Artigos

Metodologia Do Treinamento Vivencial – Uma Aprendizagem De Sucesso

Treinamento Vivencial, também conhecido como outdoor training e (TEAL), surgiu na década de 90 no Brasil e hoje é uma metodologia consolidada em T&D, gerando excelentes resultados para as empresas no desenvolvimento do Capital Humano.
Reconhecendo a importância da experiência vivencial, esta frase resume bem: “Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu talvez me lembre. Envolva-me e então eu compreenderei” (Cafúcio). O método vivencial faz com que a aprendizagem seja adicionada através de experiências didáticas, simulações e trabalhos lúdicos. Afinal, vivemos em um mundo competitivo, onde as organizações buscam profissionais generalistas e especialistas ao mesmo tempo. Portanto, a aprendizagem deve ser dinâmica, eficiente e rápida.
O desafio é desenvolver programas de treinamentos em que os profissionais obtenham um maior aproveitamento, em menor tempo e com resultados mensuráveis. A metodologia vivencial atua de forma positiva e transformadora na vida pessoal e profissional dos indivíduos, contribuindo para o fortalecimento das equipes e crescimento das empresas.
Ela consiste em um modelo andragógico que explora as experiências dos participantes, em ciclos de aprendizagens vivenciais utilizando uma linguagem multidisciplinar alinhada às necessidades da empresa, com abordagem emocional, cognitiva e foco nas situações das organizações e da vida pessoal dos colaboradores, respeitando as suas experiências individuais.
Existem vários formatos de programas incluindo conceitos temáticos, diversas atividades vivenciais e discussões em grupo. O programa é customizado por consultores especializados na metodologia e a base da aprendizagem é a experimentação. Após cada atividade há reflexões conceituais, análogas ao cotidiano empresarial e pessoal dos participantes.
Em 2001 criei o Programa VOCÊ, a Água e a Natureza, com vários módulos de treinamentos vivenciais. Eles provocam a autorreflexão nos participantes, motivando-os a potencializar e/ou desenvolver as diversas competências necessárias ao longo de suas carreiras para maior performance do A.C.H.E (Atitude, Conhecimento, Habilidade e Entusiasmo) individual e do time. Os excelentes resultados destes treinamentos serviram de inspiração para eu lançar em 2008 o livro VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A.(edições esgotadas).
A riqueza e resultados da metodologia vivencial vêm estimulando várias pesquisas acadêmicas e tenho apoiado alguns alunos em trabalhos de graduação, pós e mestrado. Inclusive na equipe da RAZÃO HUMANA, temos o meu mestrado em andamento intitulado “Os Indicadores de T&D da Metodologia Experiencial” e o da Consultora Regina Franco, concluído, “A Metodologia do Treinamento Vivencial como Forma de Crescimento Compartilhado – Colaborador/Empresa”. No link http://www.razaohumana.com.br/metodologia-treinamento-vivencial/ consta a dissertação.
Em suma, o treinamento vivencial é uma excelente ferramenta ao planejamento de T&D/RH, contribuindo com o desenvolvimento do Capital Humano de forma estratégica e sustentável. Tendo esta constatação, a RAZÃO HUMANA Consultoria criou a Academia de Líderes com um modelo conceitual prático que permite visualizar o caminho e a responsabilidade dos gestores no próprio desenvolvimento e de suas equipes, garantindo o crescimento contínuo das empresas. A Academia agrega o know how de 13 anos da RAZÃO HUMANA como especialista na aplicação da metodologia experiencial. Esse formato potencializa o processo de aprendizagem e desenvolvimento do capital intelectual e humano.

Fevereiro/2014

Helena Ribeiro
Pós-Graduada em Gestão Global de Negócios, Bacharel em Administração de Empresas, formação em Coach Executivo pela ABRACEM e certificada na metodologia DISC – APRI.
Empresária, Coach, Consultora, Palestrante, Escritora e Colunista.
Autora do livro: VOCÊ, a Águia e a Natureza – O Despertar Experiencial do VOCÊ S.A e coautora do Livro: COACHING – grandes mestres ensinam como estabelecer e alcançar resultados.

Por: Helena Ribeiro

Empresária, fundadora da RAZÃO HUMANA. Exerce o cargo de Presidente das áreas de negócios da RAZÃO HUMANA Consultoria e Assessoria, Executive Coach, Consultora Sênior, Palestrante, Escritora e Colunista. Há mais de 25 de anos atua no ambiente organizacional e gestão pública, desenvolve treinamentos voltados à liderança, gestão de pessoas nas áreas: gerencial, comportamental, vendas, gestão por competência, negociação, motivacional, operacional de fábrica, administrativo, team building, entre outras.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of