Artigos

LIDERANÇA – CONQUISTA OU IMPOSIÇÃO?

Muito se fala sobre liderança, ser líder, ou tornar-se um líder.
Particularmente, e pelo que tenho observado durante todas as experiências vividas, até o presente momento, desde que nascemos, crescemos, ingressamos na vida em família, sociedade, na vida acadêmica, na vida profissional, sempre estamos sujeitos a liderança de alguém.
No inicio, na vida em família, estamos sob a liderança de nossos pais; aí começa o que chamamos de aprendizado; recebemos todos os cuidados para nosso desenvolvimento, primeiro eles nos ensinam a falar, comer, andar, respeitar nossos semelhantes, nos colocando limites para todas as situações, que a vida nos apresenta, acercando-nos de todos os cuidados para que cheguemos com confiança, saúde, firmeza até a próxima etapa, esta é uma liderança de conquista, com carinho, afeto, preocupações e cuidados.
E nós aceitamos, às vezes com certa rebeldia e intolerância, mas confiamos e acreditamos em todas as orientações que nos são passadas.
Depois desta primeira etapa, somos introduzidos na vida em sociedade, onde começamos a aprender valores para reforçar nosso caráter, trata-se da vida educacional (escola). Aí encontramos um novo líder, os professores, que tem por responsabilidade nos ensinar o conhecimento, ler, escrever, raciocinar e principalmente, a convivência com outras novas pessoas, aprendendo a respeitar diferenças e valores, somos submetidos a horários, tarefas, deveres onde começamos a aprender sobre, responsabilidade. Não podemos esquecer também que nos são apresentados nessa etapa nossos direitos e obrigações perante a sociedade, uma liderança imposta.
Depois de tudo isso, aprendido, memorizado, chegamos a nossa vida profissional, onde começamos á praticar a convivência com pessoas diferentes colocadas ou, selecionadas para desempenhar papéis distintos dentro de uma organização. Conhecemos nosso primeiro líder imposto realmente; o Chefe.
Então a palavra líder pode ser definida como, aquele que comanda, impõe-se sobre os outros. Alguns realmente acham que a definição exata é esta. Mas acredito que não seja. Prefiro acreditar que, hoje, lideres que se impõe não existam mais. Pois na maior parte das vezes eles acabam desagregando a equipe.
Um verdadeiro líder deve ter algumas características, que transforme o ambiente de trabalho em uma extensão de nossa casa, pois passamos em média 8 horas por dia em um convívio com pessoas que dependem umas das outras para que juntas atinjam o objetivo que é, o crescimento da empresa.
Um líder deve ter os seguintes traços:
-Entusiasmo; para poder motivar toda sua equipe, demonstração de alegria e contentamento no que faz.
-Integridade; saber reconhecer idéias, talentos ser honesto em tudo que faz.
-Imparcialidade: caráter, qualidade fundamental, saber reconhecer a todos com igualdade, sem distinção.
-Determinado; preciso, decidido, firme, saber o que quer.
-Humanidade; bondade, benevolência, sincero.
-Confiança; seguro, firme e convicto de sua própria conduta ou de seus subordinados, dar a devida importância à estes, permitir que se expressem sem medo de punições ou de serem ridicularizados perante os outros.
-Saber ouvir, interagir, analisar seus liderados e idéias, tomar decisões para o bem comum de todos, colaboradores e empresas.

Sendo assim, tiro por conclusão que, a maioria dos bons lideres possuem características que o meio organizacional procura identificar para colocá-lo na frente de profissionais, fazendo com que o ambiente de trabalho seja de certa forma, coeso , agradável, que seus colaboradores não se intimidam em sugerir idéias, discutir novos meios para alcançar o objetivo que a organização traçou.
Não sei se vocês concordam ou não comigo mas digo que o bom líder não se impõe sobre seus liderados, com confiança, equilíbrio e principalmente caráter ele conquista o respeito de todos.
Então posso dizer, e corrijam-me se estiver errado:
Você até pode ser um bom líder por meio da imposição, mas será que é aceito como tal? Muitos às vezes impõem-se como líderes, mas não conseguem, e isso é muito facilmente notado no meio organizacional. Outros são identificados como lideres, aqueles chamamos de lideres natos, são conduzidos a esses postos por pessoas que conquistou com, determinação e humildade.
O verdadeiro líder, conquista, agrega, comporta-se como o pai, que vai ensinar, orientar na vida profissional, mas também sabe chamar a atenção e corrigir os erros e ressaltar as qualidades de seus subordinados, traz para si a atenção dos outros sem precisar pedir, ele não tem necessidade de se impor, ele conquista, existe e nota-se no ambiente de trabalho a satisfação, alegria, interação e harmonia com que as tarefas são realizadas.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of