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Mapeamento De Competências

DEBORA SANTOS
Graduada em Administração de Empresas, Licenciatura em Pedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, Pós graduando em Direito do Trabalho, Formação em Coaching Integrado com Certificação Internacional pelo Inst. Brasileiro de Coaching. Mais de 14 anos de experiência em implantação, reestruturação e administração dos Recursos Humanos.

Segue para os colegas que estão fazendo trabalhos de Mapeamento de Competências, alguns exemplos que podem utilizar:

Alguns exemplos de COMPETÊNCIAS

1- Planejamento e organização
Planeja, organiza e controla as atividades sob sua responsabilidade, possuindo uma visão global dos objetivos a alcançar. Compatibiliza os meios e coordena as atividades dentro de prioridade das metas estabelecidas.

2- Solução de Problemas
Capacidade de identificar problemas, analisando asa causas e consequências, tomando providências para evita-los e ou soluciona-los.

3- Competência Técnica
Domínio e atualização técnica em seu campo de atuação, conhecimento em variáveis econômicas, políticas, sociais e tecnológicas que impacta em seu trabalho e / ou na empresa: conhecimento das Políticas, Normas e Procedimento da Empresa.

4- Agente de Mudanças
Capacidade de visualizar, aceitar e implementar mudanças orientadas para evolução e desenvolvimento da empresa, demonstrando uma postura aberta ao questionamento do status que e a inovação.

5- Desenvolvimento de Pessoas
Habilidades para descobrir talentos das pessoas com que trabalha e de identificar potencialidade, proporcionando orientação, criando oportunidade para o desenvolvimento das capacidades e potencialidade de sua equipe, canalizando- as para o trabalho criativo e desafiador e para manter elevado o nível de motivação.

6- Visão Empreendedora
Possui visão geral da empresa, identificando oportunidade de negócios e capacidade de integrar-se em esforço comum para a realização das atividades visualizada.

7- Tomada de Decisão
Coragem, iniciativa e ponderação para assumir riscos, definindo e especificando a situação em causas e efeitos decidindo pela melhor alternativa apresentada.

8- Administração de resultados
Capacidade de gerenciar resultados, delegando atividades e apoiando processos de alcance dos mesmos. Foco na demonstração de resultados mensurados de forma quantitativa e qualitativa.

9- Comunicação
Capacidade de expor ideias, relatar fato relativo a atividades de maneira clara, competente e entendível, proporcionando um diálogo e feedback.

10- Relacionamento Interpessoal
Facilidade em estabelecer contato, desenvolvimento harmonia e confiança no seu relacionamento. Sobressaí – se pela cortesia e atuação dispensadas aos outros.

11- Cooperação
Participar, cooperando com todos os membros de sua equipe os outros grupos
Da organização, na execução do trabalho.

12- Criatividade
Capacidade de formular novos padrões, criar ideias inovadoras para o desenvolvimento do trabalho, trazendo resultados para a organização.
13- Gerência participativa
Capacidade para gerenciar buscando o envolvimento e o comprimento da equipe e dos usuários de seus serviços na formação de planos de trabalho, na análise de problemas, nas decisões, no planejamento, na execução dos serviços e na avaliação das situações surgidas.

14- Administração de conflitos
Capacidade para enfrentar e resolver as situações de conflitos com equilíbrio e segurança, analisando as variáveis envolvidas na situação, identificando as causas e buscando os meios para a solução.

15- Desenvolvimento de pessoas e motivação de equipe
Habilidade para descobrir os talentos das pessoas com quem trabalha e de identificar potencialidades, propiciando orientações, criando oportunidades para o desenvolvimento das capacidades e potencialidade de sua equipe, canalizando – as para o trabalho criativo e desafiador e para manter elevado o nível de motivação.

16- Orientação para qualidade
Busca permanente da qualidade dos produtos e/ou serviços prestados, do atendimento interno/externo, das relações interno/externas e comprometimento com a implantação e operacionalização dos Programas de Qualidade da empresa.

17- Liderança por objetivos
Capacidade de identificar e definir objetivos ou metas com clareza e exatidão, definindo indicadores de resultados relacionados com qualidade, prazo, custo e quantidade, gerenciando – os na busca de resultados esperados.

18- Estrategista
Capacidade de formular e articular alternativas estratégica e criativa para consecução de objetivos específicos, visualizando condições favoráveis a ações táticas, criando e ampliando os meios necessários e otimizando recursos, pessoas e oportunidades.

