logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > Kit Onboarding: o que você precisa saber antes de implementar o seu

Sumário

Kit Onboarding: o que você precisa saber antes de implementar o seu

kit onboarding

O kit onboarding é uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas, especialmente quando a empresa se preocupa em receber bem os novos colaboradores. No entanto, pode ser difícil investir nessa estratégia sem saber quais são os benefícios, não é mesmo?

Sendo assim, neste artigo, explicaremos o que é o kit de boas-vindas, além de como implementar na organização e quais itens são válidos de incluir no pacote. Continue a leitura e confira uma lista com 12 sugestões super práticas e eficientes para encantar!

O que é Onboarding?

Onboarding é o nome dado ao processo de integração ou socialização realizado nas empresas para recepcionar novos colaboradores e integrá-los ao time. É durante o onboarding que o profissional conhece a cultura da empresa, tem contato com os valores organizacionais e compreende as rotinas de trabalho. 

Por essas razões, o processo de onboarding é uma das etapas mais importantes na jornada do colaborador. 

Kit Onboarding: qual a importância?

Também chamado de Kit Boas-Vindas, Kit de Integração ou Welcome Kit, trata-se de um conjunto de objetos considerados essenciais para o início do trabalho, ou seja, itens básicos para o cotidiano na empresa ou para uso pessoal. 

É comum o Kit Onboarding estampar a logo e as cores da organização. Além disso, a gestão de pessoas ou o marketing pode ser estratégica em cada item com a intenção de encantar o colaborador e fortalecer o employee experience

Mas por que é importante? A resposta é simples. Pense em um profissional chegando para o primeiro dia de trabalho. É normal que ele se sinta deslocado, pois está adentrando em um universo novo. O processo de onboarding tem o papel de integrar o novo colaborador e o kit é uma maneira de dizer que ele é bem-vindo na equipe. 

curso para reter colaboradores

Além disso, ele serve para recepcionar o profissional da melhor forma possível. Às vezes, é mais do que um presente: é uma maneira de acolher o colaborador em sua nova casa!

Quais os benefícios do Kit Onboarding?

As vantagens de investir em um Kit Onboarding vão além do subjetivo. Empresas que implementam a distribuição de itens de boas-vindas percebem, na prática, resultados expressivos relacionados a engajamento, desempenho e retenção de talentos

Fortalecer a cultura organizacional

A cultura é um fator relevante para os funcionários e as empresas já perceberam isso. Organizações com costumes, práticas e condutas sólidas promovem o bem-estar dos colaboradores, estimulam o engajamento e conseguem reter talentos. 

Assim, o kit ajuda os membros a perceberem os princípios da empresa e, pela identificação, eles se sentem parte do negócio. Essa conexão é positiva e causa uma boa impressão, desde o recrutamento

Aumentar o engajamento

Ao sentir-se acolhido, o novo colaborador automaticamente se compromete com as metas da equipe. O resultado são profissionais motivados a perseguir os objetivos da empresa como se fossem seus. Além disso, funcionários comprometidos são sinônimo de resultados e produtividade em alta. 

Reduzir o turnover

Acredite ou não, um simples kit de boas-vindas pode diminuir os desligamentos de colaboradores. E tudo está relacionado à conexão que mencionamos há pouco. Receber bem um funcionário estreita laços e gera satisfação. Assim, a possibilidade de ocorrer desligamentos diminui. 

A gestão de pessoas sabe que rotatividade alta não é um bom sinal, pois causa prejuízo na produtividade e no aspecto financeiro. Então, pense nessa estratégia como uma oportunidade de evitar que os talentos escapem!

Promover a integração do colaborador

Ao entrar na equipe e receber um Kit Onboarding, o novo contratado entende que, a partir daquele momento, ele faz parte da empresa. Nesse contexto, a adaptação acontece naturalmente e se torna mais fácil. 

Uma dica para a integração ser total é convidar integrantes do time para entregarem o kit juntos. Isso porque, será uma oportunidade para todos se conhecerem e trocarem experiências. 

Divulgar a empresa

Incluir itens personalizados com a marca e as cores da organização é uma forma de apresentá-la não apenas ao novo contratado, mas ao público externo. Ademais, o Kit Onboarding ainda é uma maneira de disseminar informações sobre o negócio, fortalecendo o employer branding. Por isso, acrescente manuais de segurança ou uma cartilha contendo a cultura organizacional.   

O que deve ter em um Kit Onboarding?

Após conhecer os benefícios de implementar o Kit Onboarding na empresa, os analistas de RH costumam ficar apreensivos sobre uma ação: o que incluir no pacote? Então, agora, listaremos sugestões para presentear os colaboradores recém-chegados na organização.

