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Manual Do Colaborador??

O antigo e obsoleto regulamento interno foi substituído pelo simpático manual do colaborador, este documento integra o contrato de trabalho, sendo assim as normas contidas nele regem a gestão de pessoas da empresa.

O manual do colaborador é um item indispensável no treinamento de integração, segundo Oliveira (2009, p. 371) as principais finalidades deste documento são:

• Propiciar ao novo colaborador, seu rápido entendimento da empresa;
• Propiciar bom clima e interação entre o colaborador e a empresa;
• Explicitar deveres e direitos do colaborador perante a empresa; e
• Facilitar o posterior treinamento do novo colaborador.

Independente do tamanho da empresa este documento pode ser elaborado, empresas de pequeno porte podem produzir um manual mais simples impresso em preto e branco no A4, já empresas de médio e grande porte normalmente contratam consultorias externas para produzir o material que possui uma diagramação mais atraente aos olhos dos colaboradores.

A elaboração do manual deve seguir alguns passos indicados por Oliveira (2009, p. 375):

• Definição do objetivo do manual;
• Escolha dos responsáveis pela preparação;
• Análise preliminar da empresa;
• Planejamento das atividades;
• Levantamento de informações;
• Elaboração propriamente dita;
• Distribuição;
• Instrução aos usuários;
• Acompanhamento do uso.

Este documento deve ser atualizado anualmente, e em seguida deve ser entregue um novo exemplar tanto para os novos quanto para os antigos colaboradores, além de participarem de um treinamento de reintegração.

De acordo com Oliveira (2009, p. 371) o manual deve conter as seguintes informações:

• Missão, visão e valores da empresa;
• Organograma da empresa;
• Breve resumo histórico da empresa;
• Produtos e serviços da empresa;
• Apresentação dos sócios da empresa;
• Direitos e deveres dos colaboradores;
• Processos de recursos humanos;
• Processos de administração de pessoal;
• Benefícios e planos de incentivos;
• Processos administrativos;
• Plano de carreira;
• Projetos de responsabilidade social;
• Sistema de comunicação interna;
• Entre outros.

Com o manual na mão o colaborador sabe como proceder em relação à utilização do carro da empresa, quais os benefícios que seu cargo engloba, quando pode pedir um adiantamento salarial, e até regras de metodologias implantadas como 5S e a ISO 9001.

Os empresários podem ter certeza que quando o novo colaborador entra na empresa e recebe um exemplar do manual, juntamente com uma explicação, vai se sentir mais motivado e socializado, pois isto demostra organização e acolhimento por parte da empresa.

Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, Organização & Métodos: uma abordagem gerencial. 18ª ed. São Paulo: Atlas, 2009, p. 371-375.

Autora:
Marcia Mantovani
Consultora e Analista Comportamental
mmantovanirh@gmail.com

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