logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Faculdades de RH: descubra as 50 melhores do Brasil, segundo o MEC

Sumário

Faculdades de RH: descubra as 50 melhores do Brasil, segundo o MEC

Entenda quais são as instituições mais bem avaliadas pelo MEC na graduação de Recursos Humanos!

O tempo passa e a área de RH se mantém em alta. Só nos últimos 10 anos, foram contratados mais de 150 mil profissionais para a função, gerando quase 5 mil postos de trabalho (saldo entre contratações e demissões, ou seja, a admissão não servia para repor um funcionário que saiu). 

Também vem atraindo bastante alunos, já que, em 2018, segundo Censo da Educação Superior, mais de 160 mil estudantes estavam matriculados em cursos da área. Além do mercado estar sempre procurando profissionais para trabalhar nessas ocupações, a possibilidade de ter contato direto com pessoas é um dos grandes atrativos para os estudantes. 

Mas qual curso escolher? Listamos aqui as 50 melhores faculdades de Tecnólogo em Gestão de RH de acordo com o Conceito Preliminar do Curso (CPC), avaliação realizada pelo Mec. Assim, você pode conseguir escolher melhor onde realizar seus estudos e orientar melhor a sua carreira.  

Antes de mais nada, o que é o conceito CPC?

O CPC é um indicador do Inep, órgão do MEC, que avalia todos os cursos de graduação do Brasil. A divulgação e cálculo das notas ocorrem no ano seguinte da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com base nos resultados da avaliação dos alunos, no valor que o processo de formação agrega naquele curso e na qualidade do corpo docente, infraestrutura e nos recursos didáticos pedagógicos. 

A partir disso, são calculadas notas através de uma metodologia do Inep. Assim saem duas notas, o CPC Contínuo e o CPC Faixa. O CPC Contínuo é a nota final das instituições com uma média de todos os componentes avaliados (com notas de 1 a 5 em cada um deles).

O CPC Faixa, nota que as instituições divulgam, funciona como um arredondamento do CPC Contínuo. Quando a nota é maior do que 3,945, ela arredonda para 4 e o curso entra na faixa entre 4 e 5. A sua nota, nesse caso, será 5 (a máxima). Se for abaixo de 3,945, ele entra na faixa entre 3 e 4, e a nota será 4. 

Quantos anos dura a faculdade RH?

Conheça as faculdades de RH mais bem avaliadas pelo MEC!

A duração e o tipo de formação acadêmica necessária para ingressar na área de Recursos Humanos podem variar dependendo do país, instituição de ensino e nível de especialização desejado. Veja os períodos mais comuns:

curso de plano de carreira na Escola de Pessoas

Bacharelado

Muitos profissionais de RH possuem um diploma de bacharelado, que geralmente tem uma duração de 3 a 4 anos, dependendo do país e do programa específico. As áreas de estudo comuns incluem Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos, Psicologia Organizacional, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia, entre outras.

Técnico

É muito comum também que profissionais de Recursos Humanos optem por realizem o curso técnico da área. Desse modo, passam cerca de 2 anos para concluir os estudos nesta modalidade, que pode, inclusive, se online ou presencial.

Pós-graduação

Além do bacharelado, algumas pessoas optam por continuar seus estudos em nível de pós-graduação para se especializarem ainda mais em Recursos Humanos. Isso pode incluir programas de mestrado em Gestão de Recursos Humanos, MBA com concentração em RH, mestrado em Psicologia Organizacional, entre outros. Os programas de pós-graduação geralmente têm duração de 1 a 2 anos.

Educação continuada e certificações

Além da formação acadêmica tradicional, muitos profissionais de RH buscam oportunidades de educação continuada e certificações profissionais para aprimorar suas habilidades e conhecimentos na área. Isso pode incluir cursos de curta duração, workshops, treinamentos específicos e certificações reconhecidas pela indústria, como PHR (Professional in Human Resources) e SPHR (Senior Professional in Human Resources).

Quem trabalha em RH faz faculdade de quê?

Saiba mais sobre a faculdade de Recursos Humanos!

Os profissionais que trabalham em Recursos Humanos (RH) frequentemente possuem formação em áreas relacionadas ao comportamento humano, administração ou gestão de negócios. Algumas das áreas de estudo comuns para quem deseja trabalhar em RH incluem:

  • Administração de empresas: muitos profissionais de RH têm formação em administração de empresas, pois isso fornece uma base sólida em gestão de negócios, finanças, marketing e recursos humanos;
  • Psicologia organizacional: a psicologia organizacional é outra área comum de estudo para profissionais de RH, pois fornece conhecimentos sobre o comportamento humano no ambiente de trabalho, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal;
  • Gestão de Recursos Humanos: algumas universidades oferecem cursos específicos em Gestão de Recursos Humanos ou Administração de RH, que preparam os alunos para carreiras diretamente relacionadas à gestão de pessoas, recrutamento, compensação e benefícios, entre outros aspectos do RH;
  • Sociologia: estudantes de sociologia também podem encontrar relevância na área de RH, pois essa disciplina proporciona uma compreensão profunda das dinâmicas sociais, diversidade e relações interpessoais, aspectos importantes no trabalho com equipes e culturas organizacionais.

Portanto, essas são algumas das principais áreas de estudo que podem preparar os profissionais para uma carreira em Recursos Humanos. No entanto, é importante ressaltar que o campo de RH é diversificado e valoriza diferentes formações e habilidades, incluindo comunicação, resolução de problemas, empatia e liderança, por exemplo.

Qual o perfil para trabalhar com Recursos Humanos?

