decidir melhor sobre que profissão irá seguir, tenha certeza que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Sendo assim, por que deixar para mais tarde já que quanto mais cedo ir atrás das ditas informações, poderá ter como amadurecer a idéia com mais calma. Seja disciplinado o suficiente para fazer a sua pesquisa bem feita porque estamos falando do seu futuro.
A primeira dica que deixo: faça da sua profissão uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer, saiba que dentro do que você gosta tem um labirinto de ramificações, encontre um galho para seguir e seja o melhor. Eu, por exemplo, amo muito ser empreendedor, não troco o que faço por nada, sou apaixonado pelo que faço e me divirto muito todos os dias trabalhando e me atualizando e evoluindo.

E no processo evolutivo posso dizer que fico muito feliz em encontrar pessoas com a vontade e iniciativa de transmitir conhecimento como a do Seiiti Arata ou da Bel Pesce ou mesmo de empreendedores como Abílio Diniz com sua visão e experiência fantástica. Bem, se eu fosse citar aqui os mestres que estão ai prontos para dividir conhecimento iria passar anos escrevendo nomes e agradecimentos. Vou aproveitar essa abertura e agradecer do fundo do meu coração a todos os professores, devo muito da minha formação a eles. Quando era mais novo odiava ser cobrado e hoje agradeço muito pelas cobranças que sofri na época porque hoje sei que cada um deles com o seu estilo, da usa maneira, com a sua visão, consegue trabalhar para que possamos ser pessoas melhores realizando coisas para construir um mundo melhor. Procure também se conhecer e saber qual área você deseja atuar, que tipo de ambiente de trabalho deseja freqüentar, quais sao meus pontos fortes e se estão relacionados com a sua escolha.

Assim que tiver uma área de interesse responda as seguinte questão: o que devo fazer desde já em direção a minha profissão? Quais são as habilidades que tem que ter? E principalmente, olhe no espelho e responda: eu sei criar um plano de carreira?

Creio aqui deixo um pouco de material para aguçar a sua mente e cérebro em direção seu futuro profissional.

Pense nisso.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of