19- Atualização profissional e conhecimento do trabalho
Atitude de buscar constante aperfeiçoamento, mantendo – se a par das inovações relativas as atividades. Nível de compreensão dos princípios básicos, teóricos e práticos do trabalho.

20- Capacidade de síntese
Capacidade de inter – relacionar as partes constitutivas, compondo-as num todo organizado.

21- Tolerância
Capacidade de resistir a frustrações, conseguindo adiar a satisfação imediata.

22- Adaptabilidade
Manter-se eficaz com tarefas, ambientes diversos, responsabilidades e pessoas diferentes.

23- Coaching
Estabelecer metas de realização, supervisionar o desempenho treinar e avaliar.

24- Monitoramento de informações
Estabelecer procedimentos constantes parta coletar e rever informações necessárias para gerenciar uma organização.

25- Desenvolver parcerias
Identificar oportunidades e agir a fim de criar relacionamento estratégico entre pessoal de uma área, equipe para ajudar e avançar objetivos do negócio.

26- Principio ético
Lealdade e seriedade, reditão e responsabilidades do tratamento de questões empresariais.

27- Visão do cliente
Capacidade em perceber a importância e promover satisfação do cliente

28- Comprometimento para qualidade e o negócio
Grau de envolvimento, dedicação e empenho do emprego em relação a qualidade de seu trabalho, tendo em vistas as matas empresariais.

29- Visão do cliente
Capacidade par compreender o dinamismo do mercado, empresa, bem como da adequação de seus produtos e serviços diante de um canário sócio – político- econômico.

30- Produção
Capacidade de produzir volumes e quantidade de trabalho executado normalmente.

31- Qualidade
Busca executar e apresentar trabalhos com alto padrão de confiabilidades, sendo certo pela primeira vez, dispensando quaisquer correções.

32- Flexibilidade
Capacidade de encarar situações, mudando suas preconcebidas ou rígidas, demonstrando disposição, interesse e abertura par entender as situações e adotar, ou não novas posições.

33- Visão
Capacidade de perceber as relações entre as áreas da organização, identificando os impactos nos processos operacionais e estratégicos.

34- Organização do trabalho
Capacidade de trabalhar com método e ordem, distribuição adequada do tempo e das tarefas, sabe situar – se no tempo (quando) e no espaço (onde), com relação ás responsabilidades assumidas.

35- Iniciativa
Não requer estímulos da chefia ou superior para iniciar uma ação direta na solução de problemas apresentados.

36- Arrojo
Capacidade de assumir riscos, de forma empreendedora e audaz, apresentando facilidade de colocar um plano em execução, de maneira ativa e destemida.

37- Atenção
Capacidade de concentrar – se na execução de tarefas, observando sistematicamente a qualidade dos trabalhos executados, incorrendo numa frequência mínima de erros.

38- Combatividade
Capacidade de enfrentar e superar obstáculos, buscando de modo persistente e produtivo a consecução dos objetivos da tarefa.

39- Análise e Crítica
Capacidade de discernir e julgar logicamente a realidade, examinando – a através das relações de causa e efeito entre seus processos intermediários.
40- Empatia
Capacidade de se colocar no lugar do outro, procurando perceber – se dos efeitos da comunicação sobre ele, sabendo ouvir e posicionando – se adequadamente frente às diversas situações.

41- Equilíbrio Emocional
Capacidade de controle expressão dos afetos e emoções, tendendo a atuar no meio com estabilidade e autocrítica, reagindo proporcionando adequadamente frente aos diversos estímulos do meio.

42- Liderança
Capacidade orientar e dirigir os esforços grupais assegurando a manutenção do moral e disponível de motivação quanto aos compromissos assumidos, levando, de forma sistemática, os demais elementos atingem os resultados esperados.

43- Memória
Capacidade para recordar informações (experiências, ideias ou conhecimento) previamente armazenadas, mediante um ato de vontade.

44- Organização
Capacidade de concatenar e ordenar de forma sistemática e metódica os processos necessários para atingir os objetivos propostos.

45- Perspicácia
Capacidade de aprender e interpretar a realidade de forma fidedigna, identificando oportunidades de modo arguto e sagaz.

46- Persuasão
Capacidade de organizar e apresentar argumentos de forma convincente, induzindo outras pessoas a modificarem suas ideias e opiniões.

47- Planejamento
Capacidade de predeterminar estrategicamente o curso de uma ação, segundo métodos e técnicas específicas, objetivando a concentração dos resultados esperados.

48- Potencial Energético
Capacidade de deslocar e aperfeiçoar nível de energia interna para a ação concreta e produtiva.