1. Produtos personalizados com a identidade visual da empresa

Existe uma série de itens que podem ser personalizados com a marca ou as cores da organização. Exemplos de produtos úteis para o dia a dia são garrafas de água, canecas, camisetas, canetas, cadernos, agendas, entre outros. Para personalizar ao máximo, que tal incluir o nome dos colaboradores nas peças? Tenha um estoque de produtos e escreva à mão, eles vão adorar. 

2. Artigos de escritório e papelaria

Blocos, agendas, calendários, canetas, marcadores, cartões de visitas, etiquetas e afins nunca são demais, concorda? Logo, são itens interessantes para incluir no Kit Onboarding. Se tiver orçamento para personalizá-los, eles terão um valor simbólico ainda maior. 

3. Manual do funcionário

Item muito útil para integrar os novos colaboradores, os manuais de boas-vindas reúnem informações relevantes sobre a empresa e a rotina. Além de dicas e orientações, reserve espaço para incluir a cultura organizacional, citando valores, visão e missão da empresa. Lembrando que o manual do funcionário pode ser impresso ou online, o formato é uma decisão de gestão. 

4. Mensagem de boas-vindas

Incluir um cartão personalizado para entregar ao colaborador é uma ótima ideia para aumentar a sensação de pertencimento. Nesse sentido, peça ao CEO ou aos diretores de departamento que escrevam algumas palavras para tornar o material mais valioso para quem recebe. 

5. Equipamentos de tecnologia

É indiscutível a importância da tecnologia para o trabalho. Assim, garanta que os novos contratados tenham acesso às ferramentas adequadas. Então, inclua no kit itens como notebooks, teclados, mouse e mouse pad. Um cartão personalizado contendo a senha do Wi-Fi e orientações sobre o uso dos equipamentos completam o pacote. 

6. Benefícios corporativos

É válido transmitir clareza sobre as vantagens que os colaboradores têm trabalhando na companhia. Por isso, inclua uma lista de todos os benefícios no kit durante o processo de integração. 

7. Itens de segurança

Após a epidemia de Covid-19, as empresas passaram a se preocupar com medidas de higiene para prevenir a infecção. Portanto, o kit pode incluir álcool em gel, luvas, máscaras e informações sobre distanciamento social. 

8. Cartões-presente

É um mimo agradável de receber, portanto, podem constar no kit de boas-vindas. Além disso, é uma alternativa quando não temos informações sobre as preferências do novo colaborador. 

9. Lanches e snacks

É um investimento de baixo custo, com excelentes resultados. Afinal, trabalhar bem alimentado ajuda a manter a concentração e a produtividade. Nesse sentido, inclua itens saudáveis e de qualidade, respeitando restrições alimentares, se for o caso. 

10. Fones de ouvido

É um acessório útil tanto para o trabalho quanto para o lazer. Durante as atividades, o colaborador pode utilizá-lo para reuniões online sem interrupções ou distrações. Mas os fones também serão bem-vindos para relaxar e ouvir música durante o trajeto para a empresa, por exemplo. 

11. Plantas de mesa

Essenciais para elevar o astral no ambiente de trabalho, as plantinhas são ótimas opções. Elas decoram a mesa do colaborador e podem se transformar em boas companhias. Que tal um pequeno vaso de suculenta? Requer pouco cuidado e é bonita. 

12. Itens de descompressão

Seja trabalhando presencial ou remotamente, o profissional vai gostar de receber produtos para se exercitar. Nesse caso, bolas antiestresse, fundo de tela mostrando a natureza, faixas elásticas, porta-retratos e aromatizadores de ambiente são boas opções para descansar a mente e aumentar a sensação de aconchego. 

Como aplicar o processo na empresa?

Existem empresas especializadas na criação e produção de kits para boas-vindas. Elas são responsáveis por personalizar os produtos, preparar cada item e acompanhar a entrega dos materiais. Inclusive na necessidade de promover onboarding remoto, para aqueles colaboradores trabalhando fora da sede. 

Assim, quando um novo colaborador entrar na companhia, a gestão de pessoas apenas deve solicitar o envio do kit e colher os frutos dessa iniciativa! É uma maneira de ganhar tempo e receber seus funcionários da melhor forma possível. 

Agora que você sabe como é simples investir em Kit Onboarding, aproveite para dar um gás na comunicação interna da sua empresa. Baixe nosso Kit de Carnaval contendo itens especiais para curtir a folia e aumentar o engajamento da equipe.

kit carnaval rh portal

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter