Artigos

Livros sobre liderança: 21 livros para você se inspirar e ser um bom líder

livros sobre liderança

A liderança não é uma habilidade inerente ao ser humano. Para se tornar um bom líder, é fundamental que o gestor estude constantemente e busque inspirações em outros profissionais que já se destacaram na área, por exemplo, por meio de livros sobre liderança. 

Ademais, é essencial conhecer as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, além das principais técnicas e estratégias para garantir uma melhor gestão de pessoas, sempre considerando o bem-estar dos colaboradores e suas potencialidades. 

Nova call to action

Por isso, a dica é consumir diferentes materiais e conteúdos. Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto, mas não sabe por onde começar? Neste conteúdo, listamos 21 livros sobre liderança para você colocar na cabeceira e se inspirar a ser um melhor gestor. Confira!

1. Liderança — A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso — Daniel Goleman

liderança

Neste livro, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência Emocional”, reúne seus melhores textos produzidos para a Harvard Business Review e outras publicações.

Com base em estudos científicos sobre o cérebro humano, o autor reflete a respeito da dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional nos resultados de um negócio, explorando a vanguarda das ciências humanas em busca de ideias inovadoras para o desenvolvimento pessoal e profissional.

 

2. Um novo jeito de trabalhar — Laszlo Bock

livros de rh

Em “Um novo jeito de trabalhar”, o vice-presidente e RH do Google revela detalhes sobre como encontrar e reter talentos, administrando a equipe criativa com motivação e garantindo o desenvolvimento constante dos colaboradores.

A obra foi eleita um dos melhores livros de negócios pela The Economist, pela Forbes e pelo Business Insider, e adentra o dia a dia dos escritórios do Google, que integraram, por sete anos, a lista mundial da Revista Fortune como uma das “melhores empresas para se trabalhar”.

 

3. O Monge e o Executivo — James C. Hunter

O Monge e o Executivo — James C. Hunter

Com uma envolvente história sobre a essência da liderança, James C. Hunter traz, de forma clara e lúdica, os principais fundamentos dos verdadeiros líderes neste best-seller, que teve mais de 3 milhões de cópias vendidas no Brasil.

Ao longo do enredo, são debatidos diversos aspectos relevantes da liderança, como convivência em grupo, relacionamento interpessoal, empatia e incentivo. Além disso, o autor traz discussões e provocações interessantes para estimular o leitor a refletir sobre o seu gerenciamento de equipe.

 

4. O Efeito Gatilho — Marshall Goldsmith

O Efeito Gatilho — Marshall Goldsmith

Neste livro, o autor bestselling e coach Marshall Goldsmith analisa os gatilhos psicológicos e ambientais que impedem o alcance do sucesso na vida pessoal e profissional dos indivíduos. Recheado de histórias inspiradoras, a obra mostra os trabalhos realizados pelo autor com alguns dos executivos mais bem-sucedidos do mundo.

O livro também aborda alguns planos de mudança para quem busca atingir melhores resultados como líder e mudar seus comportamentos na rotina corporativa.

 

5. Mindset — Carol Dweck

Mindset — Carol Dweck

PH.D, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, a autora Carol Dweck aborda, neste livro, um conceito fundamental, a atitude mental, que ela chama de “mindset”.

Na obra, a autora revela como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos e como o mindset define nossa relação com o trabalho e com as pessoas. O livro conta com exemplos reais que auxiliam na identificação de perfis e revela o que fazer para que cada um deles consiga se desenvolver mais.

 

6. Comece pelo porquê — Simon Sinek

Comece pelo porquê — Simon Sinek

A obra de Simon Sinek discute sobre o propósito e como ele pode fazer a diferença para inspirar verdadeiramente e atingir as pessoas certas. O livro aborda como os grandes líderes pensam, agem e se comunicam, com base em um forte senso de propósito, para garantir uma liderança bem-sucedida.

Ilustrando suas ideias com histórias fascinantes, o autor usa como exemplo grandes líderes, como Martin Luther King, Steve Jobs e os irmãos Wright.

 

7. A Essência do Líder — Warren Bennis

A Essência do Líder — Warren Bennis

Afinal, o que é, realmente, desempenhar uma boa liderança? Neste livro, Warren Bennis mostra que um bom líder não nasce preparado, ele é moldado ao longo do tempo. Para provar seu ponto, o autor entrevista vários gestores de destaque em suas áreas e busca respostas sobre o que é necessário para exercer o cargo.

