Artigos

Liderança Nas Organizações

A palavra liderança tem origem no termo em inglês leader, que significa líder. Em inglês, liderança é traduzida para leadership. Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Liderança é doação, é servir de maneira muito intensa aqueles a quem influenciamos, é uma atividade que diz respeito às pessoas, é a ação de liderar. É uma habilidade que pode ser desenvolvida, utilizada para influenciar pessoas, para que estas possam desempenhar seus trabalhos com entusiasmo, alegria e satisfação, visando atingir e ate mesmo, ultrapassar objetivos e resultados previamente identificados.
Influenciar é persuadir as pessoas de tal modo que elas desejem firmemente seguir, com satisfação e entusiasmo as orientações transmitidas de maneira que alcancem conquistas de resultados no curto, médio ou longo prazo. A essência da liderança está em levar as pessoas a realizarem coisas, o líder é, antes de tudo, um estimulador do crescimento das pessoas que o rodeiam. O verdadeiro líder leva as ultimas consequências o sentido de eficácia, de trabalhar de maneira mais inteligente, e procura ensinar esse procedimento aos liderados. Liderar é, antes de tudo, dar exemplo. Há que se fazer primeiro o que recomendamos aos outros, caso contrário é como pregar no deserto.
O estudo da liderança abordado como fenômeno relativo ao comportamento humano nas organizações. Embora a temática tenha se mantido recorrente ao longo do tempo, as mudanças do contexto sociopolítico e econômico global e nas organizações levaram pesquisadores a enfatizar características do líder que anteriormente eram negligenciadas. Aspectos como a flexibilidade e a capacidade de coordenar, de atuar em equipe, de ser visionário e de ser incontínuo aprendiz se tornaram mais valorizados, de tal modo que ela é citada como a principal alavanca para a vantagem competitiva.
Líder é aquele que tem a capacidade de administrar pessoas e equipes, de personalidades diferentes, e gerencia-las, mobilizando-as para objetivos comuns. Em uma definição mais simples, liderar é comunicar as pessoas seu valor e potencial de forma tão clara, tão forte em que elas acabem por vê-los em si mesmas e que seja capaz de se colocar em movimento sentido parte do processo de ver, fazer e tornam-se capazes. Uma grande qualidade de um líder é saber conquistar o respeito da equipe através da influência não pela sua posição e sim pela sensibilidade do que é direito e justo. Líder é uma pessoa que atua enquanto guia ou chefe de um grupo.
O papel do líder é encontrar oportunidades, além de desenvolver pessoas e inspirá-las. Ser ético, valorizar as pessoas, motivar colaboradores, desejar o bem dos pares, saber ouvir e dar feedback são apenas algumas das características indispensáveis atualmente atribuídas a um bom líder e exigidas pelo mercado profissional. Os bons líderes dão feedback com frequência, além de saber delegar, pois conhecem seus liderados.A capacitação, o desenvolvimento e a formação de uma equipe bem preparada podem fazer a diferença no avanço dos negócios. O papel do líder é fundamental para que as metas sejam cumpridas, para que a equipe esteja motivada e para que traga resultados para a empresa.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of