Artigos

Metodologia Ágil: Insights importantes para quem deseja implementar a agilidade

metodologia ágil

A metodologia ágil representa uma mudança cultural complexa e as pessoas terão dificuldade para entender os conceitos se seu ambiente de trabalho não mudar, se a liderança continuar atuando como sempre fizeram no passado.

Existe ligação direta entre forma de trabalho e cultura , pois o trabalho influencia o comportamento e, ao longo do tempo, o comportamento define a cultura. É difícil, então, esperar sucesso da implementação do agile sem introduzir mudanças na forma de trabalhar das pessoas.

Nova call to action

Uma organização não pode simplesmente anunciar sua intenção de implementar a metodologia ágil e esperar que os comportamentos mudem. Para que a estratégia se consolide, ela deve integrar certos princípios-chave e operar dentro de um ambiente de trabalho que os apoie.

Antes de continuar, se você quer promover o autodesenvolvimento e a capacitação dos profissionais das pequenas e médias empresas, clique aqui para conhecer a Sólides Academy.

Aqui estão alguns pontos importantes:

Faça o implícito, explícito. A transparência é uma marca registrada da metodologia ágil. Espera-se que os membros da equipe tornem visíveis os detalhes e o progresso de seu trabalho.

Essa transparência permite que a equipe veja rapidamente se está no caminho certo para atingir a meta, se há muito trabalho em andamento ou se está bloqueado em uma ou mais atividades. A equipe pode usar essas informações para mudar a maneira como está trabalhando.

Experimente, teste e confie. Se não funcionar, teste, colha os feedbacks, aplique, teste novamente. Dentro da metodologia ágil, a falha é considerada um “sucesso” por causa do aprendizado que pode ocorrer.

Se uma empresa está disposta a experimentar e não tem medo do fracasso, pode chegar a conclusões que nunca teria alcançado ao se conformar com o status quo.

Aprender juntos. As equipes ágeis trabalha o aprendizado mútuo que desenvolve o pertencimento e o comprometimento. Os espaços ágeis podem apoiar esse aprendizado, definindo o cenário para que a colaboração aconteça naturalmente, e que faça parte do ways of working da área.

Remova os silos e permita que todos participem. Em uma cultura de experimentação, a colaboração e o compartilhamento são cruciais. A hierarquia ou a mentalidade de silo não devem determinar quem tem a oportunidade de apresentar ideias e buscar novos projetos.

Você também deve incentivar e facilitar as pessoas em todos os departamentos a trabalharem juntas e colaborarem em ideias. Os insights e ideias de pessoas fora do problema que você está tentando resolver podem ser extremamente valiosos.

Liderança e Metodologia Ágil

Mudança do papel liderança. O Agile recomenda que os líderes se comportem de maneira diferente. Eles devem capacitar suas equipes para tomar decisões e dirigir seu próprio trabalho.

O Agile não apenas pede que as equipes adotem uma nova maneira de trabalhar, mas também exige que os líderes se adaptem a uma nova maneira de liderar. Os líderes ágeis saem do caminho, verificando as equipes em vez de verificar e confiando nos membros para resolver problemas com pouca direção.

Eles também incentivam a tomada de riscos, garantindo às equipes que a experimentação é esperada e reforçando que o aprendizado através do fracasso é uma contribuição positiva.

Os líderes ágeis distribuem a tomada de decisões, incentivando os membros da equipe a assumirem responsabilidades cada vez mais desafiantes.

Eles quebram os silos de conhecimento, concentrando-se no treinamento cruzado dos membros da equipe para evitar a dependência excessiva de funcionários individuais. Além disso, eles cultivam o compromisso com o cliente, garantindo que os clientes estejam inseridos no processo.

Concentre-se em pequenas vitórias incrementais. Dado o quão competitivo e volátil os negócios podem ser, comprometer-se com um único experimento de tudo ou nada é uma má jogada e pode levar ao desastre.

Em vez disso, é melhor se concentrar em vitórias pequenas e incrementais.

Se sua nova direção é ser mais ágil, é importante estabelecer clareza, definir expectativas, criar roteiros para o sucesso e planejar os movimentos cruciais que sua empresa precisa fazer para chegar onde você deseja estar.

Deu para entender melhor o que é a metodologia ágil? Aproveite para compartilhar suas principais dúvidas, sugestões ou experiências conosco. Deixe seu comentário!

 

calendário de RH

 

0 0 votes
Article Rating

Por: Marcela Azevedo

Consultora de Recursos Humanos com 10 anos de experiência em Recursos Humanos. Ha 3 anos, atua com change management em projetos de transformação e agilidade, impulsionando mudanças em diferentes empresas e melhorando as experiências das pessoas nas organizações. Instagram @HR.BRASIL

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH