Artigos

Mês do RH: confira tudo o que rolou até aqui

RH

Se nos últimos dias você estava procurando água em Marte e perdeu as atividades do Mês do RH, confira o resumão que preparamos para situar você. 

O Dia do Profissional de RH é comemorado em 3 de junho, por isso, você está vendo como muitas empresas da nossa área tem promovido eventos super bacanas.

Nova call to action

Fique por dentro do que já rolou e clique aqui caso você não queira ficar de fora da “cereja do bolo” do mês de RH. Reserve sua vaga agora!

Sólides HR Class

HR Class é uma certificação gratuita promovida pela Sólides com aulas dinâmicas e práticas, ao vivo, ministradas por especialistas em tecnologia e gestão estratégica de RH. A Aula 5 foi apresentada por Camila Rocha, Marketing Analyst e responsável pela Universidade Sólides. O tema da videoaula, transmitida via YouTube, foi “Aprenda a forma mais ágil e eficiente de acompanhar seus colaboradores”.

Camila falou sobre gestão de desempenho, acompanhamento de performance e avaliação de resultados. Utilizando uma linguagem acessível e didática, ela trouxe exemplos práticos para explicar os desafios da gestão de pessoas.

A palestrante ainda apresentou o 9Box Cultural, ferramenta desenvolvida pela Sólides, capaz de unir a análise comportamental com a avaliação de performance. A seguir, confira um resumo da videoaula.

Se você quiser saber tudo o que a Camila falou nessa aula, pode assisti-la, na íntegra, neste link. Aproveite para conferir também a Aula 4, apresentada pelo Luiz Fernando, HR Analyst da Sólides, com o título Você sabe o que deve analisar para manter os melhores colaboradores na sua empresa, e a Aula 6, cujo tema foi Alcançando metas: aprenda a construir o PDI com a estratégia correta, apresentada pela Coach de Carreira na Sólides, Luana Teixeira. 

E não fique de fora das próximas aulas, nos dias 23 e 30, sempre às 9h, pelo canal da Sólides. Inscreva-se para ter acesso e garantir seu certificado, é gratuito. 

TD Web Conference 21

A TD Web Conference 21 é uma das maiores referências de conteúdo em termos de transformação digital, considerada a maior conferência de transformação digital do mundo que conta com a participação das maiores referências do mercado, por exemplo, Unilever, Adobe, Azul, Intel, LinkedIn Top Voices, Asus e muitas outras. A Sólides é parceira do evento, realizado pela TransformacaoDigital.com e pela EQI Investimentos.

Além disso, são mais de 70 palestrantes, nacionais e internacionais, dentre eles a co-fundadora da Sólides, Mônica Hauck, que palestrou sobre o tema “De CEO para CEO: como tomar decisões sobre pessoas baseadas em dados”.

Mônica apresentou depoimentos e informações para auxiliar gestores e empreendedores. No bate-papo virtual, a CEO da Sólides trouxe algumas premissas fundamentais para entender como os dados interferem nas tomadas de decisão. 

Ainda, ela afirmou que, durante muito tempo, a gestão de pessoas esteve associada a algo subjetivo, que dispensava a mensuração e o acompanhamento de dados. No entanto, com a revolução tecnológica que atingiu positivamente as organizações, esses argumentos estão perdendo força. 

Além disso, a palestrante desmistificou a ideia de que a gestão de pessoas é uma atribuição somente do RH. “Hoje, sabemos que um gestor é, antes de tudo, um gestor de indivíduos”, enfatizou. Para Mônica, nessa tarefa é necessário usar estratégias, como a análise de dados, ferramenta que contribui muito para tomar decisões. 

“Estamos vivendo um momento da democratização dos dados. Logo, dado é um instrumento de todo e qualquer gestor. Então, por que não usá-lo na gestão de pessoas?”, ponderou. 

Por fim, Mônica destacou que, nos últimos anos, a gestão de pessoas vem passando por uma revolução. Assim, ela apresentou o People Analytics como solução para mapear dados e auxiliar os gestores na administração de pessoas.

Gestão RH People Analytics na prática 

Durante a explanação, a CEO enfatizou o potencial da ferramenta no cotidiano do RH. Confira uma síntese:

  • Recrutamento e Seleção: é possível reduzir, não só o tempo investido em processos seletivos, bem como a rotatividade, em até 70%;
  • Dados e diversidade: o People Analytics utiliza a Engenharia de Cargo, funcionalidade que permite fazer a composição de pessoas, testar e inserir novos elementos. Com essas informações, os gestores conseguem analisar os grupos e garantir que sejam heterogêneos, priorizando a diversidade na organização. 

Concluindo o tópico sobre People Analytics, Mônica Hauck ressaltou que toda a ação de gestão de pessoas precisa ter um objetivo estratégico. Além de uma finalidade focada em fazer o negócio performar melhor. Afinal, as pessoas têm que crescer com a expansão das empresas. 

Para fechar, entenda que “Os dados podem gerar insights fundamentais, principalmente para perceber o valor da população que você está inserindo na sua empresa”.

Analytics Comportamental para o seu RH

Mônica falou sobre Analytics Comportamental, baseado nos 4 perfis comportamentais. Ainda, citou o Sólides Report, um compilado com insights e dados relevantes coletados em mais de 2 mil organizações com base em aplicações do Profiler. 

Analisando esses dados, descobriu-se que o perfil Analista é minoria nas empresas brasileiras. Com essa informação, a Sólides produz materiais para auxiliar as lideranças a entenderem melhor as características dos Analistas. Para a CEO, é fundamental que as empresas tenham consciência das particularidades dos perfis para aplicar a gestão de pessoas de forma eficiente. 

