logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Gestão de Pessoas > 12 livros sobre gestão de pessoas: confira os melhores!

Sumário

12 livros sobre gestão de pessoas: confira os melhores!

Está em busca de livros sobre gestão de pessoas? A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Tendo em vista que, por meio dela, é possível adquirir novas habilidades e competências que contribuem tanto para o sucesso da empresa quanto para a evolução da carreira. 

evento voltado para profissionais de RH e DP

Neste artigo, abordaremos a importância da leitura para gestores de pessoas, como desenvolver o hábito de leitura no trabalho e apresentaremos 12 sugestões de livros que podem contribuir para a formação de líderes mais eficientes e humanizados. Confira!

Benefícios da leitura para os gestores

A leitura é essencial para desenvolver tanto as habilidades técnicas (hard skills) quanto as interpessoais e comportamentais (soft skills) dos gestores de pessoas, permitindo adquirir conhecimento e aprimorar competências como:

  • análise de dados;
  • elaboração de estratégias;
  • liderança;
  • criatividade;
  • raciocínio lógico;
  • comunicação;
  • melhora a escrita;
  • trabalho em equipe. 

Ao ler livros que abordam essas questões, os gestores podem se tornar mais completos e capacitados para enfrentar os desafios do mundo corporativo.

A leitura permite ao gestor ter acesso a experiências e ao conhecimento de grandes profissionais da área. Contribuindo para que consiga aprender a partir de experiências dos colegas.

Além disso, os livros são recheados de exemplos de situações com as quais o gestor certamente vai se identificar, por serem pautas comuns do dia a dia de todos os gestores. Dessa forma, é possível perceber onde está errando e onde está acertando em sua atuação.

curso para reter colaboradores

O que faz com que o trabalho de gerenciar uma equipe de pessoas não seja um trabalho tão solitário. Uma vez que, o gestor passa a encontrar na leitura exemplos de situações semelhantes que os autores também passaram.

E como bônus ainda podem aproveitar o aconselhamento de quem já passou pela situação para se sair bem e alcançar o bom resultado que pretende.

Onde estudar gestão de pessoas?

profissional lendo um dos melhores livros sobre gestão de pessoas

Não é raro que diante de dificuldades os gestores se perguntem se realmente é possível aprender gestão de pessoas.

Quem tem o hábito de ler livros na área sabe, na prática, que os melhores livros sobre gestão de pessoas são aliados poderosos.

Uma vez que eles entregam aos leitores lições preciosas, principalmente sobre o que é gestão de pessoas na prática.

Portanto, saiba que buscar apoio na leitura regular é uma boa estratégia, que te permitirá aprender sobre gestão de pessoas e se desenvolver profissionalmente. Um bom leitor é um profissional muito mais assertivo.

Como desenvolver o hábito da leitura no trabalho?

Criar um hábito de leitura pode ser um desafio para muitos gestores de pessoas, já que, muitas vezes, eles têm uma rotina intensa e sobrecarregada. No entanto, a leitura pode ser uma forma valiosa de aprimorar as habilidades e conhecimentos necessários para liderar e gerir equipes com eficácia

Uma boa forma de começar é reservando um tempo específico para essa atividade em sua agenda, seja antes do expediente, no horário do almoço ou após o trabalho. O importante é reservar, pelo menos, 15 a 20 minutos para sair da inércia e dar início ao seu novo hábito.

Outra dica é escolher livros que abordam temas que sejam relevantes para a sua atuação como gestor de pessoas, como liderança, comunicação, inteligência emocional, entre outros.

Quais são os melhores livros sobre gestão de pessoas?

Agora, confira as 12 dicas de livros sobre o tema e escolha algum para começar a ler:

1. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações — Idalberto Chiavenato

Esse é um livro fundamental para profissionais de RH que desejam entender as tendências atuais da área e se tornar um agente de mudança na empresa, desenvolvendo estratégias de gestão de pessoas que impulsionam o sucesso da organização. 

Nele, o professor Chiavenato oferece uma visão atualizada da gestão de pessoas, com exemplos práticos e ferramentas que podem ser aplicados no dia a dia do trabalho.

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Esse é um livro clássico que oferece insights valiosos sobre habilidades sociais e liderança, fundamentais para a atuação de um profissional de Recursos Humanos. Uma vez que, aborda temas como comunicação, persuasão e relacionamento interpessoal. 

Além disso, a  obra apresenta técnicas e estratégias práticas para lidar com situações desafiadoras e estabelecer relações positivas com colegas de trabalho, gestores e colaboradores, possibilitando o desenvolvimento de habilidades essenciais para o sucesso na gestão de pessoas.

3. Comunicação Não-Violenta — Marshall B. Rosenberg

Essa é uma leitura fundamental para profissionais de RH que desejam melhorar suas habilidades de comunicação e construir relações mais saudáveis no ambiente de trabalho.

O livro apresenta um modelo de comunicação baseado na empatia e colaboração. Dessa forma, pode contribuir para a redução de conflitos, fortalecimento das relações interpessoais e a criação de um ambiente de trabalho leve.

4. Liderando Mudanças — John Kotter

Aqui, temos um guia prático e inspirador para profissionais de RH que desejam liderar processos de mudança eficazes em suas organizações, abordando estratégias para lidar com resistências, gerir conflitos e mobilizar equipes em torno de um objetivo comum.

