Artigos

Guia Completo para Liderança Transformacional

A liderança transformacional é uma das abordagens de liderança mais pesquisadas, estudadas e debatidas que já existiram. Também influencia muito as abordagens de liderança usadas hoje em dia, embora a maioria desses líderes nem sequer saiba que existe.

Liderança transformacional é um estilo de gerenciamento projetado para dar aos funcionários mais espaço para serem criativos, olhar para o futuro e encontrar novas soluções para problemas antigos. Líderes transformacionais inspiram e motivam sua força de trabalho sem o microgerenciamento – eles confiam em funcionários treinados e tomam medidas deliberadas para capacitá-los mais a tomar autoridade sobre as decisões em seus trabalhos designados.

O líder transformacional está interessado em desenvolver tanto o indivíduo quanto a equipe. Eles visam capacitar as pessoas sob sua liderança, de modo que possam atingir seu pleno potencial, melhorar suas habilidades e capacidades e ganhar confiança em seus talentos e valores únicos.

Eles fazem grandes esforços para entender as habilidades, habilidades e necessidades de alguém e, em seguida, oferecem treinamento e orientação para ajudá-los a ter sucesso em sua situação particular. Para a equipe, o líder transformacional concorda valores e crenças comuns e incentiva as pessoas a alcançar objetivos compartilhados.

Até onde vai sua história de origem, o termo “liderança transformacional” foi cunhado pelo historiador e cientista político James MacGregor Burns no final da década de 1970 e foi usado para distinguir o estilo de liderança inspirador da liderança transacional mais convencional.

Liderança transacional versus liderança transformacional
A liderança transacional é exatamente o oposto da liderança transformacional – ela depende da motivação dos funcionários por meio de recompensas e punições. Ele exige supervisão, supervisão, organização e monitoramento de desempenho. Esse modelo de liderança não tenta inovar, não há espaço para tentativa e erro. Em vez disso, está enraizado em manter as coisas consistentes e previsíveis ao longo do tempo.

A liderança transformacional, por outro lado, suporta ambientes ágeis e permite a inovação, especialmente quando a falha traz menos riscos.

Você deseja que o desenvolvimento e a manutenção de um produto atual permaneçam consistentes e livres de erros, mas não deseja que isso atrapalhe o progresso e o crescimento de atualizações e aprimoramentos futuros. A liderança transformacional deixa as pessoas livres para apresentar novas ideias e olhar para o futuro dos produtos, serviços e ideias.

Elementos básicos da liderança transformacional

Bernard M. Bass é outro estudioso que estudou e pesquisou o estilo de liderança transformacional nos anos 80.

Bass identificou quatro componentes para a liderança transformacional e descobriu que todos os quatro podem começar com a letra “I”, de modo que possa ser chamado de Modelo 4I. Aqui está um resumo da descrição do Modelo 4I dos principais elementos da liderança transformacional.

Influência idealizada

Este componente afirma que os líderes transformacionais agem como modelos e que os seguidores procurarão imitar seu comportamento.

Além de serem considerados líderes extraordinários em geral, é preciso ter disposição para assumir riscos, comportamento consistente (versus arbitrário) e altos níveis de integridade e ética.

Motivação Inspirada

Esse componente afirma que os líderes transformacionais se comportam de maneiras que inspiram os seguidores e fornecem significado e um senso de desafio ao seu trabalho.

Isto é conseguido de três maneiras diferentes: envolvendo seguidores no desenvolvimento de uma visão preferida para o futuro, comunicando expectativas claras e demonstrando um claro compromisso com os objetivos compartilhados e a visão da equipe.

Estímulo intelectual

Este componente afirma que os líderes transformacionais incluem seguidores na resolução de problemas organizacionais e os estimulam e apoiam para serem tão criativos e inovadores quanto possível na identificação de soluções.

Os líderes realizam isso incentivando os seguidores a desafiar suposições e abordar problemas existentes de maneiras novas. Tudo isso é feito em um contexto em que nenhuma ideia é considerada muito estúpida.

Consideração individualizada

Este componente afirma que os líderes transformacionais dão atenção individualizada ao desenvolvimento profissional de cada seguidor, atuando como um treinador ou mentor.

O elemento-chave é que as oportunidades de aprendizagem personalizadas são projetadas para cada seguidor com base nas necessidades e desejos exclusivos dessa pessoa. Essas oportunidades de aprendizado são frequentemente tarefas de aprendizado de ação delegadas que o líder atribui e monitora.

As qualidades da liderança transformacional

Abaixo estão cinco qualidades que você deve possuir para ser um líder transformacional:

Visão clara

Os líderes transformacionais têm uma visão do que desejam alcançar e a capacidade de comunicar claramente essa visão.

Isso faz com que todos na organização entendam o que é exigido deles como indivíduos e como equipes para alcançar essa visão. Sua visão é clara? Precisa ser refinado?

Coragem

Um líder eficaz precisa de coragem; disposição para assumir novos desafios, assumir riscos calculados, tomar decisões difíceis e estar disposto a sair em apuros por algo em que acreditam.

Líderes transformacionais têm a coragem de criar uma visão e tomar a difícil decisão necessária para alcançá-la.

Auto-motivação

Os líderes precisam alimentar sua paixão de dentro. Eles não confiam em mais ninguém para lhes dar o impulso de que precisam.

Líderes transformacionais têm paixão e motivação que os outros podem sentir e se alimentar. Você é apaixonado pela sua visão e está disposto a fazer o trabalho duro necessário para ver sua visão alcançada?

Inspiração

Líderes transformacionais, baseados em sua paixão pessoal, têm a capacidade de inspirar os outrose fazê-los acreditar em sua visão e executá-la em todos os níveis da empresa.

Como você inspira seu pessoal a criar mudanças? Você é eficiente em motivar e inspirar sua equipe?

Conexão pessoal

Interação pessoal é importante. O impacto de um simples “olá” no corredor ou na conversa no saguão é um grande passo para que as pessoas se sintam importantes e queiram fazer parte da visão que um líder criou para a empresa.

Você tem a capacidade de impactar cada um de sua equipe em um nível pessoal. Quando foi a última vez que você teve tempo para ouvir sua equipe e conhecê-los como indivíduos?

A liderança transformacional é um estilo de liderança no qual os líderes incentivam, inspiram e motivam os funcionários a inovar e criar mudanças que ajudem a crescer e modelar o sucesso futuro da empresa.

Isso é conseguido estabelecendo-se um exemplo no nível executivo por meio de um forte senso de cultura corporativa, propriedade dos funcionários e independência no local de trabalho.

Fonte: Blog 6Q

Por: Solides Tecnologia

A Solides é uma empresa especialista em software para identificação de perfil comportamental usado em processo de contratação, gestão e desenvolvimento de pessoas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of