Artigos

A fonte da motivação no trabalho

motivação no trabalho

*Por Maryana com Y

Já sabemos que a motivação é intrínseca, ou seja, parte do nosso lado de dentro, não há nada que possa externamente nos motivar, precisamos nos responsabilizar nessa equação. Mas como buscar motivação no trabalho quando não se tem energia de mudar? Como potencializar nossa mudança com tantas novas demandas, com tantas cobranças. 

Nova call to action

Só existe a colheita da motivação se antes houver ativação de novos hábitos, a verdadeira raiz do engajamento e motivação no trabalho. Mas se conectar com a motivação, sendo que 64% dos trabalhadores relatam não serem apaixonados e nem engajado no que fazem atualmente? Pesquisa segundo a Delloite.

Queremos ter motivação no trabalho, uma carreira empolgante que nos estimule, mas nem sempre é possível, aí partimos para a terceirização dos “culpados”, é o meu chefe que cobra demais, é a falta de tempo, é porque não tenho “tal benefício” e por aí seguem nossas desculpas para deixar de ligar nosso modo “ativação” da mudança significativa para novos resultados em nossas vidas.

Não existem novos resultados sem novas atitudes, então vou deixar algumas dicas de como você pode fazer para ativar a motivação e acender novamente o brilho teus e de toda equipe.

5 dicas para manter a motivação no trabalho

  1. Crie uma visão clara de onde precisa ir, qual o propósito dessa caminhada e qual seu real papel nesse percurso. 
  2. Potencialize sua comunicação, se há algo lhe incomodando, comunique da maneira mais simples e objetivo possível, não deixe para depois. Faça mais perguntas, sempre que houver perguntas melhores as respostas também serão melhores. 
  3. Foque em desenvolvimento de soft skills e desenvolvimento pessoal, pois só quando estamos inteiros podemos transbordar para o mundo, a motivação nasce de dentro, então precisamos cuidar bem do nosso mundo interior. 
  4. Construa confiança, para que exista um ambiente seguro ao erro, sempre que isso acontece, há um incentivo a criatividade, com elementos novos na mesa há mais espaço para desafios maiores e que engajam mais.
  5. Inclua desafios novos, se há baixo interesse há poucos desafios novos, sempre que o que fazemos está na versão fácil entramos em tédio, então precisamos ajustar para incluir novidades no processo.

Reconheça os outros e a si mesmo, celebre as pequenas conquistas, pois esse significado é uma força de medição que traz para consciência a nossa importância, que indiretamente nos engaja a sermos melhores para si e depois pro mundo, com isso a fonte de motivação nunca secará.

*Maryana com Y, palestrante da Inteligência HUMORcional, Palestrante, TEDx Speaker, Autora do Destrave sua Vida, Coautora do Best Seller Soft Skills

Continue em frente!

Espero que você tenha gostado do artigo e das dicas sobre a motivação no trabalho. Agora que você identificou a importância da motivação, coloque essas dicas em prática e deixe o seu comentário aqui abaixo.

Você sabe liderar? Quer desenvolver ainda mais as suas habilidades e se tornar um líder inspirador? A Sólides Academy te ajudará nessa formação!

Com 8 aulas no curso de Liderança 4.0, a Sólides Academy é a opção mais acessível e eficiente para você motivar outros colaboradores a irem em direção aos objetivos propostos pela empresa. Não perca tempo e conheça!

sólides academy

 

5 1 vote
Article Rating

Por: Maryana com Y

Precursora da Inteligência HUMORcional, Maryana com Y é palestrante TEDx speaker com quase 300 mil pessoas impactadas com experiências no Brasil e no exterior. Coautora do Best Seller Softskills e o autoral Destrave sua vida, é apaixonada por ativar o brilho nos olhos das pessoas por meio do bom humor. Incansável na busca de novos conhecimentos, resolveu se aprofundar no tema felicidade. É Chief Happiness Officer pela Happiness Bussiness School Portugal, especializou-se em inteligência emocional, com os cursos Action for Happiness, cujo patrono é o Dalai Lama e o Search Inside Yourself do Google, no Vale do Silício, Estados Unidos. Pos graduada em Neurociências pela PUC-RS.Combinou suas experiências, incluindo 8 anos com trabalhos na Disney para intensificar o poder do sorriso em elevar a sensação de bem-estar e libertar do estresse do dia a dia. Assim fundou a Humorlab, uma consultoria que atendeu mais de 400 empresas com palestras e treinamentos para liderança, entre elas Ifood, Nubank, Loft, Totvs, Tim, Unilever, Patria Investimentos, SAP, Oracle entre outras.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH