Artigos

6 livros sobre desenvolvimento pessoal para você ler na quarentena

Com muitas instituições de ensino e de capacitação profissional suspensas, livros podem ser um investimento importante para melhorar a qualidade de vida 

Devido ao avanço de confirmações de novos casos e mortes por conta da covid-19 muitas cidades brasileiras estão começando a tomar medidas mais drásticas para combater o vírus. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte já decretaram estado de quarentena em suas cidades, fechando lojas, restaurantes, escolas e cursos. Diante desse contexto de isolamento e incerteza, os livros têm aparecido como uma solução para lidar com a saúde mental e o tempo livre.

A leitura, então, pode ser usada como um investimento importante no desenvolvimento pessoal e profissional. Hoje, a média de leitura dos brasileiros é de 2,34 livros ao ano, puxada principalmente por livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal e financeiro. Na lista de livros mais vendidos de 2019, feita pela consultoria Nielsen, não há outros gêneros literários que não sejam àqueles em que o autoconhecimento é o foco.

Nova call to action

Javert Falco, Diretor Editorial da Editora AlfaCon, explica que a oportunidade de ficar em casa em tempos de coronavírus pode ser aproveitada para se capacitar com livros que podem ajudar a melhorar a produtividade no trabalho ou conhecer novas formas de inovar um negócio digital. Por isso, ele indica uma seleção de livros que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Confira:

1. Alegria de trabalhar: 30 soluções para melhorar a cultura da sua empresa, de Bruce Daisley

Best-seller do jornal Sunday Times, o ex-CEO do Twitter na Europa conta como é possível criar um ambiente corporativo saudável e que seja uma parte positiva na rotina e na vida das pessoas. “Nesse momento, em que boa parte da população está trabalhando remotamente, o livro ensina como trabalhar conceitos como empatia, companheirismo e os benefícios de um ambiente de trabalho onde as pessoas se sintam psicologicamente seguras para se mostrarem vulneráveis”, comenta Falco.

2. Indistraível: Como dominar sua atenção e assumir o controle de sua vida, Nir Eyal

Quem está trabalhando em homeoffice ou está em isolamento por causa da quarentena sabe que as distrações tendem a aumentar em casa com a presença de filhos, animais de estimação e familiares, além das tarefas domésticas diárias. Manter o foco em alguma atividade pode se tornar difícil e, muitas vezes, impossível. Por isso, saber controlar a capacidade de se manter concentrado passa a ser uma habilidade necessária. E essa é a proposta apresentada em Indistraível, livro best-seller na Amazon, escrito por Nir Eyal. “Ele nos ensina como criar um ambiente em que as interrupções do dia a dia não afetem a concentração em qualquer atividade que estejamos desempenhando. Preparar o ambiente interno e bloquear as externalidades são alguns dos pontos explicados no livro”, diz.

3. Como passar em concursos públicos, por Bruno Horn e Pedro Cooke

Em tempos de crise, as pessoas repensam os objetivos de vida, reorganizam as finanças, buscam maneiras de driblar a adversidade e aproveitar oportunidades que podem surgir para voltar a ascender socialmente. Com o mercado incerto e concursos na iminência de sair após a quarentena, agora pode ser uma boa hora de olhar para a carreira pública, investindo tempo na preparação para os exames. Bruno Horn e Pedro Cooke, compartilhando suas experiências como concurseiros e, agora, policiais federais, mostram que é possível alcançar grandes objetivos sem precisar fazer grandes sacrifícios ou escolher caminhos penosos. Para isso, eles passam técnicas e metodologias para as pessoas que querem sair de sua situação atual para uma melhor, mas não sabem por onde começar.

4. Grandes líderes não têm regras: Princípios de Liderança que vão contra o senso comum para transformar sua equipe e seus negócios, de Kevin Kruse

Gestores de equipes são conhecidos por terem uma agenda de atividades com cronogramas muito bem estabelecidos. Autor best-seller do jornal The New York Times, o empresário Kevin Kruse compartilha experiências e ideias que adquiriu como um homem de negócios liderando centenas de pessoas. Em tempos de homeoffice, a liderança é uma habilidade cada vez mais demandada para que os projetos em equipe sejam feitos de maneira adequada e ordenada. Kruse aponta métodos de gestão que muitos líderes negligenciam e explica por que elas dão certo se feitas de maneira correta.

5. Influencer: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais, de Brittany Hennessy

“A grande maioria dos influenciadores digitais trabalham remotamente e sozinhos. Gravação e edição de vídeos, preparação e apresentação da pauta, posts e fotos para redes sociais são algumas das tarefas que passam pelas mãos dessas pessoas. O livro escrito pela Brittany pode servir de estímulo para muitas pessoas que estão gerindo um projeto sozinhas ou têm tempo e queiram construir um grande projeto digital”, comenta Javert. Agenciadora de influenciadores de moda e beleza para grandes marcas internacionais como Cosmopolitan, Harper’s Bazaar e Elle, Hennessy desvenda o estilo de vida por trás do criador de conteúdo digital, e ajudar a encurtar o caminho dos interessados em construir uma presença na internet.

6. Hooked (Engajado): como construir produtos e serviços formadores de hábitos, de Nir Eyal

Em momentos de reclusão, por conta de várias situações como a quarentena, os aplicativos são fundamentais, não apenas para comunicação entre as pessoas, mas também para as empresas disseminarem seus serviços e facilitarem a vida da população, que em muitos casos, pode resolver problemas, fazer compras e até cursos sem sair de casa. Com isso, elas podem suprir suas necessidades e ajudar as empresas manterem suas operações e minimizarem os impactos da crise econômica. Em Hooked, obra best-seller do The Wall Street Journal, é revelado como as empresas de produtos digitais conseguem estimular sutilmente o comportamento das pessoas de forma que melhore sua qualidade de vida. “Esse livro mostra como os aplicativos influenciam e ajudam as pessoas a realizarem determinadas atividades que não estavam conseguindo fazer por conta própria”, explica Falco.

Sobre a Editora AlfaCon: Há seis anos no mercado e reconhecida na produção de materiais para a preparação de candidatos para concursos públicos, a Editora AlfaCon está ampliando sua variedade de conteúdos para outros ramos editoriais, como o de livros jurídicos, livros para voltados o Enem e demais vestibulares do país, negócios, e desenvolvimento pessoal e profissional. A editora também tem feito uma transformação digital na forma de oferecer os materiais, agregando tecnologias como realidade aumenta e inteligência artificial para transmitir a melhor informação para o leitor.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of