Artigos

Liderança De Alta Performance

As empresas buscam constantemente novos mercados, observando atentamente às tendências, como também as novas oportunidades, olham para o horizonte em busca de sinais, é imperativo que o empresariado esteja atento a eles, porem, pelo fato de focar no horizonte, no macro ambiente, não consegue enxergar a qualidade do terreno que sustenta seus pés. Estão tão preocupados com a situação do externo, que equivocadamente deixam de observar o interno, como as “coisas” acontecem no chão de fabrica, que chamo de micro ambiente.

Por isso que excelentes projetos não se materializam, todo planejamento deve levar em conta as peculiaridades técnicas e as variáveis do processo, porem sem desprezar o componente humano intrínseco e inexorável. O diferencial competitivo das empresas há muito deixou de serem seus ativos físicos, sua tecnologia ou Marca, todos os resultados passam pelas mãos da nossa força de trabalho, que chamo de GENTE.

Por mais que a tecnologia avance e conquiste seu espaço dentro das empresas, jamais desempenhará o papel exclusivo do SER HUMANO, o único dotado do poder da Criatividade e Inovação. A Inovação é responsável pela perenidade de um Produto ou Serviço, o sucesso de uma empresa depende dela, é somente o Ser Humano pode executar este trabalho, criar coisas Inovadoras e surpreendentes, capaz de derrubar paradigmas, transformar uma geração, como fizeram os meninos do Facebook.

Que a Criatividade Humana seja componente imperativo para o bom desempenho de um processo, não há duvidas, porem há um detalhe que não podemos esquecer, a humanidade sempre precisou de um Líder, para sobreviver.

Desde os tempos remotos de nossos ancestrais, aqueles que habitavam em cavernas, o papel do Líder era fundamental para a sobrevivência da nossa espécie, as competências do “Alpha” eram determinantes na hora de se proteger de seus inimigos, enfrentar as intemperes e conseguir alimento.

Na sociedade contemporânea não é diferente, a qualidade da Liderança, é diretamente proporcional ao bom desempenho apresentado, como também é fundamental ter uma Liderança preparada para os desafios dinâmicos presentes na nossa realidade.

Não há duvidas que estejamos passando por uma grave crise de Liderança em nosso País, seja na politica, na economia e principalmente dentro das empresas. Por muito tempo investimentos em tecnologia, em processos e modernidades, relegando a segundo plano o investimento em seus recursos humanos, e o preparo necessário para interagir com tanta novidade.

Nas visitas que faço nas empresas, tenho visto equipes repletas de grandes valores individuais, inclusive com bom nível de competências, porem que amargam baixíssimos índices de produtividade, sem motivo aparente. Porem basta uma análise de poucas horas para entender o motivo da falta da sinergia, que se resume em estilos de Lideranças equivocadas, e na maioria das vezes anacrônicas.

Infelizmente este cenário está presente na maioria das empresas brasileiras, representando com eficácia a maneira com que tratamos nossos talentos, menosprezando suas potencialidades, nivelando por baixo, tirando a competitividade que tanto precisamos se queremos vencer como Nação.

É frustrante ver uma equipe de alto poder de criação, nas mãos de Lideranças ultrapassadas, que as vezes estão mais preocupadas com seus próprios resultados, ao invés de pensar na empresa, aquela que paga seu salário.

O futuro das empresas está e sempre estará, na criatividade de sua Gente, e as conquistas, no poder de Inovação de sua Liderança.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of