“A essência do líder” é um verdadeiro guia com insights que definem as principais qualidades e competências que o profissional precisa desenvolver para exercer uma liderança eficiente e bem-sucedida.

 

8. 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

7 Hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

Com certeza, esse é um dos livros mais importantes para quem deseja se tornar um bom líder. Na obra, Stephen Covey, um dos autores mais influentes do mundo dos negócios, foge das fórmulas milagrosas para o sucesso e foca em aspectos realmente eficazes para motivar os profissionais na melhora de seu desempenho.

Em “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, o autor fala sobre hábitos que podem determinar o sucesso ou o fracasso e traz outras dicas para que o líder consiga aprimorar sua personalidade, criar metas alcançáveis e atuar melhor na gestão da equipe. 

 

9. Líderes se Servem por Último — Simon Sinek

Líderes se Servem por Último — Simon Sinek

Baseado em uma conversa real do autor com um general de fuzileiros navais, o livro aborda aspectos importantes da liderança, mostrando que bons líderes priorizam o bem-estar da equipe, mesmo que precisem abrir mão do próprio conforto.

Ainda, a obra traz dicas para construir equipes mais seguras, confiantes e mostra que ao se colocar em condição de igual, o líder consegue estar mais próximo de seus colaboradores, compreendendo todas as dificuldades vividas pelo time.

 

10. Ágeis e Inovadoras — Adam Bryant

Ágeis e Inovadoras — Adam Bryant

Já imaginou ter acesso aos maiores segredos de CEOs para vencer a competição do mercado e levar sua empresa ao topo? Neste livro, Adam Bryant, editor do The New York Times, apresenta uma série de entrevistas com mais de 200 líderes de grandes e pequenas empresas.

As conversas compõem um manual inovador das melhores práticas e destacam, em linguagem simples e direta, experiências, vivências e conhecimentos, trazendo dicas valiosas para quem deseja chegar ao topo e se destacar no mercado.

 

11. 21 leis irrefutáveis da liderança — John Maxwell

21 leis irrefutáveis da liderança — John Maxwell

Conhecido como um dos maiores especialistas na formação de novos líderes, John Maxwell traz, em uma linguagem direta e impactante, diversas dicas para ajudar os profissionais a desenvolverem suas técnicas de atuação.

As dicas podem ser aplicadas tanto dentro do ambiente de trabalho quanto fora e ajudam a melhorar as práticas de liderança e garantir um melhor desenvolvimento de carreira.

 

12. Os 5 desafios das equipes — Patrick Lencioni

Os 5 desafios das equipes — Patrick Lencioni

“Os 5 desafios das equipes” é uma fábula envolvente e realista que utiliza o storytelling para explicar porque algumas equipes dão certo e outras têm problemas. No livro, Patrick Lencioni traz instruções claras sobre como superar obstáculos e garantir um melhor trabalho em grupo.

Além das dicas, o autor inclui também um rápido questionário para que você avalie sua própria equipe e identifique o melhor caminho para alcançar os resultados propostos. A obra é uma excelente leitura, tanto para os líderes e gestores quanto para profissionais que atuam em times colaborativos.

 

13. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

livros de rh

Toda empresa é feita de pessoas, por isso, um bom líder deve saber como melhorar seus relacionamentos interpessoais e influenciar os colaboradores do time. Assim, nossa 13ª dica é o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”.

Mesmo lançado em 1936, a obra segue sendo um livro inovador e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Recheado de conselhos, métodos e ideias bastante diretas, o material é leitura obrigatória para quem deseja liderar de forma eficiente e conquistar a equipe.

 

14. Gestão da emoção — Augusto Cury

Gestão da emoção — Augusto Cury

Além de conhecimento técnico e estratégias de gestão, um bom líder é aquele que tem inteligência emocional para lidar com conflitos, momentos de crise e outras questões do dia a dia corporativo.

Esse é o assunto do livro “Gestão da emoção”, do psiquiatra e escritor Augusto Cury. No material, o autor traz técnicas simples para ajudar a administrar melhor as próprias emoções e encontrar o equilíbrio necessário para enfrentar situações desgastantes.

 

15. O Que Precisamos Saber Sobre Liderança? — James M. Kouzes e Barry Z. Posner

O Que Precisamos Saber Sobre Liderança? — James M. Kouzes e Barry Z. Posner

Escrito por dois professores consagrados e especialistas na área de liderança, esse livro é um conjunto de princípios fundamentais que amparam as práticas de liderança e ajudam a pensar, decidir e agir de forma mais eficiente dentro das organizações.

 

16. Geração de Valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas — Flávio Augusto da Silva

Geração de Valor 2: plantando sonhos, colhendo conquistas — Flávio Augusto da Silva

Um dos livros sobre liderança mais verdadeiros e inspiradores da nossa geração, “Geração de Valor 2” é escrito por Flávio Augusto da Silva, criador da famosa rede de escolas de inglês Wise Up.

Com uma coletânea de textos e charges fascinantes, a sequência do livro “Geração de Valor” traz uma abordagem diferenciada sobre o sucesso profissional e os percalços da jornada de um empreendedor.

 

17. Preciso Saber Se Estou Indo Bem! — Richard L. Williams

Preciso Saber Se Estou Indo Bem! — Richard L. Williams

Um dos principais pontos de uma boa liderança é o feedback e as avaliações de desempenho da equipe. Esse é o assunto, portanto, dessa obra escrita por Richard L. Williams.

O livro traz uma história simples, baseada em pessoas reais e repleta de estratégias que podem ser implementadas em qualquer equipe. Além disso, são abordados também os quatro tipos de feedback — positivo, corretivo, ofensivo e insignificante. Assim, você pode aprender como aplicar os dois primeiros e evitar os outros, tornando o ambiente de trabalho mais construtivo e focado em melhorias.

 

18. As 4 Disciplinas da Execução — Sean Covey, Chris McChesney, Jim Huling e Bill Moraes

As 4 Disciplinas da Execução — Sean Covey, Chris McChesney, Jim Huling e Bill Moraes

Bons líderes também precisam mostrar resultados, tanto individualmente quanto em equipe, e este é o livro indicado para quem deseja atuar de forma mais produtiva e eficiente.

Em “As 4 disciplinas da execução”, os autores apresentam uma fórmula para ajudar gestores a priorizarem e executarem suas tarefas em meio a uma grande quantidade de demandas urgentes, garantindo uma equipe mais alinhada e próspera.

 

19. O Gestor Eficaz — Peter Drucker

O Gestor Eficaz — Peter Drucker

Um dos escritores mais lidos de todos os tempos na área de negócios, Peter Drucker foi o precursor daquilo que hoje chamamos de “melhores práticas”. Em “O gestor eficaz”, temos um bom exemplo disso. De forma simples e eficiente, o autor traz ensinamentos importantes e destaca os novos cenários vivenciados pelos líderes.

Lançado pela primeira vez no Brasil em 1990, com o título “O gerente eficaz”, a obra voltou para as prateleiras em uma nova edição e revisão, permanecendo como um importante guia para líderes e gestores.

 

20. O Poder do Hábito — Charles Duhigg

o poder do hábito

Por que você faz as coisas da forma que faz na vida e nos negócios? De forma simples, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e mostra como os hábitos são construídos e porquê é tão complicado abandonar os que são negativos.

O livro também traz exemplos de empresas e gestores que conseguiram driblar antigos costumes e passaram a cultivar ações diárias para alcançar o sucesso.

 

21. A Arte da Guerra — Sun Tzu

A Arte da Guerra — Sun Tzu

Escrito durante o século IV a.C., “A Arte da Guerra” mostra conceitos e táticas de estratégia militar que podem ensinar profissionais de diversas áreas no mundo dos negócios.

Por conta disso, o texto é citado em diversos filmes e tem suas estratégias aplicadas constantemente para solucionar conflitos no dia a dia.

Ainda, a obra é considerada um dos maiores ícones de estratégia dos últimos 2500 anos e pode trazer ensinamentos importantes para líderes e gestores, garantindo uma atuação pontual e realmente eficiente.

Liderar equipes e garantir um funcionamento perfeito dos times não é uma tarefa simples. Para isso, é importante que o gestor busque desenvolver habilidades específicas e que se mantenha atualizado, buscando novos conhecimentos de forma constante. 

Uma dica para garantir mais eficiência é aprender com quem já passou por isso, consumindo conteúdos completos e buscando por livros sobre liderança.

Quer aumentar ainda mais os seus conhecimentos de gestão de pessoas e trazer mais eficiência para a sua equipe? Conheça os cursos online oferecidos pela Universidade Sólides e se atualize. 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments