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Manter A Reputação


– “Se você perde dinheiro, eu poderei ser muito compreensivo. Se você mancha 

a reputação de nossa empresa, serei implacável”. Warren Buffet

Ao longo de bons anos tenho observado e até mesmo sentido na pele a forma de desprezo vindas principalmente daqueles que são contratados para ser e até se auto-intitulam vendedores, embora esta denominação devesse ser para aqueles tiradores de pedido ou atendentes que raramente precisam conhecer valores agregados ao produto. 
Os vendedores, hoje CONSULTORES, precisam ser pessoas esclarecidas e praticantes de boas maneiras, ter conhecimento geral, ter senso de humor, aprender a sorrir, valorizar a pessoa presente que lhe solicitou, ainda que fosse somente uma informação.
Vemos que a prática necessária não é real e o lamento de todos os empresários é de forma uníssona a mesma coisa.

-Está muito difícil, o dinheiro não existe, precisamos conter isso e aquilo e focam exatamente o corte onde deviam estar estimulando e investindo, na preparação dos profissionais que atendem o cliente consumidor, aquele que paga as contas.

Confesso que não consigo compreender a atitude de inibir, desestimular aqueles que respondem pelo que mais querem estes empresários, que é encantar, glorificar o consumidor, realizando o feito de servir com ardor, com o desejo transparente em sua fisionomia, que este cliente seja satisfeito em todos os seus desejos.

DINHEIRO ninguém come, ninguém rasga, se ele existia antes com certeza existe hoje, o que falta para descobrirmos seu esconderijo?

As tensões do dia dia em razão das incertezas da economia gera esta retração e os mais cuidadosos se eximem por algum tempo do seu sonho de consumo, mas isto não quer dizer que não há compradores. 

Em todas as circunstâncias há quem ganha e quem perde e diante desta verdade absoluta o que devemos fazer?

O primeiro passo talvez fosse lembrar que não há cliente cativo mais. 
Todos os produtos são providos de qualidade alta e oferecem benefícios que satisfazem. 
O cliente não compra somente pela qualidade do produto, isto faz parte do compromisso do fabricante e entende-se que todos os produtos são qualificados, portanto não faz tanta diferença mais, na decisão. Está no lugar comum. 
Sabemos que as ofertas são várias e a distinção maior está na forma de relacionamento fornecedor/consumidor. 
O ambiente agradável nas três estratégias, VER, OUVIR E SENTIR, fazem enorme diferença. 
Conquistar um cliente novo custa muito mais aos cofres da empresa. Há quem diga que até cinco vezes mais. 
Se preocupar com o estado emocional de seus CONSULTORES é preservar o bom nome da empresa. 
A grande realidade é que quando se trata de danos que sentimos em nosso corpo imediatamente procuramos um profissional que ouve nossa consulta, cobra seus honorários e nos receita algo que não duvidamos e não contra-argumentamos: Doutor não dá, infelizmente tenho que esperar a situação melhorar, depois eu me cuido. Quando se trata do veneno que maltrata o corpo reagimos imediatamente.

Na era da velocidade da informação, em quase chegando à da luz, venho sempre questionando determinados comportamentos e vejo que o VENENO DA MENTE, o que mais danifica o ser humano, a cultura é sempre a mesma: ESPERAR MELHORAR PARA TOMAR REMÉDIO. É uma incoerência da vida.

A hora é agora, é quando você precisa fazer DIFERENÇA. Neste momento que as circunstâncias gritam para todos: MEXA-SE, quem ficar indeciso verá que não alcançará quem acreditou no risco. 

Você está num poço de areia movediça e tem apenas duas opções: 

1. Ficar quieto e afundar lentamente,

2. Mexer e afundar depressa.

A melhor resposta seria a segunda, pois o “HOMEM QUE MORRE LUTANDO É UM VENCEDOR”. Não enterre talentos, porque a história mostra o risco que tem de perder o único que recebeste, se assim o fizer.

É melhor DISPOR de alguma verba para esta preparação, e isto não é perder dinheiro, do que SER IMPLACÁVEL com quem provavelmente não tem culpa da falta de qualificação, que resulta na perda DA REPUTAÇÃO.

Layr Malta

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