Artigos

Líder Que Inspira: Equipe Motivada

“As equipes de sucesso são resultado de um líder inspirador!”
Atualmente, é imprescritível criar possibilidades para que as pessoas desenvolvam-se dentro das organizações e tornem-se modelo para futuras lideranças.
Para isso, é necessário que os líderes extraiam o melhor de sua equipe, identificando habilidades, pontos a serem desenvolvidos e melhorados, conhecendo as dificuldades e particularidades de cada um, realizando feedback e proporcionando aos membros a participação na tomada de decisões e novas ideias.
Os líderes que inspiram, demonstram flexibilidade, mas se mantém firmes nas decisões, quando incluindo sua equipe nas propostas, tem interesse por suas ideias, sempre direcionando ao melhor caminho a ser seguido no alcance das metas.
Partindo deste principio, podemos ressaltar a importância da liderança participativa no intuito de gerar uma equipe desenvolvida, pronta a assumir novos desafios, mantendo uma relação de autorresponsabilidade e confiança.
Uma equipe motivada é uma equipe bem desenvolvida, em que todos se sentem parte essencial nos processos de mudanças e alcance de metas, e que mesmo na ausência do líder, tem ciência de suas responsabilidades e não fogem delas.
Aquela velha história de: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”, apesar de ainda ser muito comum no meio corporativo, para os dias atuais, está fora de cogitação.
Acredito que as organizações realmente interessadas no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, trarão uma visão sistêmica para a realidade da empresa, começando pelos líderes que inspiram!
Um líder deve um modelo a ser seguido, um referencial com base no equilíbrio, foco, facilidade de comunicação e gerenciamento de conflitos.
Você líder, o que tem feito para que sua equipe esteja motivada e bem preparada? Lembre-se: Muito mais que delegar tarefas, o líder inspirador, direciona, contribui, é leal a sua equipe, desenvolve, estimula o aprendizado e mostra como se faz, sempre agregando valor aos demais, fazendo disso tudo, pontos primordiais para uma equipe de sucesso!

Por: Jeice Kelly N. Leme
Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos
Pós-graduanda em Psicologia Organizacional

Nova call to action

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of