logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Treinamento e Desenvolvimento > 9 melhores livros de gestão e liderança para te ajudar a se destacar no mercado

Sumário

9 melhores livros de gestão e liderança para te ajudar a se destacar no mercado

livros de gestão

Independentemente da área, todo gestor ou líder deve buscar conhecimento e novos insights sempre que possível. Para ajudar nessa tarefa, é válido buscar livros de gestão escritos por autores renomados. Isso porque, essas obras podem apresentar novos modelos de gestão e ajudar você a pensar fora da caixa na hora de conduzir equipes e projetos. 

Quer incluir o hábito da leitura no seu dia a dia, mas não sabe por onde começar? Neste post, a Head do RH Portal, Camila Rocha, listou 9 livros de gestão que são sucesso de público para ajudar você a se destacar no mercado. Confira a seleção! 

Como a leitura pode ajudar sua carreira?

Arrumar tempo e motivação para ler um livro ainda é uma tarefa desafiadora para muitos profissionais. No Brasil, segundo dados apresentados na 5ª edição do estudo Retratos da leitura no Brasil, apenas 52% da população tem hábitos de leitura.

Em paralelo a isso, o estudo Rich Habits aponta que 85% das pessoas bem-sucedidas leem 2 ou mais livros por mês. Entre as personalidades, podemos citar Bill Gates, da Microsoft, que costuma ler mais de 50 livros por ano e afirma que “cada livro abre novas avenidas de conhecimento para explorar”.

A sede pelo conhecimento é tanta que grandes nomes, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, e Oprah Winfrey, celebridade influente dos EUA, criaram seus próprios clubes do livro, para conectar seus fãs com o hábito da leitura. 

Já deu para perceber que dedicar um tempo aos livros é mais do que um simples hobby, não é mesmo? Então, por que não começar já a explorar esse novo mundo?

9 melhores livros de gestão e liderança

A Head do RH Portal, Camila Rocha, selecionou 9 dicas de livros interessantes sobre gestão e liderança que os profissionais de RH podem colocar na cabeceira. Confira!

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Um dos livros mais lidos de todos os tempos, esse título foi escrito em 1936 e é um clássico sobre a arte do relacionamento. Com mais de 50 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, a obra de Carnegie explica que o sucesso das organizações não depende só de know-how, e sim da capacidade de comunicação, liderança e promoção de motivação nas equipes. 

2. Empresas Feitas para Vencer – Jim Collins

Considerado pelo Time Magazine um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos, a obra de Collins mostra como manter seu negócio no caminho do crescimento e propõe entender o que faz uma empresa deixar de ser boa para se tornar excelente.

3. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Sheryl Sandberg

Grande parte da força de trabalho é composta por mulheres, no entanto, ainda são os homens que dominam as posições de liderança. Nesse livro, Sandberg, o braço direito de Zuckerberg no Facebook e uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, encoraja mulheres a sonharem alto e assumirem riscos. Para tanto, oferece dicas práticas para que elas alcancem todo o seu potencial de conquistar o mundo.  

4. O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Considerado o pai da administração moderna, Drucker é autor de vários best-sellers e esse é um deles. Na obra, o autor sintetiza décadas de pensamentos, experiências e cria um manual prático com 5 hábitos indispensáveis para gestores que buscam um desempenho acima da média.

5. Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar – Daniel Kahneman

Ganhador do prêmio Nobel de economia, Kahneman aborda a economia e a ciência cognitiva para explicar a maneira como os seres humanos administram riscos. No livro, o autor explica as duas formas pelas quais nosso cérebro funciona e ensina técnicas para evitar falhas mentais que podem gerar problemas. 

6. Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias – Jake Knapp

Knapp, parceiro de design do Google, explica seu método SPRINT que auxilia equipes de todos os tamanhos a começarem trabalhos imediatamente a explorarem oportunidades e ideias. A obra é considerada um dos melhores livros de gestão de projetos e aborda um pouco da forma de trabalho do Google. 

7. O Novo Gerente-Minuto – Ken Blanchard, Spencer Johnson

Versão atualizada do best-seller O Gerente Minuto, de 1982, a obra aborda como funciona a rotina dos gestores de alto impacto e foca na importância da assertividade na tomada de decisões. Nesta edição, os ensinamentos da obra anterior foram renovados e adaptados ao século 21 e às empresas modernas. 

8. Os Cinco Desafios das Equipes – Patrick Lencioni

Lencioni cria uma fábula sobre uma mulher empreendedora que se torna presidente de uma empresa famosa no Vale do Silício. Ao iniciar a gestão, ela encontra um time ineficiente que não consegue alcançar resultados. Ao longo da trama, a autora revela os cinco desafios que causam o problema e constrói um modelo com etapas executáveis que podem ser usadas para superar obstáculos. 

9. Leaders Eat Last – Simon Sinek

O foco do livro é explicar porque algumas empresas chegam ao sucesso e outras não. E Sinek faz isso de uma forma simples, porém, brilhante. Inspirando-se no lema dos fuzileiros navais norte-americanos “os oficiais se servem por último”, o autor apresenta exemplos onde a segurança do ambiente leva à estabilidade da equipe e onde cada um dá o seu máximo para a prosperidade da empresa. “O best-seller de Simon Sinek é um dos melhores livros de gestão que eu já li”, completa, Camila Rocha, Head do RH Portal.

Quer entender como está sendo sua liderança e quais as percepções dos colaboradores sobre a gestão? Acesse nosso questionário gratuito de pesquisa de clima. 

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Assine a nossa Newsletter