49- Rapidez
Capacidade para manter um ritmo ágil ao executar tarefas que envolvam pressão de tempo.

50- Planejamento Tático
Capacidade de determinarem planos e programas da sua área a partir do desdobramento dos objetivos empresariais.

51- Planejamento Estratégico
Capacidade para estabelecer diretrizes estratégicas e metas empresariais de longo prazo.

52- Planejamento Operacional
Capacidade para planejar as atividades de sua área considerando os recursos disponíveis e estabelecer ações que atendam as metas.

53- Negociação
Capacidade de estabelecer articulações no se âmbito de atuação que possibilitem a conciliação de interesses.

54- Estabilidade Emocional
Capacidade para controlar – se emocionalmente diante de situação de maior tensão ou frustração.

55- Capacidade Analítica
Capacidade para analisar, abstrair e propor soluções através do pensamento dedutivo e indutivo.

56- Motivações para o Trabalho
O quanto as atividades e responsabilidades existentes no trabalho, são compatíveis com o tipo de atividade e responsabilidades que produzem satisfação pessoal.

57 – Espírito Científico
Habilidade e interesse para dedicar – se com profundidade, estudos, conhecimentos obtendo assim domínio técnico.

58- Dividir Responsabilidades
Transferir a autoridade de tomar decisão e responsabilidades das tarefas para um subordinado: usar do tempo, habilidade e potencial do subordinado efetivamente.

59- Inteligência
Senso Comum: capacidade de utilizar o raciocínio de forma simples e objetiva, em concordância com os padrões convencionais.
Raciocínio Lógico: habilidade para mobilizar recursos de abstração e inteligência geral na solução de problemas complexos.
Percepção/ Insight: condições de captar o sentido geral das coisas através da internalização de conceitos.
Raciocínio Analítico: capacidade de observar as situações como um todo e analisar os diferentes segmentos que as compõe.
Flexibilidade de pensamento: disposição pessoal para adaptar – se em diferentes contextos de trabalho, encontrando soluções apropriadas.

60- Ambição
Metas Objetivas: definição de objetivos pessoais plausíveis de obtenção e realização.
Motivação para a Ação: interesse genuíno em atuar, participar e realizar.
Aspirações de Realização: desejo pessoal de realizar – se através do trabalho, sendo reconhecido e valorizado.
Força de Vontade: condições para superar eventuais limitações, com vistas e realizar – se através do esforço pessoal.
Motivações Pessoais: desejo de realizar apenas o suficiente para obter gratificação pessoal, sem interessas mais amplos ou mais diferenciados.

61- Independência
Autodisciplina: condições de manter – se fiel a objetivos pré – estabelecidos, cumprindo prazos e correspondendo ao esperado.
Autoconfiança: capacidade para acreditar-nos próprios recursos, sentindo segurança diante de situações novas.
Autocontrole: equilíbrio entre as necessidades pessoais e dadas da realidade externa evitando relações desadaptadas.
Autoestima: reconhecimento dos próprios valores, apreciando – se contra agressões advindas do meio externo.
Iniciativa própria: capacidade para agir automaticamente diante de situações novas, com vistas a resoluções de problemas.

62- Perseverança e Flexibilidade
Persistência: condições para atingir objetivo, a despeito dos obstáculos com os quais venha a se deparar.
Determinação: postura pessoal de combatividade, com o objetivo de atingir as metas propostas, mesmo diante das adversidades.
Integridade: características de caráter dedicado, honesto e confiável no trato com os demais e com realidade organizacional.
Maleabilidade: aptidão para adaptar – se em diferentes contextos, diferentes pessoas e alterações nos planos anteriormente estabelecidos.
Dedicação ao trabalho: capacidade para se envolver com afinco ás tarefas que se encontram sobre seu encargo.

63- Estabilidade Emocional
Confiabilidade: capacidade de não distorcer os dados da realidade externa nos relacionamentos e de ser discreto e sigiloso.
Autoconhecimento: condições para reconhecer suas possibilidades, pontos fortes, pontos fracos e limitações ajustando – se a eles.
Tensão/Descontração: habilidade para adotar ema postura pessoal mais alerta ou mais complacente conforme a necessidade do momento.
Maturidade desenvolvida: condições para manter um comportamento condizente com as responsabilidades assumidas.
Espontaneidade: habilidade para comunicar – se com naturalidade e franqueza, deixar de respeitar os limites dos demais.

