Artigos

Liderança Moderna

LÍDER MODERNO

Com a globalização, o mercado de trabalho tornou-se bastante competitivo exigindo das empresas constantes adaptações. Sendo assim, as organizações estão sempre se reinventando para não ficarem obsoletas.

Encontrar profissionais qualificados atualmente tornou-se uma tarefa árdua para as empresas. Um bom salário já não é mais motivo de satisfação e permanência dos funcionários nas organizações. As pessoas querem se sentir motivadas e ter a consciência que seu trabalho é importante para o desenvolvimento da empresa.

O papel do Líder será de suma importância para intermediação entre seus liderados e superiores. Atuar de forma sábia em cada situação pertinente.

Estar atento às mudanças globais é que vai fazer a diferença nos estilos de liderança, no atual mercado competitivo. O líder moderno sempre estará atualizado e preparado para novos desafios.

Liderar não é ser chefe. Liderar consiste em planejamento, orçamento, organização, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias, entre outras coisas.

Liderança é um processo de direção e controle que o líder tem com os seus liderados, a fim de que cumpram as metas organizacionais. É muito importante que os líderes transmitam confiança para a equipe para que todos tenham os mesmos objetivos.

O líder moderno é aquele que tem em sua gestão uma estrutura e liderança democrática em que todos os participantes da equipe podem dar sugestões, bem como participar do processo de tomada de decisões. Além do mais, aquele que está inserido em uma liderança situacional, observa as situações de mercado, bem como a questão do ambiente interno da organização.

Ademais, os líderes podem ser uma fonte de inspiração e exemplo, agir de forma motivadora, de maneira a inspirar com os seus valores e atitudes. Todavia, é importante sustentar que inúmeros fatores podem motivar os colaboradores, tais como: salário compatível com o mercado, benefícios, relacionamento com os colegas de trabalho, líder e a possibilidade de participar do processo de tomada de decisões, bem como ambiente organizacional adequado e seguro.

Além disso, o líder moderno é aquele que se preocupa com às questões de cunho operacional, gestão de pessoas e que está atento às situações do mercado, como tecnologia, sustentabilidade, mudanças, haja vista que o mercado está em constantemente em evolução. É aquele que consegue desenvolver o melhor de sua equipe, visando ensiná-los a lidar com os desafios da mudança e complexidade, caso contrário grande parte do tempo será utilizado para administrar incêndios e atividades improdutivas.

Dessa maneira, as organizações precisam cada vez mais de líderes capacitados e preparados para as constantes mudanças, bem como ter sabedoria para lidar com a diversidade de gerações presentes na equipe de trabalho.

Marcella Izidoro

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of