Artigos

Marcas Virtuais Fortes

A utilização da Internet
possibilita que, empresas mesmo pequenas e afastadas dos grandes
centros, consigam construir uma Marca Virtual Forte gerando negócios
e desenvolvendo mercados que antes do advento da Internet eram
inviabilizadas pela falta de recursos para investimento.

Segundo a Forrester, apenas 1% dos sites no mundo têm mais do
que mil acessos por mês. Este dado reflete o nível de
amadorismo que os projetos de sites de nossas empresas estão.

Eu diria mais. Este dado mostra que existem milhares de sites
publicado na Internet que não servem para nada, pois ninguém
conhece ou ao menos visita.

Para se construir uma Marca Virtual Forte é fundamental que o
projeto do site da empresa tenha uma Estratégia Digital que irá
definir que ações serão feitas para que este site fique bem
“posicionado”, entre várias outras ações também
importantes para a criação de uma Marca Virtual Forte.

Assim quando alguém for procurar algo nos mecanismos de busca,
por exemplo, encontre a sua empresa e a partir deste contato
inicial, possa desenvolver ações visando conhecer este
potencial Cliente, suas Necessidades e criar estratégias para
se comunicar com eficiência.

Agindo desta forma, esta empresa terá na mente deste potencial
cliente à lembrança da Marca. Fundamental hoje, pela
quantidade de marcas disponíveis no mercado e pela
possibilidade imediata de escolha que o usuário hoje possui graças
a Internet.

Acompanhando o mercado Internet em todo o Brasil, a queixa dos
empresários é sempre a mesma. Investiram no desenvolvimento de
um bom site, mas não conseguem ter o retorno desejado. E isto
é muito simples de entender, pois estes projetos privilegiaram
ou o layout ou a tecnologia. Esquecem estes empresários que uma
das grandes vantagens da Internet é a possibilidade de
conquistar novos mercados.

Mas como conquistar novos mercados se o site e a Marca Virtual
da empresa continua totalmente desconhecida do público
consumidor ??

É preciso, volto a repetir, que este empresário identifique a
situação de sua Marca na Internet e desenvolva ações visando
um bom posicionamento virtual. Para isto existem ferramentas
disponíveis como o Alexa, que desenvolveu um sistema de ranking
totalmente isento e que mostra de forma clara e transparente a
posição do site num universo de milhões de sites, mostrando
se a marca desta empresa (seu site) está bem posicionada ou não.

Tudo de forma on-line e atualizado diariamente.

Só assim ele terá condições de ter o retorno desejado com a
Internet. No momento que ele perceber que seu site está bem
posicionado na Internet, perceberá que os contatos via este
site começarão a fluir com a freqüência e volume que ele
deseja e ai sim, poderá dizer que possui uma Marca Virtual
Forte.

E a partir desta força ele poderá cada vez mais, crescer e
conquistar novos mercados.

Percebe-se hoje, um grande movimento de empresas tradicionais e
com marcas fortes para entenderem melhor a Internet e como o público
consumidor quer que a empresa se comunique com ele. Assim cada
vez mais estas “grandes” Marcas estarão trabalhando a mente
do seu público, fidelizando-o através da Internet que será o
grande elo de comunicação do mundo moderno.

Quem não perceber estes movimento estará, com certeza,
perdendo espaço no mercado.

Quem não perceber que necessita ser “ativo” utilizando as
mais modernas estratégias digitais para se comunicar com seu público,
perceberá que sua Marca estará cada vez mais enfraquecida e
perdendo espaço para as novas Marcas que buscam o contato e o
reconhecimento do mercado.

E depois que esta Marca Virtual for registrada pela mente dos
consumidores, principalmente os novos consumidores – o público
jovem – dificilmente serão trocadas, pois quando se inicia um
trabalho de fortalecimento da Marca no inicio da vida do
consumidor ele dificilmente irá trocar por outra.

Paulo Roberto Kendzerski

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of