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Conheça os 10 livros online que vão inspirar a sua carreira

livros online

Como anda sua experiência de leitura? Sabia que existem várias opções de livros online grátis? Ainda, que na internet, você encontra os melhores conteúdos sobre gestão de pessoas?

A área de Recursos Humanos tem passado por constantes transformações. Logo, assim como o comportamento das pessoas na sociedade muda, o setor de RH deve realizar uma gestão de pessoas personalizada e de acordo com as tendências do mercado. 

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Desse modo, o profissional de RH deve estar com a leitura em dia, buscando conhecimento para gerir o capital humano no ambiente de trabalho da melhor forma possível. 

Pensando em auxiliar você nesta questão, preparamos uma lista com 10 livros, tanto nacionais quanto internacionais, que podem ser baixados na internet em diversos formatos, sendo alguns deles gratuitos. Esses conteúdos com certeza vão inspirar sua carreira na área de Recursos Humanos e gestão comportamental. Então, vamos conhecê-los?

1. Gestão de pessoas – Idalberto Chiavenato

gestão de pessoas - idalberto

Todo bom profissional de RH já ouviu falar neste nome. O autor Idalberto Chiavenato já teve mais de 30 livros publicados com assuntos relacionados à administração e gestão de talentos ao longo de sua carreira.

No livro Gestão de pessoas, o autor aborda os novos desafios da gestão de talentos e direciona a atenção do leitor às seis ações que são fundamentais para uma boa gestão do capital humano e que contribuem para o sucesso da equipe dentro do ambiente empresarial: agregar, recompensar, desenvolver, monitorar, manter e, por fim, aplicar pessoas. 

Portanto, leitura obrigatória para o profissional de Recursos Humanos. Baixe aqui gratuitamente!

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

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Este é um clássico que todo profissional que busca se comunicar e também se relacionar de forma influente em todas as áreas da sua vida precisa ler. O autor Dale Carnegie proporciona técnicas e métodos práticos e diretos para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais por meio da comunicação.

Mesmo tendo sua primeira publicação há mais de 70 anos, o livro segue atual, melhorando a forma de relacionamento de mais de 50 milhões de leitores no mundo todo. Você pode acessar o livro completo em PDF de forma gratuita, clicando aqui!

3.  Descubra Seus Pontos Fortes – Marcus Buckingham e Donald O. Clifton

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Nesta obra, baseada em pesquisas do Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, os autores abordam a importância da valorização das competências técnicas e comportamentais de cada colaborador do time. 

Ainda, enfatizam que a maioria das empresas está focada em buscar alternativas para aprimorar os pontos fracos dos seus profissionais, enquanto o segredo está no investimento nas habilidades que eles já trazem consigo. Logo, é leitura obrigatória para líderes e profissionais de RH. Leia aqui a obra completa gratuitamente!

4. Manual de boas práticas de Recursos Humanos – Ana Cláudia Souza Vasquez e Cláudia Maria Muller

manual boas práticas

Como o próprio diz, o livro é um manual que auxilia o profissional de RH na estruturação da gestão de pessoas focando na cultura organizacional de maneira estratégica e prática. 

Para as autoras, o planejamento estratégico do RH, com base na valorização do capital humano e com ações que proporcionam motivação e engajamento, tornando o ambiente cooperativo, são ferramentas fundamentais para o sucesso financeiro do negócio.

Ficou interessado em saber mais? Acesse o livro completo gratuitamente!

5. Gestão de Recursos Humanos: O Processo de Recrutamento e Seleção e a Análise dos Candidatos a um Emprego – Samuel River

gestão de recursos humanosEste livro surgiu durante conversas entre o autor com colegas que realizam processos de recrutamento e seleção, como psicólogos e outros profissionais diretores de empresas especializadas na área de RH. 

Para Samuel River, nunca foi tão difícil encontrar o profissional certo para uma vaga na empresa em tempos atuais. Após uma bateria de entrevistas e testes, principalmente as grandes empresas têm cometido erros graves em seus processos seletivos. 

Logo, o intuito do livro é abordar métodos que simplifiquem  de forma geral procedimentos eficazes durante o recrutamento e seleção, que podem ser adotados por todos e flexibilizados conforme as necessidades de cada organização. Você pode obter este livro aqui em vários formatos.

