Artigos

LideranÇas Eficazes Nas Empresas

Ao longo da nossa vida acadêmica e corporativa, deparamos com muitos conceitos de liderança, os vivenciamos e também ocupamos cargos de comando de equipes. Tentamos aplicar o que aprendemos nos bancos da faculdade, mas acabamos percebendo que, na prática, a coisa é um tanto diferente e aí procuramos adequar às diversas situações.

Jack Welch, o maior executivo do século XX e ex-presidente da GeneralElétric, em seu mais recente livro: “Paixão por Vencer, as Repostas”, publica várias respostas de perguntas feitas por executivos de todo o mundo. Para minha surpresa, no primeiro capítulo, na página 09, está a resposta à pergunta que lhe fiz, por meio da Revista EXAME em 2006, sobre liderança, onde ele fala dos cinco traços essenciais para ser um líder eficaz.

Ele diz: “Existem cinco traços essenciais para ser um líder eficaz, mas convém ressalvar que integridade, inteligência e maturidade emocional, não estão incluídas por se tratar de qualidades que são inatas, ou seja, já vem com o indivíduo”.

O primeiro traço: Energia positiva. É a capacidade de seguir sempre adiante, impelido por uma disposição sadia e muito otimismo nos bons e nos maus momentos;

Segundo traço: Capacidade de motivar os outros. O líder é capaz de fazer com seus liderados liberem a energia positiva. Ele é capaz de fazer com que sua equipe esteja sempre motivada e comprometida com o desenvolvimento da empresa;

Terceiro traço: Determinação. O líder é capaz de tomar decisões difíceis, de dizer “sim” ou “não”, sem titubear;

Quarto traço: Talento para executar. Ou, simplesmente fazer aquilo que tem de ser feito;

Quinto e último traço: A paixão.É um profissional apaixonado pelo que faz, ele transpira, se envolve e acredita.

Elementos com esses traços, muitas empresas possuem e não sabem, simplesmente porque quem está na posição de liderança, não o faz com competência e muito menos consegue enxergar as principais qualidades nos liderados, sem falar no receio de ser substituído por um deles. O resultado disso é a estagnação ou até mesmo o fracasso dessas empresas.

Portanto, procurar detectar o verdadeiro líder no próprio quadro de pessoal, através de observações diárias, de treinamentos, nas execuções de tarefas, nas resoluções de problemas, é a melhor forma das empresas garimparem seus talentos.

Romário Vargas
Palestrante, Consultor de Empresas, Instrutor de Cursos Livres, formado em Administração de Empresas, Marketing e MBA Executive Team Management, pela FGV.

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of