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Liderança e Gestão baseada em péssimos princípios

Nesse artigo iremos abordar fatores relacionados a alguns paradigmas de liderança, que vivemos e presenciamos diariamente em nosso dia, dentro das organizações e até mesmo fora.

Sabemos que ser líder não esta relacionado apenas a carateristas de nosso ID, mas que podemos aprender a ser líderes. Um fator que é extremamente importante para determinar um paradigma de atitudes e padrões que iremos acreditar de que estão corretos é a cultura na qual estamos inseridos. Valores e crenças, princípios básicos de tomadas de decisões – que em algum momento resultaram em sucesso – são o que nos faz crer que aquela determinada ação é o caminho certo a ser seguido. Esse é um dos fatores que mostra por que estamos inseridos cada qual em sua cultura, pelo fato de acreditarmos que as ações e princípios básicos dos nossos líderes estão corretos.

Certamente, muitas pessoas convivem em um cenário organizacional onde muitas vezes seu gestor possui um papel de liderança. Não devemos confundir gestão com liderança e vou explicar de maneira simples como: vamos pensar que somos um grupo em uma floresta e estamos procurando por um determinado caminho. O líder é aquele que vai subir na árvore mais alta e instruir o grupo sobre QUAL caminho devemos seguir. Já o gestor é aquele vai organizar as tarefas que indicarão COMO seguir aquele caminho.

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Resultados

Quando falamos em organizações, líderes, gestores e etc. devemos atrelar esse processo ao alcance de resultados. O que vemos e presenciamos é a tentativa de alcance de objetivos utilizando os mesmos princípios e ações baseadas em “resultados” que foram alcançados independente do processo. A realidade por trás disso pode mostrar como essas duas posições afetam diretamente o desenvolvimento profissional, ou seja, um processo a longo prazo pode trazer graves consequências. Uma delas é o espelho que determinados líderes e gestores se tornam para profissionais que estão iniciando sua carreira e acreditam em valores deles onde os resultados simplesmente são alcançados, passando a falsa sensação de dever cumprido.

Certos paradigmas presentes em diversas culturas organizacionais estão ratificados tão profundamente que se tornam quase intangíveis e podem afetar bruscamente o desenvolvimento dos colaboradores e, consequentemente, seus resultados.

Guilherme R. Conde

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Por: Guilherme Conde

Gestão de RH pela universidade FMU, mais de 4 anos de experiência na área e apaixonado pelo comportamento humano.

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