64- Originalidade e Criatividade
Inovação: condições de propor mudanças e ou alterações no contexto de trabalho, objetivando modernizar a atualizar métodos ultrapassados.
Polivalência: habilidade para atuar em outras áreas além das que normalmente está habituado.
Engenhosidade: maiores recursos para perceber o contexto mais amplo das situações ou mesmo eventuais situações de risco.
Inventividade; capacidade para criar ou encontrar soluções novas para os problemas existentes.
Versatilidade: aptidão para ajustar – se as mudanças, sem prejuízo na qualidade do produto final de seu trabalho.

65- Habilidade de Liderança
Motivação para Liderar: desejo genuíno de assumir para si a condução de grupos e de equipes de trabalho.
Otimismo/Positivismo: capacidade para a manutenção de estados de ânimo positivos que permitem ao indivíduo incentivar também os demais.
Dinamismo na Comunicação: habilidades para expor os próprios pontos de vista sem maiores entraves ou vacilações.
Extroversão Adaptada: facilidade no estabelecimento de novos relacionamentos através de uma postura sociável, comunicativa e respeitosa.
Capacidade Figurativa: aptidão para transmitir idéias e conceitos de uma linguagem representativa, clara e direta.

66- Persuasão
Empatia Emocional: capacidade do indivíduo em entender os demais e seus problemas, procurando auxiliar na resolução dos mesmos.
Sugestionabilidade: predisposição para se deixar levar pelas opiniões dos outros, impressionando – se com facilidade.
Habilidade de Compreensão: condições para entender as motivações alheias, aceitando – as ou procurando refuta – lãs, conforme o adequado.
Facilidade de Expressão: aptidão para convencer os demais através do uso da argumentação e da representatividade lógica e objetiva.
Uso da razão e da lógica: habilidade para mobilizar os recursos pessoais de ordem intelectual no estabelecimento de contatos com os demais.

67- Motivação Materiais
Necessidades de Status: desejo de obter destaque e de se diferenciar do grupo a que pertence, através do esforço e da dedicação profissional.
Necessidades Supérfluas: existência de traços menos positivos que se vinculam á satisfação de necessidades pessoais menos relevantes.
Necessidades Superiores: desejo de obter para si e para os outros a realização de crescimento, desenvolvimento e aprimoramento pessoal.
Despojamento Material: menor preocupação para com a obtenção de bens materiais e a acumulação meramente financeira.
Tendência á Frustração: predisposição mais acentuada que a média das pessoas a se desapontar diante dos obstáculos, críticas ou situações adversas.

68- Energia Física e Psíquica
Vitalidade e Resistência: condições pessoais favoráveis para empreender esforços e suportar períodos que requeiram maior envolvimento e participação.
Disposição para a ação: existência de condições favoráveis para que o individuo encare favoravelmente a necessidade de agir e produzir sem dificuldades.
Controle da energia interna: habilidade para regular o manancial energético, liberando – o mais ou menos, conforme as necessidades do momento.
Reservas de Energia: existência de recursos energéticos armazenados e que podem ser mobilizados quando necessário.
Disposição Psicologia: estado mental que possibilita ao individuo manter – se alerta e disposto em situações solicitantes.

69- Competitividade
Combatividade/Assertividade: capacidade de assumir uma postura pessoal mais firme, com vistas a atingir os próprios objetivos e as metas propostas.
Agressividade: indicador da propensão do individuo em adotar postura pessoal não só ativa como também, por vezes, destrutiva.
Necessidade de Domínio: Tendência a manter sobre estrito controle os subordinados, o espaço físico e as informações relativas á sua área.
Pressa em Vencer: característica que identifica os indivíduos “carreiristas”, que não medem esforços para conseguir o que querem.
Objetivos Superiores: traço indicador de existência de objetivos individuais de crescimento, desenvolvimento pessoal e profissional, respeitando as normas convencionais.

70- Sociabilidade
Afabilidade: capacidade do indivíduo para estabelecer laços de amizade através de uma postura pessoal compreensiva, partilhando situações favoráveis.
Integração aos demais: habilidade para incorporar satisfatoriamente os valores positivos de outras pessoas, em situações de intercâmbio.
Atuação em grupo: facilidade de engajamento pessoal para o desenvolvimento de atividades profissionais em equipe.
Empatia: condições para compreender, dar e receber informações, partilhar e receber afetos em situações de grupo.
Altruísmo: capacidade do individuo em partilhar o que é seu, tanto no que se refere aos aspectos intelectuais quanto no que diz respeito a posses materiais.

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ALINE FERREIRA AMADO SEVERINO
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ALINE FERREIRA AMADO SEVERINO

muito importante essas competencias para o nosso dia a dia no trabalho