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Saiba como incentivar o consumidor a tomar decisões utilizando a estratégia de marcadores somáticos no marketing

marcadores somáticos

*Por Jennifer de Paula

Você tem feito com que o seu consumidor te escolha ou escolha o seu produto de forma rápida e fácil? Bom, é possível usar a estratégia de marcadores somáticos no marketing e fazer com que as decisões dos seus clientes seja assertiva.

Nova call to action

Ao longo de nossa evolução criamos diversos “Marcadores Somáticos”, símbolos que nos marcam e passam a significar certa coisa, como por exemplo o coração que na verdade não se parece com o órgão real, mas sua interpretação é carregada por gerações, assim como as cores.

Essas marcações acontecem com mais facilidade na infância e juventude, mas podemos criá-las em qualquer momento de nossa vida. Além disso, podemos utilizar identificando quais são os marcadores de nosso público e fixar nossa marca da forma correta, pois os marcadores somáticos, podem atribuir valores positivos e negativos para o consumidor, explorando os chamados gatilhos mentais que nos fazem tomar decisões de forma mais rápida por nos lembrar de experiências vividas.

A partir da estratégia dos marcadores somáticos é possível entender que duas motivações fazem com que o consumidor tome suas decisões: a esperança e o medo, muito utilizadas pelas religiões que cativam seu público com a “esperança de ser salvo” e o “medo de ser punido”. Essa estratégia vem de nossa evolução, já que o medo é um forte gatilho para despertar nossa atenção para a sobrevivência.

Confira também em nosso portal: Especializações em marketing e o profissional do futuro

Uso de ‘gatilhos’

O gatilho da esperança chama a atenção do consumidor, trazendo soluções para problemas frequentes como aumentar o lucro de sua empresa. Já o gatilho do medo prende a atenção pelo receio que seu investimento dê errado e da empresa falir por inúmeros motivos.

Um exemplo disso é que, por muito tempo, o “made in china” significou produtos de baixa qualidade e hoje em dia marcas renomadas utilizam sua tecnologia, por terem conseguido com o tempo, derrubar um forte marcador somático com provas sociais.

Por fim, é necessário que compreendamos: preciso conhecer o meu consumidor para poder fazer com que ele queira consumir o que vendo. Seja utilizando a estratégia dos marcadores somáticos ou outra: intimidade com o público é o diferencial das marcas de sucesso. Pense nisso!

Gostou do artigo? Se você quiser se aprofundar ainda mais no universo do marketing, confira as principais dicas para um melhor marketing de artigos!

*Jennifer de Paula é diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais

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