Artigos

Minha Empresa Está Em Crise

MINHA EMPRESA ESTÁ EM CRISE

Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade.John Kennedy

Conhecemos o brilhantismo de um marinheiro, de um comandante quando este passa por um momento de turbulência no mar. Todos nós em algum momento das nossas vidas, vivenciamos uma crise. Todo empresário com larga experiência em algum momento de gestão empresarial vivencia uma ou porque não dizer várias crises na gestão administrativa de sua empresa.
Viver uma crise de negócios, uma onda de descompasso financeiro, de desequilíbrio administrativo, de dificuldades faz parte do todo aquele que é Administrador, empresário por excelência. Como sabemos, todos acabam sendo afetados e isto nos causa um momento tenso de trabalho, de incerteza, de tristeza até porque querendo ou não fazemos parte desta estória. Nós na condição de colaboradores, de empregados, de empregadores somos tomados por um momento desconfortável em que temos que tomar o mais rápido possível medida de soluções, sejam elas efêmeras ou efetivas, mas temos que em algum momento tomar uma solução.
O mercado empresarial é dinâmico, oscila, o que é natural de toda e qualquer empresa de grande e de médio porte. Investimentos são aplicados, desafios são constituídos, a empresa tem o seu movimento, o empresário que não ousa está fora, este tem que ser ousado, tem que tentar, que fazer acontecer, nem todos tem esta coragem, pois o medo do fracasso impera e bloqueia a oportunidade de pensar e de reagir, portanto o empresário, o gestor ter que lutar com os desafios, sem medo de ousar. Temos altos e baixos numa empresa , é natural, faz parte do mercado empresarial.
Eu, a priore, posso dizer aqui que não sou empresário, não tenho empresas, sou professor nas turma de Recursos Humanos e Administração, mas já tive a oportunidade de acompanhar momentos de crise de empresários e porque não de muitas outras em que foram literalmente a falência. Relatos de colegas empresários, que detiveram um grande patrimônio, de alunos, de amigos, dos próprios veículos de comunicação nos mostram todos os dias empresas que já estiveram no auge do lucro e afundaram como um navio em alto mar.
Deste ínterim observei que outros conseguiram através deste momento de turbulência, de um grande furacão, de uma grande ventania, de um verdadeiro tsunami conseguiram se reerguer, se reestruturar, tiraram com isto uma grande lição, passaram a fazer diferente na sua empresa, pensar em novas estratégias de administrar, de gerir melhor os seus negócios, retomar o seu caminho, ou porque não dizer recomeçar tudo outra vez de forma mais madura, mais coerente, com os pés mais fincados sobre o chão. François Chateaubriand diz que “Os momentos de crise suscitam um redobrar de vida nos homens”. O grande filósofo Nicolau Maquiavel de sua obra clássica O príncipe diz que “Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar a uma guerra, mesmo porque dela não se foge mas apenas se adia para desvantagem própria”.É isto, não podemos sabotar um momento de uma crise, é preciso criar força e encarar e dizer para si mesmo e para os seus companheiros nós vamos superar tudo isto.

“Numa época de crise em que todos choram, há sempre alguém que se lembra de fabricar lenços.”Autor desconhecido

As crises fazem parte das nossas vidas, todos nós vivenciamos um momento ou porque não dizer muitos momentos de crises nas nossas vidas, é fato. Portanto, faz-se necessário encara, buscar alternativas, pensar no que fazer, criar metas, projetos, repensar no que fazer e não ficarmos de braços cruzados esperando a banda passar.
A vida tem o seu movimento. Se resolvemos ser empresários, se decidimos abrir o nosso próprio negócio é sabido que em algum momento estaremos vivenciando momentos de alegria, de prosperidade como também podemos passar por um longo período de crise, porque não dizer até mesmo de falência, podemos literalmente ir para o fundo do poço e recomeçar tudo de novo.
Portando preste atenção, veja esta passagem de alguém que já vivenciou experiência própria, tem algo para te dizer: “Não ponha dinheiro onde não entende / não aplique em empreendimentos endividados/ aplique em coisas simples(pé no chão)mas que nunca deixarão de ser usadas(comida refri aparelho de barbear, cerveja)”, Warren Buffet . Theillard de Chardin também diz que “A crise nada mais é do que um mal do crescimento por meio do qual se exprime em nós, como no trabalho de parto, a lei misteriosa que da mais humilde química à mais elevada síntese do Espírito, faz com que todo o processo rumo a uma unidade maior se traduza e se transmita, a cada vez, em termos de trabalho e de esforço”. O autor foi feliz quando nos fala de esforço, de dedicação, de luta, de garra, de fazer, de colocar a mão na massa, de não nos acomodarmos e sim de acreditarmos que é possível, mesmo diante de todas as adversidades, termos em nosso coração uma gota ou porque não dizer um oceano de esperança.
Tudo é possível para aquele que crer, que tem fé, que acredita que enquanto todos dizem que você afundo você fala bem alto e diz ainda existe uma possibilidade, ainda consigo encontrar terra firme. Também é importante pensarmos numa outra hipótese de crise, assim vejamos esta indagação e ao mesmo tempo uma resposta simples, prática e concreta de Helgir Girodo “Por que a liderança está em crise? Porque as ovelhas mudas, surdas e cegas confiam mais no taco dos lobos do que no cajado do Pastor” .Fica a dica para meditarmos.

Prof. Júlio di Paula

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of