Artigos

Manter O Bom Clima Organizacional

O clima organizacional é definido por um contexto, um conjunto de valores, práticas, comportamentos dentro de uma Organização. O clima organizacional é a imagem que as pessoas têm da empresa.

De acordo com Santos et al (2001), os resultados das organizações dependem de três variáveis: pessoas, processos e filosofia estratégica. As pessoas, na busca dos resultados, utilizam processos que são orientados pela filosofia estratégica da empresa. Quanto maior for a interação entre essas três variáveis, maior será a sinergia do modelo. Logo, a busca dos resultados está relacionada à forma como os colaboradores trabalham, os processos utilizados nesse trabalho, colocando em prática a estratégia da organização (Campello & Oliveira,
2004).

Muitas empresas ainda vivem no modelo antigo preservando sua cultura, porém essa cultura pode influenciar em toda estrutura organizacional afetando o clima dentro da empresa. Muitos colaboradores apostam em um clima organizacional favorável para o seu bem-estar nas atividades que exerce para determinada empresa, quando esse clima é desfavorável o rendimento do colaborador tende a cair trazendo insatisfação para a empresa.

Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.

Quando existe um bom clima organizacional as pessoas trabalham mais satisfeitas, seu rendimento atende as expectativas da empresa, o ambiente favorece satisfação nas necessidades pessoais e profissionais, no entanto, quando esse clima é tenso, torna os colaboradores preocupados, insatisfeitos, provocando preocupação, insegurança fazendo com que o trabalho se torne algo descontente de se fazer.

Para Bennis (1996, p.6), “clima significa um conjunto de valores ou atitudes que afetam a
maneira pela qual as pessoas se relacionam umas com as outras, tais como sinceridade,
padrões de autoridade, relações sociais, etc.”

Todo o conjunto da organização tem haver com clima que nela se encontra a forma de trabalho da equipe, o gerenciamento da Organização, os benefícios por ela concedidos, e como a empresa administra toda a sua equipe. Muitas empresas pode prejudicar o andamento das suas atividades por preservarem uma cultura sem novas mudanças, onde o clima é tenso, onde colaboradores não tem abertura de se expressar e muitas das vezes visto como uma “máquina” que está ali somente para produzir.

A avaliação do clima organizacional é de suma importância a fim de que a Organização possa trazer melhorias no ambiente interno retificando problemas que possa está causando insatisfação aos colaboradores prejudicando a produtividade dos mesmos.

Confira, segundo a EQUIPE CONVENIA, cinco boas maneiras para subir o nível de satisfação de funcionários e compor um clima organizacional mais harmonioso:

1-Benefícios individualizados
Colaboradores com o poder de escolher os benefícios corporativos que lhe são mais adequados são mais satisfeitos, já que têm suas particularidades respeitadas e, com isso, podem se adequar melhor ao ambiente de trabalho.

2-Visitas de parentes à empresa
Empresas que permitem que os parentes de seus funcionários conheçam suas dependências ganham vantagem, pois, dessa forma, além de o colaborador se sentir mais inserido, sua família passa a entender melhor as tarefas desempenhadas por ele – formando uma certa harmonia entre vida profissional e pessoal.

3-Flexibilidade de horários
Este item é um dos mais importantes para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje – tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.

4-Programas de saúde
Empresas que incentivam seus colaboradores à praticar exercícios físicos e promovem ginástica laboral contam com profissionais mais bem dispostos para produzir e trabalhar em equipe.

5-Programas sociais
Incentivar projetos que ajudem no desenvolvimento de comunidades próximas, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de ajudar na interação entre colaboradores e no seu nível de cooperação durante o dia-a-dia de trabalho.

Silvana Quintanilha Alves
(silvanarh13@gmail.com)

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of