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Metodologia 6d’s: Educação Corporativa X Resultados Nos Negócios.

Eu tenho aprendido diariamente que a área de Educação Corporativa nas organizações há muito tempo deixou de evidenciar indicadores comuns de treinamento, como por exemplo: número de participantes, relação de cursos aplicados, investimento por cursos, carga horária, médias de aprendizagem nos testes, além das avaliações de reação dos colaboradores. O que os nossos executivos querem ver são os dados de alta performance, que está muito mais atrelado a comportamentos positivos, qualidade, redução de custos sempre, aumento de receita, colaboradores cada vez mais motivados e com maior satisfação. Em linhas gerais este é o conceito que traduz a metodologia 6D’s, que em minha opinião está entre as mais assertivas para que os profissionais da área possam atuar com qualidade e eficácia:

1. Determinar os resultados para o negócio: proporcionem experiências que causem mudanças;

2. Desenhar uma experiência completa: a aprendizagem é um processo, portanto multiplique conhecimentos;

3. Direcione a aplicação: os conteúdos precisam ter relevância com a prática do dia a dia dos colaboradores, precisa fazer sentido, ter significado. Portanto, proporcione experiência;

4. Definir a transferência do aprendizado: o ato de multiplicar é um processo que se aplica o conhecimento na prática para melhorar o desempenho;

5. Dar apoio a performance: torne-se apoio, precisamos disseminar conhecimentos;

6. Documentar os resultados: aqui é o ponto chave da metodologia, é quando se adquire novas habilidades e conhecimentos, multiplica-se o conhecimento e ainda se tem uma melhora na performance.

Por isso é de suma importância trabalhar a necessidade de treinamento, discutir com a área cliente o motivo da demanda, quais resultados precisam ser atingidos, entender o problema e suas causas permite proporcionar quais serão os benefícios da ação de treinamento.

Eu recomendo que os colegas de profissão, pesquisem, busquem formação específica no uso desta metodologia e passem a utilizar este conceito no dia a dia. Este conhecimento para nós profissionais de T&D deve estar entre as nossas principais competências técnicas.

Silvana Pereira

Profissional de Educação Corporativa

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