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Março Mês Da Mulher: Potencialize Suas Vendas.

Recentemente, em 07 de março de 2014, o site do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em homenagem ao Mês da Mulher publicou pesquisa sobre os hábitos de compras das mulheres.
Entre as mulheres que assistem TV 49% delas afirmam gastar muito dinheiro com produtos de higiene pessoal e cosméticos. Impressionantemente no ano de 2013 o setor de beleza e higiene pessoal movimentou R$ 11 bilhões em investimentos publicitários, 39% a mais do que no ano de 2012, e com isso colheu frutos já que 24% das telespectadoras afirmam que gastariam tudo que tivessem para parecerem mais jovens.
Com estes elementos sinalizando o potencial de compra das mulheres muitas empresas já compreenderam que vender para o público feminino exige alguns detalhes importantes para a sua fidelização e estão investindo em seus vendedores para que saibam atendê-las como elas gostam.
Um estudo do SEBRAE SP de 2010 traça as características mais evidentes no processo de compra das mulheres. São elas:
– mulheres são mais exigentes que os homens e os jovens por isso o ambiente é fundamental. A loja precisa estar limpa, organizada, com uma vitrine atrativa e com vendedores proativos;
– não aceitam produtos de baixa qualidade e design duvidoso;
– as mulheres estão mais presentes no mercado de trabalho e com isso um nicho de mercado se sobressai: o de vestuário “Office”;
– comprar para elas é um ritual, elas olham atentamente as vitrines, comparam e se imaginam nas roupas ou com os acessórios e só depois provam; esse ritual deve ser respeitado. Por isso quando uma mulher disser que não precisa de ajuda ou que está só olhando aguarde e não insista, deixe-a pensar e imaginar sua compra;
– mulheres são responsáveis por 80% da compra dos produtos de luxo no Brasil.
Um “case” de sucesso de vendas para mulheres é a empresa Rabusch , uma rede de lojas de moda feminina fundada em 1986 em Porto Alegre no RS possui hoje mais de 20 lojas próprias e vende somente produtos da marca própria , que em sua Campanha para lançamento da moda inverno 2014 tem o slogan: “A moda é elas no comando”. Este exemplo elucida claramente como o mercado deve se comportar e acessar os desejos e necessidades de compra das mulheres. Visite o site e assista ao vídeo!
Todas estas informações são relevantes para que você realinhe sua forma de vender para o público feminino. Seja você vendedor, empresário, médico, consultor, dentista, professor, arquiteto,mecânico, eletricista, bancário ou personal trainer. Todos que vendem algo para as mulheres precisam estar mais atentos às características que listamos neste artigo. Atenção: essas dicas valem também para mulheres que atendem mulheres! Muitas vezes mesmo você sendo mulher não está atenta para a maneira mais eficaz de atender o gênero feminino.

Adm. Aline Lentz, Bacharel em Administração CRA 11.774 SC, Pós-Graduada MBA-Gerência Financeira, Gerente Administrativo Financeiro Sicredi Nordeste.

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