Artigos

Falar “lugar de mulher”, não deveria mais existir

lugar de mulher

Por Maryana com Y, palestrante da Inteligência HUMORcional, Palestrante, TEDx Speaker, Autora do Destrave sua Vida, Coautora do Best Seller Soft Skills 

Meu sonho é viver num mundo onde não houvesse “lugar de mulher”, onde cada um fizesse o que bem entendesse sem julgamentos, onde os já ultrapassados modelos de desenvolvimento machista não coubessem mais nas mesas das reuniões.

Nova call to action

Mas não é assim, então nós mulheres quanto mais caladas ficamos mais cúmplices seremos de um desenvolvimento que ainda paga menos para nós e nos dá pouco espaço para assuntos como ciência, liderança, finanças entre outros onde o número feminino ainda é pouco representado.

Para ganharmos não só espaço, mas sim o devido lugar, devemos falar onde couber nossa voz, que a participação das mulheres na construção do pensamento científico é tão antiga quanto o princípio da ciência.

Temos dezenas e dezenas de exemplos, A primeira mulher a ganhar uma cadeira universitária em um campo científico de estudos foi a cientista italiana do século XVIII, Laura Bassi.

Eu como mulher, lésbica, líder, empresária, madrasta me vi em muitas situações que ri para comentários machistas para não perder o “ falso poder”, hoje não me iludo com essa autoridade fajuta que nos impuseram, hoje me posiciono em cada lugar que posso falar e onde não há espaço para minha fala totalmente transparente do meu ser, eu comunico que não vou e deixo a consciência de que se ali, são capazes de apagar uma essência do que mais poderão fazer, não quero ser cúmplice disso.

Pense hoje, onde você deixa de lado sua essência para não parecer o que querem que você seja, o que esperam de você ou até mesmo o que você só quer mostrar para o mundo, antes mesmo de mostrar pra si mesma.

Questione o seu papel de mulher hoje, questione o papel das mulheres a sua volta e vamos juntas darmos cada vez mais voz a um lugar onipresente da mulher. 

Assim começamos a costurar e ampliar o repertório da próxima geração que vem chegando e vem faminta de referências, seja a referência que você talvez não teve, sem essa de “lugar de mulher”. A sua posição hoje, muda o mundo de hoje e o amanhã de todas nós. 

Agora que você leu este artigo e compreendeu que há uma trajetória longa para essa conquista, que tal conferir os desafios da maternidade e carreira das mulheres?

 

rh week 2022

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH