Artigos

Transformação Digital e Mercado de Trabalho em TI no Brasil

TI

Todo mundo sabe que o inglês é a língua da tecnologia da informação – TI. Podemos citar, por exemplo, os seguinte fatos que podem sustentar essa afirmação:

Empresas como a Apple, IBM, SAP, dentre outras, têm produtos e serviços globais. O material técnico, didático e comercial sobre esses produtos é desenvolvido e distribuído em inglês.

Nova call to action

Do mesmo modo, os programas de treinamento e os exames de certificação promovidos por essas grandes empresas são realizados em inglês.

Projetos globais que contam com equipes multidisciplinares e internacionais encontram no inglês a solução para a comunicação entre os seus membros espalhados em diferentes países e continentes.

Esses fatos explicam porque o mercado de Tecnologia de Informação está mais exigente, seletivo e competitivo.De fato, as empresas sabem muito bem que precisam de profissionais com conhecimentos técnicos e experiência comprovada em diversas áreas.

Além disso, elas também sabem que precisam contar com profissionais que dominem o inglês para conseguirem atuar em um mercado cada vez mais inovador, competitivo e globalizado.

Como consequência, a dificuldade para identificar, atrair e contratar esses profissionais aumenta muito, pois além da demanda ser maior do que oferta, ainda há essa dificuldade com a necessidade da fluência em inglês.

Outro ponto a ser abordado é que o sistema educacional no Brasil não está conseguindo formar os profissionais necessários para atender essas novas demandas. Isso acontece porque há uma defasagem entre os cursos universitários e as necessidades do mercado.

As graduações em tecnologia e negócios, por exemplo, costumam durar cerca de 3 a 5 anos, e esse é um prazo extremamente longo se nós levarmos em consideração que o surgimento de novas tecnologias e as mudanças produzidas por elas no mercado acontecem numa velocidade muito grande.

Também vale destacar que ainda há uma percepção de que o inglês não é tão importante assim, e por isso, muitos profissionais só percebem que essa visão não é adequada quando começam a perder oportunidades de trabalho.

Então, procuram “recuperar o tempo perdido”, tentando encontrar atalhos, e formas de acelerar a aprendizagem de qualquer maneira. Na minha experiência, isso não funciona.

O tempo passou, o mundo se transformou, o mercado evoluiu. Tais fatos deveriam provocar mudanças na preparação das pessoas para se ajustarem e atender às novas necessidades que o mercado exige.

De acordo com a minha percepção e experiência ajudando profissionais de Tecnologia da Informação a aprender inglês, essas são algumas das razões que explicam essas dificuldades para contratar profissionais de tecnologia da informação com experiência, conhecimentos técnicos de alto nível e que tenham um bom domínio de inglês para atuarem em um ambiente inovador, veloz e global.

Para finalizar, quero deixar uma pergunta aos profissionais de Tecnologia da Informação, educadores e recrutadores para estimular o debate e a busca de soluções.

De acordo com sua experiência e percepção, o que pode ser feito para resolver esse problema de falta de profissionais no mercado de Tecnologia da Informação? Deixe o seu comentário no formulário abaixo.

Agora que você já sabe como é importante pensar a transformação digital além da tecnologia, o que acha de investir de forma ainda mais inteligente todo o seu planejamento para o RH 4.0? Acesse nosso post e saiba tudo sobre o caminho inevitável para a revolução da tecnologia nas empresas.

 

automação DP e RH

 

 

5 6 votes
Article Rating

Por: Orlando José Ribeiro dos Santos

Sou empreendedor na área de educação, professor e tutor online de inglês. Uso técnicas de coaching e mentoring para ajudar profissionais de tecnologia da informação e negócios a aprender e dominar o inglês. Minha missaõ é ajudar pessoas a aumentar suas oportunidades de carreira, reforçando e desenvolvendo habilidades comunicativas em inglês.

Subscribe
Notify of
guest
12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
5 meses atrás

Parabéns pelo artigo.
Bastante atual e alinhado com as expectativas do mercado.

Tarik Malagoli
Tarik Malagoli
5 meses atrás

Ótimo artigo! A verdade é que o inglês é essencial para os profissionais de TI no Brasil e no mundo. Com a pandemia o número de oportunidades de trabalho remoto cresceu muito e quem está com o inglês afiado sai na frente conseguindo oportunidades trabalho em diversos países

José Remoto
José Remoto
5 meses atrás

Excelente artigo, Parabéns!

Regiane
Regiane
5 meses atrás

Excelente artigo, parabéns e obrigada por compartilhar!
Muito importante para nossas visões e análises de mercado.

Erison Siqueira
Erison Siqueira
5 meses atrás

Sensacional, só li verdades e enfrento atualmente essa realidade. Parabéns pelo artigo!

Rodrigo
Rodrigo
5 meses atrás

Excelente visão. O mercado na área de tecnologia está aquecido e o inglês é fundamental para conquistar boas vagas. O mercado externo está de olho no Brasil

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH