Artigos

Método GTD – Getting Things Done: O que é e como pode ajudar a sua empresa

método GTD

As tarefas propostas em um ambiente de trabalho podem seguir o método GTD como fazer a equipe ser mais produtiva e eficiente. 

A ideia principal do método GTD (Getting Things Done) é que as tarefas sejam realizadas com uma gestão de produção em etapas, tornando-as mais claras e ágeis. 

Nova call to action

Trata-se de 5 passos que podem ser aplicados no dia a dia pessoal ou ser compartilhado com a equipe, tornando os fluxos mais fáceis e reduzindo o tempo gasto em tarefas que poderiam ser reduzidas. Os passos mencionados são:

  • Coletar;
  • Processar.
  • Organizar;
  • Revisar;
  • Colocar em prática.

Quando colocado em prática, o método GTD proporciona a cada pessoa um pensamento mais claro e focado nas tarefas. A produtividade se torna mais abrangente, exigindo atenção às tarefas realizadas.

Até mesmo a tomada de decisão é mais acertada, pois a concentração está voltada para o que realmente é necessário fazer. Dessa forma, o risco de acontecer algo errado diminui consideravelmente.

Aplicando o método GTD entre a equipe de marketing

Esse método GTD pode ser aplicado, também, dentro de uma estratégia de Marketing Digital, mesmo com uma campanha publicitária em andamento. Afinal, é possível se organizar em meio ao caos, para pensar melhor e entregar um trabalho de qualidade.

Por isso é necessário identificar, dentro de um projeto específico, tarefas que podem ser:

  • Arquivadas, eliminadas ou incubadas;
  • Realizadas com agilidade, pois demandam pouco tempo;
  • Delegadas para a equipe de trabalho;
  • Programadas para ter continuidade;
  • Agendadas para a conclusão.

Seguindo essas etapas é possível definir quais os projetos que precisam ser realizados em etapas distintas e que levam mais tempo.

Já as ações que estão inseridas dentro do cotidiano, como leitura de e-mail, podem ser feitas em um período de tempo determinado.

Há tarefas que podem ser eliminadas, ou serem delegadas para a equipe de trabalho. Dessa forma, é preciso especificar, dentro do método GTD, e direcionar as ações para que sejam finalizadas dentro de um período determinado. 

Colocando em prática as ações definitivas

Durante uma campanha publicitária são feitas diversas intervenções utilizando ferramentas específicas de divulgação.

A postagem nas redes sociais e o pagamento de Instagram Ads, por exemplo, são ações que podem ser delegadas para os responsáveis de arte e setor financeiro, respectivamente. 

São tarefas que podem ser programadas de maneira antecipada, portanto, podem ser agendadas previamente e abrir espaço para a realização de outras ações dentro da campanha publicitária.

Dessa forma, é possível estabelecer quais são as ações definitivas dentro do método GTD e dar andamento a processos que precisam de atenção momentânea.

Estabelecendo prioridades e demandas a terceiros

A ideia principal do método GTD está em clarear a mente para que tudo possa ser feito de maneira apropriada. 

Dentro do mundo corporativo, isso envolve terceiros, pois há equipe de trabalho, funcionários e fornecedores que precisam de toda a atenção devida. 

Portanto, quando uma campanha publicitária está em andamento, é preciso saber como funciona o Facebook Ads para poder fazer as publicações no tempo certo, sem provocar um acúmulo de informações que podem ser dispensadas ao longo do dia.

Revisando as tarefas realizadas ao longo do dia

As revisões servem para identificar se as tarefas foram cumpridas com afinco, ou se faltou algum processo para ser realizado ou finalizado. 

Com as etapas do método GTD sendo colocadas em prática, é possível que as tarefas do dia a dia tenham sido realizadas com sucesso. 

Caso seja percebido, ao longo do dia, que ficou faltando algo, como anunciar no Google Ads, isso pode ser feito sem abalar o andamento do projeto com agilidade e qualidade.

Afinal, uma campanha publicitária digital permite a correção de forma instantânea, de acordo com a tecnologia que está sendo aplicada. 

Conclusão

O controle do tempo despendido para as tarefas diárias dentro do ambiente de trabalho fica mais fácil, assim como a organização da mente e do próprio espaço físico. 

A partir do momento que o método GTD é colocado em prática, ainda mais partindo de um líder ou um gestor, a equipe de trabalho ao redor passa a compreender e se envolver de forma natural, aprimorando os processos.

A adaptação pode ser feita de forma escalonada, dentro da rotina de trabalho e com ações pontuais, ao menos em um período do dia. No final de uma semana, é possível fazer uma análise do calendário e identificar falhas e sugerir as correções. 

De forma individual ou em equipe, o método GTD pode garantir um ambiente de trabalho bastante produtivo e eficiente, com qualidade de vida, livre de preocupações imediatas ou distrações que podem atrapalhar o andamento das tarefas. Tente colocar em prática e perceba a diferença. 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments