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Sumário

Liderança Humanizada: o que é e os benefícios que ela traz para a empresa

A liderança humanizada busca criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

A liderança humanizada é um estilo de liderança que se concentra nas pessoas, não apenas nos resultados.

Ela busca criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, além de estimular a empatia e a comunicação aberta entre líderes e liderados.

Recentemente, participei de uma Imersão para Líderes, onde um dos exercícios propostos era refletir sobre três aspectos: a líder que eu era, a líder que eu sou e a líder que eu quero ser.
Considero essencial analisar a evolução da nossa jornada como líderes para estarmos mais conectados com as mudanças de contexto e necessidades que surgem diariamente nos ambientes de trabalho e equipes.
A construção de uma liderança eficaz depende da nossa capacidade de responder a nós mesmos:

Em quais aspectos eu evoluí e em quais preciso me aperfeiçoar para ser reconhecido(a) como um(a) líder capaz de promover um excelente ambiente de trabalho?

Ao realizar esse exercício de reflexão, a liderança humanizada, que coloca as pessoas no centro das decisões e é baseada em empatia, compreensão e interesse genuíno em criar conexões autênticas, tornou-se um objetivo não apenas para mim, mas também para a maioria dos líderes ao meu redor.

E ao firmar esse compromisso, estávamos cientes de que era preciso aperfeiçoar e desenvolver as habilidades que fazem líderes serem mais humanos e empáticos.

Os 5 passos para uma liderança humanizada

Seguir nesse caminho enquanto modelo de liderança tem a ver com a compreensão dos principais desáfios que se apresentam nas empresas e que pedem a nossa atenção, como:

  1. Criar um ambiente de trabalho com mais segurança psicológica reduzindo ansiedades e doenças de trabalho como Burnout;
  2. Desenvolver resiliência e inteligência emocional para lidar com incertezas e crises;
  3. Promover o bem-estar e qualidade de vida do time e reduzir o índice de infelicidade no trabalho;
  4. Assegurar a diversidade e inclusão;
  5. Eliminar traços que promovem uma cultura tóxica.
Diante desses desafios, acredito que um estilo de liderança baseado apenas em rigidez, comando e controle, microgerenciamento e foco exclusivo em resultados não seja adequado.
É urgente desenvolver empatia, criar conexões e abrir espaços para discutir sentimentos em nossas empresas.
Também é importante ter consciência de que nossas decisões como líderes têm um grande impacto na vida das pessoas, na cultura e no ambiente de trabalho.
Ao fazer isso, estamos dando um passo importante em direção a uma liderança humanizada, que cria ambientes de trabalho onde as pessoas se sintam bem e pertencentes.

Nesse compromisso de desenvolver uma liderança humanizada, venho buscando formas de ampliar minha visão sobre as principais atitudes e habilidades de um líder empático.

Encontrei caminhos interessantes em estudos e conceitos apresentados por autores renomados, como Simon Sinek, Brene Brown, Daniel Goleman e Kim Scott. Gostaria de compartilhar alguns deles com você.

Liderança assertiva

No livro “Empatia Assertiva”, a autora Kim Scott explora esse conceito para mostrar como podemos ser líderes de sucesso e obter resultados sem perder o lado humano.
Ela destaca a importância de os líderes se importarem com as pessoas tanto quanto se importam com os resultados e metas a serem alcançados.
A primeira ideia defendida nessa abordagem de liderança é a importância de desenvolver relacionamentos assertivamente empáticos, pois nossa verdadeira evolução como líderes depende de um bom relacionamento com nossa equipe, e não apenas do nosso poder ou cargo.
Comprometer-se com isso gera empatia e confiança, aproximando-nos de uma liderança mais humana.
Essa ideia também é defendida pelo autor Daniel Goleman, que, em seus livros sobre inteligência emocional, argumenta que a liderança é a arte do relacionamento, que forma boas conexões no trabalho.
Ele enfatiza que, se desejamos ser líderes mais humanos e compreender o que as pessoas de nossa equipe desejam, precisamos ser excelentes no diálogo, pois considera essa a habilidade emocional mais importante.
Durante o processo de desenvolvimento de uma conexão genuína com a equipe, percebi a importância da vulnerabilidade, um conceito muito bem explicado pela autora Brene Brown.

Em seu livro, “A Coragem para Liderar”, ela apresenta a importância de deixarmos nossas armaduras de lado e mostrar nossas vulnerabilidades.

Pois a tarefa de líderes humanos de criar conexões envolve conversas difíceis sobre medos e sentimentos.

Esses e outros conceitos têm me ajudado a encontrar respostas para me auxiliar no compromisso de ser uma líder mais empática e enfrentar melhor os desafios mencionados anteriormente.

Conclusão

Acredito que o maior benefício que uma liderança humanizada pode trazer às nossas empresas é a criação de um ambiente saudável, no qual as pessoas se sintam orgulhosas do que fazem, sem comprometer seu bem-estar.
Ser reconhecido(a) como um(a) líder assim é uma grande evolução.
Para concluir, assim como comecei com três reflexões pessoais, gostaria de compartilhar outras que podem ajudar a refletir sobre como podemos ser líderes mais humanos:
  1. Quais questões importantes para seu time você está engajado de forma empática?
  2. Como você se aproxima e se conecta com o seu time para gerar empatia e confiança?
  3. Como você mostra que se importa com seu time?
  4. A sua liderança encoraja a vulnerabilidade ou reforça o uso de armaduras?

Você já experimentou a liderança humanizada em sua carreira? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários do nosso artigo!

Como a liderança humanizada impactou sua jornada como líder? Quais desafios você enfrentou ao adotar esse estilo de liderança? Junte-se à conversa e contribua para a construção de um ambiente de trabalho mais humano e empático.

Não deixe de compartilhar suas histórias e insights conosco!

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