A leitura ajuda no desenvolvimento de habilidades de liderança e na melhor compreensão do processo de mudança organizacional. Dessa forma, acaba contribuindo para aumentar os resultados da empresa.

E que tal aproveitar o hábito de estudar e fazer um curso completo sobre Competências Profissionais de Sucesso e se desenvolver ainda mais?

5. Como dizer? A arte de dar e receber feedback — Eliana Pita

Essa é uma ótima sugestão para quem busca aprimorar suas habilidades de feedback e estabelecer uma cultura de diálogo e melhoria contínua em suas organizações. Isso porque, o livro ajuda tanto no entendimento da importância do feedback quanto no desenvolvimento de técnicas para torná-lo mais eficaz e construtivo.

?Feedback para candidatos: confira os melhores modelos para você usar no seu recrutamento

6. O propósito no RH: Desenvolvendo a paixão por pessoas deliberadamente — Steve Browne

Nesse livro, Steve Browne traz uma abordagem mais humana e significativa para a gestão de pessoas, ajudando a redefinir o papel do setor de Recursos Humanos na organização e a criar uma cultura de propósito e engajamento.

A leitura pode ajudar profissionais de RH a compreender a importância do propósito na gestão de pessoas e a adotar práticas mais conscientes e estratégicas na área de Recursos Humanos.

7. Motivação nas Organizações — Cecília Whitaker

Essa é uma obra fundamental para profissionais de RH que desejam compreender melhor os fatores que motivam as pessoas no ambiente de trabalho, abordando teorias e estratégias para promover o engajamento, a satisfação e o desempenho dos colaboradores.

Assim, um bom profissional de Recursos Humanos pode atuar no treinamento e desenvolvimento de habilidades para motivar as equipes e criar um ambiente de trabalho positivo e mais produtivo.

8. Bom chefe, mau chefe — Robert Sutton

Esse é um livro que traz uma temática muito importante e está voltado para pessoas que desejam desenvolver suas habilidades de liderança e gestão de equipes.

Isso porque, aborda estratégias para identificar e desenvolver bons líderes, além de alertar sobre os comportamentos tóxicos que podem prejudicar o desempenho dos times. É uma leitura bastante alinhada com o mercado de trabalho do futuro.

9. RH Data-Driven: Como usar analytics e métricas para impulsionar performance — Bernard Marr

Essa é uma leitura essencial para quem entende a importância da abordagem orientada a dados na gestão de pessoas. Além disso, o livro apresenta exemplos práticos de como os dados podem ser utilizados para melhorar o recrutamento, o engajamento, a retenção e a produtividade.

Ao longo do livro, é possível aprender a coletar e analisar dados relevantes para a tomada de decisão e a implementar uma estratégia baseada em big data e inteligência artificial que contribuirá para uma melhor gestão do capital humano.

10. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes — Stephen Covey

O livro apresenta sete hábitos que podem ser aplicados tanto na vida pessoal quanto na profissional para aumentar a efetividade e a produtividade.

Ao longo da leitura, são abordados temas como autodisciplina, planejamento estratégico e comunicação efetiva.

Na leitura, o profissional de RH pode aprender habilidades de liderança e gestão de pessoas, como definir prioridades e estabelecer metas claras.

Além disso, o livro também oferece insights sobre como construir relacionamentos saudáveis com a equipe.

11. Inteligência Emocional — Daniel Goleman

Esse best-seller de Daniel Goleman apresenta os componentes-chave da inteligência emocional e como eles podem ser aplicados na prática para liderar e gerir equipes com eficácia.

Além disso, o livro também destaca pesquisas que mostram como a inteligência emocional pode influenciar o sucesso profissional. Dessa forma, a leitura é valiosa para profissionais de RH que buscam desenvolver colaboradores e a si próprios nesse tipo de habilidades.

12. A Arte da Guerra — Sun Tzu

Para finalizamos a nossa lista com um clássico que apresenta princípios de estratégia e táticas para situações de conflito e competição, aplicáveis não apenas na área militar, mas também na gestão de pessoas e negócios.

No que tange à Gestão de Pessoas, o livro ensina a aplicar estratégias eficazes em situações desafiadoras no ambiente de trabalho, como competições internas, conflitos interpessoais e concorrência no mercado.

Como vimos, a leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento profissional dos gestores de pessoas. Uma vez que, atua ajudando-os a aprimorar tanto suas habilidades técnicas quanto comportamentais.

Ao desenvolver o hábito de leitura, os gestores podem expandir seu conhecimento, aprender com as experiências dos outros e se tornar mais eficazes na liderança de suas equipes e no sucesso de suas empresas.

Em resumo, se você gostou do artigo e deseja aprimorar ainda mais seus conhecimentos na Gestão de Pessoas, entenda o que é o Teste DISC e como ele pode ser seu grande aliado.

Sólides Profiler

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Camila Rocha, é uma profissional experiente em publicidade. Com formação pela Fumec, ela coordena atualmente a BU de Educação na Sólides Tecnologia, onde trabalha há 6 anos. Sua expertise em liderança e estratégias de educação corporativa tem sido fundamental para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento dos colaboradores.
Assine a nossa Newsletter