Por fim, a co-fundadora da empresa explicou sobre o HR Score, software preditivo desenvolvido e gerido pela Sólides como um indicador classificatório. A ferramenta foi lançada no Mês do RH por Mônica Hauck e Alê Garcia, fundadores da empresa, e mensura a maturidade das práticas de RH nas organizações. Por meio da inteligência de dados, ela gera o ranking dos melhores RHs do Brasil. 

As boas práticas de Recursos Humanos aplicadas aumentam a pontuação das empresas no ranking. As melhores recebem um selo exclusivo, chancelado pela Sólides

Startese – RH Revolution

No Mês do RH também rolou o RH Revolution, o maior evento de Recursos Humanos da América Latina, promovido pela Startese. A edição deste ano reuniu nomes nacionais e internacionais para discutir as mudanças e impactos do setor no pós-pandemia. Mônica Hauck foi uma das palestrantes.

Novamente, os dados foram a base do conteúdo compartilhado pela CEO da Sólides. Mônica apresentou o tema: “People Analytics na unificação do RH: aprenda a analisar dados para transformar a sua gestão de pessoas de ponta a ponta”. Aqui, trazemos um resumo da apresentação. 

Inicialmente, Mônica instigou os webparticipantes a refletirem sobre como tomar decisões baseadas em dados. Ainda, enfatizou que as empresas continuam mais orientadas por documentos, informações ou testemunhos que permitem chegar ao conhecimento de algo.

Na opinião de Mônica, o RH que não atualizar seus procedimentos para atuar com dados, será fatalmente excluído da gestão de pessoas nas estratégias das empresas. Nesse sentido, o gestor de Recursos Humanos deve estar atento para não perder a oportunidade de mergulhar nesse universo. A CEO destacou alguns exemplos do que as empresas ganham com o uso de dados:

  • a possibilidade de mensurar a produtividade dos colaboradores para planejar a longo prazo, antecipando ações adequadas e prevendo soluções por meio da análise preditiva;
  • a análise preditiva permite evitar erros, antecipar riscos e prever ações que possam contribuir para o melhor desempenho ao longo do tempo;
  • possibilidade de reduzir a rotatividade, pois o uso de dados orienta os gestores para contratações adequadas. Errando menos, as empresas cortam custos que podem significar bilhões todos os anos. Mônica destacou que, no Brasil, o índice de turnover gira em torno de 40%. 

Por que os subsistemas precisam estar unificados?

A tendência da gestão de pessoas é estar unificada em um só lugar. Por isso, Mônica exemplificou e apresentou dados do People Analytics para recrutamento e seleção, capazes de otimizar os processos seletivos e melhorar a performance das equipes.

Como exemplo, foi mostrado o gráfico de rampagem por perfil. Ele apresenta uma estimativa do tempo médio que um colaborador leva para se adaptar na empresa, além de métricas objetivas de performance. 

Mônica concluiu sua participação enfatizando a importância do gestor de pessoas ter o mindset correto e domínio sobre dados da empresa. Ainda, reforçou que a gestão de pessoas não precisa ser subjetiva

Para tanto, ela conta com indicadores, oferece objetividade com o People Analytics e é um instrumento de gestão poderoso para quem quiser alavancar os resultados nas empresas.

E-summit

É o maior evento online sobre mídias sociais do Brasil, promovido por uma das maiores plataformas de marketing digital e social media da América Latina, a Etus. Nesta edição, o E-Summit contou com mais de 50 convidados, distribuídos em três palcos virtuais e simultâneos

No total, foram 10 horas discutindo novidades sobre o universo digital, apresentando cases e estratégias de sucesso, durante essa imensa feira virtual que reúne as principais tendências de Marketing. 

Rodrigo Nascimento, CMO da Sólides representou a empresa no Palco Podcast. No evento, Rodrigo e a gerente comercial Hunter e Parcerias na Yapay, Melissa Visgueira, falaram sobre como montar e gerir times de marketing e vendas de alta performance

Gostou do resumo, mas sentiu que perdeu algo? Então, aproveita que o Mês do RH segue até o final de junho com uma programação totalmente voltada aos profissionais do setor. Se liga no que vai rolar:

  • De 21 a 25 de junho acontece o RH Summit, o maior evento online da América Latina para profissionais de RH. E já na abertura do evento, dia 21, às 13h, teremos uma palestra com nossos fundadores Alê Garcia e Mônica Hauck. Eles apresentarão o tema Tendências de RH para os próximos anos;
  • Dia 22, às 15h30, nossa Head do Gestão e Gente, Érika Silva, trará dicas práticas para que você resolva o problema da falta de feedback na sua empresa;
  • Dia 23, às 9h, mais uma videoaula do HR Class, com o tema: Como construir a estrutura de cargos que realmente traz os colaboradores certos para sua empresa;
  • Dia 24, às 13h, ainda no RH Summit, nossa Business Partner  Karol Seixas, abordará o tema: Como desenhar um processo seletivo estratégico, personalizado e eficiente. Inscreva-se aqui;
  • Dia 28 tem o RH Day, às 9h, faremos uma imersão no universo do RH com quem é referência para o mercado. Participe e alcance os melhores resultados para o seu futuro. Garanta sua vaga neste link

É muita coisa! E várias oportunidades para aprender mais e com quem realmente entende do assunto. Comece a sua revolução inscrevendo-se no Mês do RH da Sólides, neste link, e participe. 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments