logo svg rh portal
Pesquisar
Close this search box.
Início > Carreira e Negócios > Você sabe o que é mindset organizacional?

Sumário

Você sabe o que é mindset organizacional?

O mindset organizacional refere-se à forma como a empresa enxerga o mundo e as suas atitudes internas ou externas.

O mindset organizacional se refere às crenças, valores, atitudes e comportamentos que são compartilhados pelos membros de uma organização e que influenciam sua cultura e forma de trabalho.

O termo mindset tornou-se algo estimado com o passar dos tempos, sobretudo no mundo corporativo, pois sua aplicação contribui para o desenvolvimento, sucesso e crescimento profissional. A palavra significa “configuração da mente’’, sendo assim, é a maneira como pensamos, como vimos o mundo, e como nossos padrões podem compor nosso comportamento e significado às coisas.

No momento em que levamos essa ideia para o ambiente corporativo o sentido principal não altera. O que ocorre é o modo como se é utilizada nesse ambiente organizacional. Sendo assim, ocorre apenas uma mudança de comportamento relacionado as situações da empresa.

E quando isso acontece, há inovações em vários aspectos, como por exemplo, na cultura, inovações no modelo de negócio que já possuem, inovações em como empreender o negócio. Além das inovações que são atribuídas com o mindset organizacional, os empreendedores, gerentes e diretores conseguem ter uma visão mais macro na hora de superar os desafios que surgem.

Portanto, desenvolver o mindset organizacional não é uma tarefa fácil, visto que uma organização é feita por pessoas, e o ideal é entender a mente humana, sendo assim, trata-se de um grande desafio, porém, se haver dedicação terá bons êxitos.

Entendendo o mindset organizacional

Então para que um negócio funcione é necessário que todos os colaboradores estejam dispostos a conhecer, entender e que estejam de acordo com essa nova mentalidade da empresa. Porém, é essencial que os engajem a fim de que todos estejam ajustados com o mindset utilizado, buscando desenvolver um conjunto de atitudes para dar mais direcionamento e andamento aos processos.

E é dando uma sequência de informações e conhecimento que se chega às atitudes mais assertivas. Líderes ou gestores que por um acaso perceberem um transtorno perante aos processos da organização, devem buscar solução com o andamento do mindset.

planejamento de carreira

Sendo assim, o mindset organizacional é a maneira como a empresa enxerga o mundo dos negócios, e como age interna e externamente, referente as oportunidades, os desafios e as possibilidades de crescimento. Bem como, uma forma de compreender a mudança cultural que ocorre na empresa, tratando-se de uma mudança postural da organização.

Para desenvolver ou mudar o mindset de uma equipe para a organização de processos é necessário seguir alguns itens que são:
Faça a mudança aos poucos

  1. A equipe tem que estar alinhada

2. Definir claramente os valores e objetivos da organização.

3. Estabelecer metas e indicadores de desempenho para avaliar o progresso da empresa em relação aos objetivos.

4. Encorajar a comunicação aberta e transparente entre a liderança e os funcionários.

5. Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe, incentivando a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimento.

6. Estimular a criatividade e a inovação.

7. Desenvolver uma cultura de aprendizado contínuo, onde a formação e o desenvolvimento profissional são incentivados.

8. Reconhecer e recompensar o desempenho positivo dos funcionários, valorizando suas contribuições para a empresa.

9. Focar no bem-estar dos funcionários, criando um ambiente de trabalho saudável.

Um mindset organizacional positivo pode resultar em maior engajamento, motivação e produtividade dos colaboradores, além de um ambiente de trabalho mais saudável e uma cultura organizacional forte e coesa. Já um mindset negativo pode levar a conflitos, resistência à mudança e baixo desempenho.

Por fim, concluo dizendo que essas práticas citadas acima contribuem para que a empresa e seus colaboradores desenvolvam um mindset organizacional assertivo para o sucesso da empresa. Afinal, o conhecimento, a mudança de mente abrem caminhos incríveis dentro de uma organização.

Referências

KAMERS Douglas, Mindset Organizacional – 3 passos para transformar a empresa. CMB, 2022. Disponível em: https://cmb.ind.br/blog/mindset-organizacional/ acesso em 05/04/2023

desenvolvimento e treinamento de pessoas
Thaiane Vieira é formada em Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, escritora por vocação. Foi voluntária no grupo CPB– Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área de RH e DP. É formada em Tech Recruiter – pela Payslip Consultoria de Recursos Humanos. E membro fundadora da People Academy que é a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de Rh do Brasil?. Planejei e implementei endomarketing no último trabalho, visando proporcionar contentamento e o sentimento de pertencimento aos colaboradores, assim como, auxiliei no Recrutamento e Seleção. Olá, ? veio saber um pouco sobre mim? Fico satisfeita com isso, então vamos lá… Formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida, me interessei por Recursos Humanos quando tive o primeiro empreendimento com a minha família onde fui responsável por todo o planejamento, e principalmente contato com pessoas, onde a maior preocupação era fornecer um bom atendimento e prezar pela boa experiência dos clientes. A partir daí, me encantei pela área de Recursos Humanos. Fui pela voluntária no grupo CPB – Conselho do povo brasileiro, para adquirir expertise na área, e lá tive os primeiros contatos com o Departamento Pessoal. Participei na última experiência profissional do planejamento e implementação do endomarketing, visando proporcionar encantamento e sentimento de pertencimento aos colaboradores. Atuei na área de Recrutamento e Seleção, onde realizei a cultura de feedback com os colaboradores e informativos de desligamento. Atualmente desenvolvo alguns artigos no LinkedIn relacionados às pessoas e o mundo corporativo. Sou membro fundador da People Academy, a primeira edtech focada em desenvolver profissionais de RH do Brasil, e também colunista do Rh Portal e People na V4 Company. Sou curiosa, gosto de ler, escrever, e aprender diariamente. Sou resiliente, focada, proativa e busca sempre estar antenada com o que demanda no mercado de trabalho. Minhas motivações profissionais são: Trabalhar com o que amo, construir uma carreira profissional sólida, ser reconhecida pelo meu trabalho, desenvolvimento e habilidades, e poder contribuir para as pessoas através do meu conhecimento ?.
Assine a nossa Newsletter