Artigos

Líder encorajador…

Título: Líder encorajador…
Uma das grandes habilidades do líder é encorajar sua equipe, para que se sintam fortes para enfrentarem as adversidades, conseguindo assim, reverter cenários altamente negativos em situações de vitória.
A pergunta que se faz então é: Como o líder deve encorajar sua equipe? Penso que o melhor caminho seja tratar as pessoas de maneira individual. Quando se faz comparações entre pessoas do mesmo grupo, surgem os ressentimentos, e estes por sua vez, favorecem a hostilidade. Devemos nos perguntar: Para que criar um problema maior do que aquele que já existe? Por que despertar reações exaltadas entre os integrantes de um mesmo grupo?
Se partirmos do princípio de que essas pessoas farão o melhor que puderem, procurando sempre olhar para elas como podem ser e não como realmente são, crendo que isso se tornará realidade, ficará mais fácil, enquanto líder, incentivá-las e encorajá-las. Um líder encorajador, quando aumenta o seu próprio nível de otimismo, faz com que o potencial das pessoas também cresça.
Um famoso técnico de futebol disse: “aprendi desde cedo a manter uma equipe unida, a incentivar alguns, acalmar outros, até que estejam na mesma sintonia e formem um time de fato. Só lhes digo três coisas: se alguma coisa saiu errado, fui eu quem fiz; se sai quase boa, nós fizemos; e se foi muito boa, vocês fizeram. Basta isso para tornar as pessoas mais corajosas e ainda mais vencedoras”.

Prof. Menegatti é palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. Autor dos livros “Desperte Seu Potencial Emocional” e “Talento é fazer coisas comuns de forma extraordinária”. Dos DVDs “Campeão de Vendas”, “O líder Influenciador” e “Desafios da Mudança”. Contatos: www.menegatti.srv.br – menegatti@menegatti.srv.br

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of