6. Um novo jeito de trabalhar: O que o Google faz de diferente para ser uma das empresas mais criativas e bem-sucedidas do mundo – Laszlo Bock

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Em 1998 surgiu, em uma garagem, uma empresa que tinha como principal objetivo organizar toda a informação mundial e torná-la acessível e útil de forma gratuita. Atualmente, ela registra cerca de 1 bilhão de buscas diariamente. Sim, estamos falando do Google.

Mas o Google vai além de ser somente a maior empresa de ferramenta de busca no âmbito mundial, transformando também o mercado de trabalho. A marca foi reconhecida mais de 100 vezes como um empregador excepcional, inclusive como a Melhor Empresa para Trabalhar nos Estados Unidos, Argentina, Austrália, Brasil, dentre vários outros países.

Na obra escrita por Laszlo Bock, vice-presidente de operações de equipes do Google, ele conta como desenvolveu uma grande investigação sobre a filosofia certa de trabalho, ou seja, uma cultura organizacional sólida capaz de atrair os melhores talentos do mercado para o seu negócio e garantir que eles se desenvolvam, fiquem motivados e engajados, além de alcançarem o sucesso. 

Ficou curioso em saber a fórmula? Adquira seu exemplar!

7. O Monge e o Executivo – Uma História Sobre A Essência da Liderança – James C. Hunter

O Monge e o Executivo — James C. Hunter

Esta também é uma leitura clássica e obrigatória para todo profissional que é líder ou busca se tornar um por meio da inteligência emocional.

O livro acompanha a trajetória de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua carreira de sucesso para se tornar monge em um mosteiro beneditino. Essa foi a forma que o autor James C. Hunter encontrou para mostrar de maneira clara os princípios fundamentais dos líderes que inspiram.

Se você busca estratégias para fazer com que sua equipe fique motivada e engajada, vestindo literalmente a camisa da empresa, e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar nesta obra uma abordagem nova e eficaz de como lidar com os outros.

8. Comunicação não violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall B. Rosenberg

comunicação não violenta

Para quem trabalha com gestão de pessoas, ter uma boa comunicação é primordial. Isso porque, o ambiente organizacional é composto por pessoas com os mais diversos perfis comportamentais.

Nesta obra, que já é considerada um best-seller, o autor, que é psicólogo clínico e criador do método da comunicação não violenta, explica de maneira inovadora os valores e princípios da metodologia, que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem nossa capacidade de manter a humanidade, nas mais diversas situações.

Nesta nova edição, o livro conta com um capítulo inédito sobre mediação e solução de conflitos, compartilhando ensinamentos da CNV testados e comprovados na prática.

9. Planejamento Estratégico de Recursos Humanos –  Maria Diva da Salete Lucena

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Este é um verdadeiro manual para todo setor de Recursos Humanos que busca cada vez mais ações e estratégias para que, por meio da valorização do capital humano, a empresa alcance seus objetivos. 

Na obra, a autora faz uma reflexão sobre o impacto da globalização no mercado de trabalho e no ambiente organizacional. 

Ainda, há uma análise do comportamento humano nas organizações e a construção do novo ambiente, além da apresentação de conceitos, ferramentas, técnicas e procedimentos de planejamento estratégico de RH integrados ao planejamento estratégico do negócio. Leitura imperdível, não é mesmo?

10. Inteligência emocional (10 leituras essenciais – HBR) –  Harvard Business Review

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A inteligência emocional é uma das competências comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente. E quando falamos sobre cargos de liderança, sabemos que se trata de um ponto crucial para uma gestão excepcional.

Se você deseja aprimorar essa habilidade de forma rápida, este livro conta com 10 artigos escritos por especialistas no assunto. Para tanto, eles foram selecionados pela Harvard Business Review entre centenas de textos publicados com o objetivo de ajudar você a melhorar os relacionamentos por meio da inteligência emocional, garantindo sucesso profissional. Então, não deixe de ler agora mesmo!

Viu só quanto conteúdo de qualidade sobre gestão de pessoas pode ser encontrado de forma online e inteiramente gratuito? Obter livros online também é uma maneira prática de deixar você, profissional de RH, por dentro das mais novas tendências do mercado em uma área que está em constante evolução.

Para complementar e desenvolver ainda mais suas competências técnicas e comportamentais, não deixe de fazer os cursos da Universidade Sólides!

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