Para trabalhar com RH e conseguir lidar com a principal parte de qualquer organização, o capital humano, é necessário ter algumas soft skills (habilidades comportamentais). Primeiro, é importante que a pessoa seja organizada, já que irá lidar com um mundo de informações, e consiga planejar ações para o desenvolvimento da empresa. 

Em segundo, o profissional precisa ter um bom raciocínio lógico para conseguir resolver os problemas do dia a dia. Por fim, é bom ter uma grande habilidade de negociação, já que irá falar com diferentes setores da empresa, desde os trabalhadores até a diretoria. 

Realizar testes vocacionais podem ajudar a entender se realmente essa área pode ser a melhor para você atuar. Além disso, conversar com quem trabalha no ramo pode ser outra alternativa a isso. 

Leia também:

As 50 melhores faculdades de Tecnólogo em Gestão de RH, segundo o MEC

Instituição de ensinoCidadeCPC (Contínuo)CPC (Faixa)
UNIBRARecife – PE4,352015
UNIFIAAmparo – SP4,307365
UNIVAGVárzea Grande – MT4,226645
UBECRecife – PE4,093095
FAESPCuritiba – PR4,086455
UNIFACSFeira de Santana – BA4,076805
FAMATCuiabá – MT4,074635
USJTSão Paulo – SP3,988185
SENAC/RSPorto Alegre – RS3,949365
UNIPBauru – SP3,936054
FGNSalvador – BA3,898564
UNIFACSSalvador – BA3,888484
CESVAValença – RJ3,877024
FPTECBelo Horizonte – MG3,874454
UNIFACSSalvador – BA3,871584
FSLMGSete Lagoas – MG3,865854
UNAUberlândia – MG3,796974
UNICARIOCARio de Janeiro – RJ3,792434
IESBBrasília – DF3,775594
UNABetim – MG3,719464
FTEC Novo HamburgoNovo Hamburgo – RS3,697744
CEUNSPItu – SP3,681984
UNIFEOBSão João da Boa Vista – SP3,677984
IDEAUCaxias do Sul – RS3,657574
UNINASSAURecife – PE3,634514
UNI-BHBelo Horizonte – MG3,633704
FAMETROFortaleza – CE3,629944
ISESSão Paulo – SP3,629644
IESACRERio Branco – AC3,617164
UNISANTASantos – SP3,609834
SENAC SPSão Paulo – SP3,600554
CET-FAESAVitória – ES3,584044
UNICARIOCARio de Janeiro – RJ3,561634
UDCFoz do Iguaçu – PR3,552834
FMTIlhéus – BA3,532124
FAMAQUIPorto Alegre – RS3,524524
UNIFEMMSete Lagoas – MG3,523094
CUMLRibeirão Preto – SP3,521624
FANESEAracaju – SE3,515864
UNIS-MGVarginha – MG3,506894
UNICEPSão Carlos – SP3,505484
FACULDADE ANHANGÜERA DE BAURUBauru – SP3,496804
INESULLondrina – PR3,480794
CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESCJoinville – SC3,477294
UNABelo Horizonte – MG3,474924
FACULDADE ANHANGÜERA DE PIRACICABAPiracicaba – SP3,471754
CENTRO UNIVERSITÁRIO FARIAS BRITOFortaleza – CE3,436944
FTC CENTROSalvador – BA3,434364
UNIFIANPirassununga – SP3,432814

Que outras formas, além de cursar Recursos Humanos, posso fazer para entrar na área?

Descubra quais são as melhores faculdades de RH!

Apesar de ser bem indicado, o curso de Recursos Humanos não é o único caminho para trabalhar com RH. Outros cursos, como Administração e Psicologia também dão bases sólidas de conceitos e práticas que serão usadas no dia a dia da profissão. 

Por fim, um profissional de outra área que decidir mudar a carreira pode optar por fazer uma Pós Graduação em Recursos Humanos. Assim, o profissional consegue unir as experiências que teve no seu campo de estudo original com as especialidades de RH, melhorando ainda mais o currículo. 

Por fim, para quem decidir cursar alguma dessas faculdades, existem diversos programas do governo como ProuniSisu e Fies, além de plataformas que oferecem bolsas de estudo que podem fazer com que o curso superior seja bem viável. 

Aprenda mais. Faça nosso curso Estruturação de RH: implementando a gestão estratégica de pessoas e descubra como vencer os principais desafios da área, através das técnicas certas!

Conclusão

Por fim, podemos concluir que para encontrar as melhores faculdades de RH e iniciar seus estudos, é preciso seguir alguns pontos, como, por exemplo, pesquisar a reputação da instituição.

Portanto, pesquise sobre a reputação e o ranking da instituição de ensino, bem como a qualidade do programa de Recursos Humanos oferecido.

Do mesmo modo, verifique se a faculdade ou universidade é credenciada por órgãos de educação reconhecidos. Isso garante a qualidade do ensino e reconhecimento do diploma.

Analise também o currículo do curso de RH para garantir que ele cubra os tópicos essenciais e esteja alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

Do mesmo modo, considere os recursos disponíveis para os alunos, como laboratórios, bibliotecas, estágios, oportunidades de pesquisa e programas de intercâmbio.

Além disso, procure saber se a faculdade tem parcerias com empresas locais ou multinacionais, o que pode proporcionar oportunidades de estágio, networking e emprego após a formatura.

Por fim, procure por avaliações e depoimentos de alunos e egressos do curso de RH para obter insights sobre a experiência acadêmica e o sucesso profissional após a formatura.

Gostou de saber mais sobre faculdades de RH? Então, continue acessando o nosso portal para ler outros conteúdos como esse!

Além disso, envie o texto para outras pessoas que possam se interessar pelo assunto!

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Assine a nossa Newsletter