Artigos

Se você está utilizando o LinkedIn somente para procurar emprego, está perdendo oportunidades!

linkeidn

Por Camila Fialho, Administradora, Empreendedora e Mentora de Carreira e Recolocação Profissional

Infelizmente, a grande maioria das pessoas acredita que o LinkedIn é uma rede social apenas para encontrar vagas de emprego. E é aí que mora o perigo. Sabe por quê? Porque se você não é chamado(a) para uma entrevista, não recebe algum contato de um recrutador ou ainda não encontra uma vaga do seu interesse, acaba desistindo de utilizar a maior rede social profissional do mundo. 

Nova call to action

E esse é o ponto: é uma rede social. E qual é comportamento esperado do usuário em qualquer rede social? Socializar com outras pessoas, interagir. Afinal, o LinkedIn não é um site de empregos. É diferente. 

Então, eis aqui algumas sugestões de como você pode utilizar o LinkedIn para melhorar a sua empregabilidade, e por consequência, aumentar as suas chances de conseguir um novo emprego:

  1. Marketing Pessoal: quem é visto é lembrado! Mesmo que você esteja trabalhando, sempre é bom estar em evidência mostrando seus resultados do trabalho, suas conquistas, promoções, enfim, o que você sabe fazer.

 

  1. Networking: estabelecer conexões com pessoas e empresas do seu setor ou de setores que você tenha interesse em atuar. Não confunda networking com indicações de emprego. Sim, a rede de contatos pode ser uma fonte promissora de indicações, mas vai além disso. Quem sabe ser chamado para palestrar numa empresa ou ajudar um profissional num collab?

 

  1. Atualização: estar por dentro dos assuntos da sua área. Ler notícias sobre o que você estuda ou trabalha são pontos chave para a sua carreira. Fazer cursos, saber das novidades e trocar ideias com outros profissionais é fundamental para o seu crescimento. Além disso, você pode produzir conteúdo no LinkedIn.

 

  1. Oportunidades: quem sabe você pode receber uma oportunidade mesmo sem estar buscando? Isso acontece frequentemente com profissionais que utilizam o LinkedIn, é sério!

 

Por isso, aproveite todas as ferramentas dessa rede social poderosa! Faça contatos, conexões e apareça com frequência! 

Agora que você entendeu a importância do Linkedin, que tal conferir os desafios no processo de desenvolvimento de colaboradores?

 

ebook janeiro branco

 

5 2 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH