Artigos

O Marketing Interno a favor da sua empresa em 6 passos

marketing interno

O marketing interno é fundamental para que uma empresa consiga trabalhar com seu capital humano e atingir objetivos a médio e longo prazo. Pode não parecer, mas muitas vezes esse conceito é ignorado em muitas empresas, que pensam em atender a satisfação apenas dos clientes e esquecendo dos integrantes da companhia.

É importante destacar que a valorização dos colaboradores é parte do que chamamos de endomarketing, que é um conceito que visa implementar estratégias e ações que motivem os funcionários em prol de um objetivo corporativo.

Nova call to action

Em suma, o marketing interno busca criar uma aproximação dos funcionários com a empresa. Essa motivação pode vir de diversas maneiras e os grandes responsáveis pelo desenvolvimento dessas ações são os setores de marketing e RH trabalhando juntos.

Ficou interessado e deseja saber como usar o marketing interno a favor do seu negócio? Então, continue a leitura e saiba mais sobre a importância dessa estratégia interna!

O marketing interno e a diminuição do turnover

Diversos estudos apontam que uma das principais vantagens do marketing interno está na redução do turnover, termo empregado para demissão e contratação de novos funcionários.

Esses processos administrativos elevam os custos de manutenção da empresa e quanto menor o número de substituições no setor produtivo, melhor tende a ser o desempenho e resultados a médio e longo prazo.

Produzimos esse artigo para ajudar, por exemplo, uma empresa que faz confecção de uniformes ou qualquer outro segmento, a ter melhores resultados com o marketing interno. Portanto, confira a seguir 6 passos para implementar na sua empresa.

Faça marketing interno em 6 passos

Agora que você já sabe da importância do marketing interno e os benefícios que poderá gerar para o seu empreendimento, chegou o momento de colocar a estratégia em prática. É importante destacar que, embora o objetivo principal seja motivar e engajar a equipe, é necessário ter constância no endomarketing. Dessa forma, os objetivos serão conquistados. 

Afinal, de nada adianta fazer alto investimento em estratégias como, por exemplo, campanhas na internet a fim de aumentar as vendas se a empresa não avalia o nível de satisfação dos seus colaboradores. Veja abaixo as 6 dicas para te ajudar!

1. Invista em treinamentos

Os treinamentos não servem apenas para novos funcionários, eles são muito importantes no desenvolvimento coletivo e individual, fazendo parte do projeto de marketing interno.

Esse tipo de ação também une os setores e ajuda na integração de funcionários novos à equipe e ao conceito da empresa. De preferência para treinamentos que tenham foco em comunicação, produção e atendimento ao cliente.

2. Invista na capacitação de funcionários

Quando você começa observar que determinado funcionário está se destacando, pode estar nascendo ali um novo líder de equipe ou alguém possa ajudar a empresa em um outro setor.

Investir na capacitação desses funcionários ajudam no desenvolvimento corporativo e aumentam o índice de comprometimento do colaborador. Portanto, fique de olho em eventuais destaques durante o semestre.

Se você considera importante esse investimento, que tal conhecer a Sólides Academy, uma plataforma de educação
corporativa das PME’s brasileiras? Há cursos disponíveis nas áreas de RH, Negócios, Liderança e Gestão – para capacitar todo o time da sua empresa.

sólides academy

3. Ofereça planos de carreira

Um colaborador que opera em uma empresa que faz manutenção de elevadores, por exemplo, não pode pensar que toda sua história dentro da empresa será fazendo manutenção.

A empresa precisa oferecer um plano para carreira, pois quase todo mundo almeja crescer na carreira. Portanto, para manter os funcionários engajados, sempre apresente através do RH, vagas para promoção de cargo. Isso vai motivar e ajudar no desenvolvimento corporativo.

4. Implemente o Day Off

Várias empresas estão aderindo a ideia de oferecer folga remunerada no dia do aniversário, e isso é uma ideia fantástica!

Comece a propagar a ideia dentro da sua empresa e use como marketing a seu favor. Isso aumenta o engajamento dentro da equipe, motiva funcionários e deixa o ambiente no mínimo mais harmonioso. 

5. Ofereça bonificações individuais

Existem vários softwares otimizados que coletam análises de desempenho dos funcionários e isso é fundamental para implementação de bonificações extras.

Em suma, as bonificações podem fazer parte do marketing interno da empresa, uma vez que ela é vista como forma de motivar a manter o índice de rentabilidade alta.

Implemente o sistema de análise de desempenho e mostre aos funcionários que vai bonificar por meta estipulada.

6. Ofereça bonificação coletiva

Se por um lado haverá bonificação individual, também é de ampla importância oferecer bonificação coletiva. 

Para uma empresa especializada em fabricar caixa de papelão, por exemplo, alguns funcionários acabam não tendo o mesmo rendimento que outros, ou eles têm outras funções, que acabam comprometendo o rendimento final.

Não seria justo não bonificar essas pessoas que ajudam sua empresa a bater metas. Portanto, coloque uma meta coletiva para que todos sejam bonificados e com isso, tenha ainda mais sucesso na sua estratégia de marketing interno.

Esperamos que nosso artigo tenha mostrado o quanto é importante o marketing interno e as maneiras mais simples de aplicá-lo. Se gostou do conteúdo, compartilhe e continue nos acompanhando para outras dicas de marketing e gestão de empresas.

E para te ajudar a potencializar o marketing interno da sua empresa, gostaríamos de te recomendar o calendário completo do RH. Baixe agora mesmo nosso material totalmente gratuito!

calendário de RH

 Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH