Artigos

Liderança Empreendedora: Qual legado você deixará para sua equipe?

Time que está ganhando não se mexe. Será que esse famoso jargão que trata sobre os resultados de uma equipe ainda continua vigorando quando o assunto são resultados corporativos?

Para responder a essa questão, menciono alguns fatores importantes no contexto empresarial da atualidade:

1- A concorrência, independente do segmento, não para de inovar e investir em novos métodos para alavancar seus resultados.

2- O cliente atual é extremamente exigente, e busca produtos e/ou serviços que ofereçam qualidade, preço e prazo.

3- Nunca nossa sociedade viveu num período de mudanças tão rápidas, substanciosas e repentinas. Costumo dizer que hoje vivemos “anos de cachorro”, pois assim como na vida dos cães cada ano equivale a sete, nossos anos também caminham na mesma velocidade, onde num único ano, tudo muda como se tivessem passado sete anos.

Diante destas três constatações, afirmo com toda certeza: Em time que está ganhando se mexe SIM! Afinal diante de um cenário de mudanças extremamente rápidas, de clientes tão exigentes e de uma concorrência cada vez mais forte, o triunfo de hoje não garantirá a vitória de amanhã.

Desta forma os líderes atuais precisam ser empreendedores, fazendo com que suas respectivas equipes sejam inovadoras, criativas e acima de tudo prontas para mudanças rápidas e relevantes.

É importante destacar que os Líderes Empreendedores não são necessariamente aqueles que abrem sua própria empresa e conseguem sucesso. Para ser um Líder Empreendedor é necessário quebrar paradígmas, transformar o “dito” impossível em realidade, cultivar uma inquietude inovadora, delegar funções com excelência e principalmente reconhecer as oportunidades que podem ser aproveitadas para o crescimento dos resultados de sua equipe.

Alberto Santos Dumont (pai da aviação), Thomaz Edison (criador da lâmpada elétrica), Graham Bell (inventor do telefone) e Mark Zuckerberg (desenvolvedor do Facebook) são exemplos claros de pessoas simples, que com um perfil empreendedor mudaram a história de uma equipe chamada humanidade.

Certa vez Thomaz Edison afirmou: “O gênio consistente é um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”. Por isso caro líder, aconselho que você transpire e se inspire o máximo para o crescimento de sua equipe, pois tais predicados além de alavancar resultados, podem ser as bases para a construção de um legado permanente.

Romulo Gutierrez é Professor Universitário, Escritor e Sócio Diretor da RG Palestras Motivacionais e Treinamentos. Conheça mais sobre seus treinamentos em:
www.romulogutierrez.com.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of