Artigos

Motivação A Todo Vapor

Pessoas mais motivadas certamente são aquelas que atribuem um significado ao que fazem, é o que diz Marcelo Cardoso, diretor executivo do grupo Fleury. Manter a motivação é algo a ser trabalhado. A empresa por sua vez deve manter seus colaboradores a “Todo Vapor” fazendo com que eles se sintam motivados e com isso ajudando o desempenho empresarial.
Solomon (2002) acredita que a motivação tem relação com processos que determinam que as pessoas se comportem da forma como se comportam.
Reis Neto e Marques (2004) entendem que “a motivação é vista como uma força propulsora, cujas origens se encontram na maior parte do tempo escondidas no interior do indivíduo”.
Para Decenzo e Robbins (2001) “a motivação seria a disposição de fazer alguma coisa, quando essa coisa é condicionada por sua capacidade de satisfazer alguma necessidade para o indivíduo”.
Muitas das vezes o trabalho torna-se obrigação e não fonte de prazer, muitas pessoas começam com muita empolgação mais com o decorrer do tempo aquilo se torna exaustivo.
A empresa deve acreditar no trabalho de sua equipe e manter acesa a “chama” da motivação, trabalho que exige dedicação, pois deve ser feita em doses diárias.
As pessoas antes de tudo deve descobrir o que gosta de fazer para não se tornar escravo do seu próprio trabalho. Muitos correm atrás de salários altos, porém o dinheiro se tornou uma falácia quando falamos de motivação.
Todo o ambiente organizacional deve proporcionar motivação aos seus funcionários, a equipe de trabalho, o ambiente em que convive, a administração em si…em fim todo o contexto colabora para que as pessoas se sintam motivadas. O ambiente deve ser acolhedor, com garantia de boa qualidade de vida. A motivação, aquilo que determina a disposição para o trabalho, depende também da boa qualidade de vida, de um ambiente em que as pessoas sintam prazer de estar e tenham orgulho da empresa onde trabalham.
As pessoas possuem diferentes fontes de motivação, ou seja, o que é um estopim motivador para um, pode não o ser para o outro, mesmo porque cada um possui uma necessidade e ideais de vida diferentes.
A Organização deve está atenta aos comportamentos de seus colaboradores para assim avaliar o grau de motivação dos mesmos.
As pessoas no seu trabalho devem sentir vontade de fazer as suas atividades com gosto, pois sabem que seu trabalho é um aprendizado constante. O funcionário motivado mantêm o foco e o equilíbrio para progredir em conhecimentos e aprendizagem.
A motivação é algo que vem dentro para fora de cada ser humano, é uma força realizadora que mora dentro de nós. As pessoas devem acreditar naquilo que está fazendo e a empresa apoiar seus colaboradores mostrando que eles são capazes.

O trabalho não significa somente cobrança pelo cumprimento das metas, deve existir harmonia no que se faz, dentro da organização, com os colegas de trabalho….Quando se faz o que se gosta, o funcionário se torna feliz e bem consigo mesmo.

“Motivação é a arte de incentivar as pessoas a fazerem o que você quer que elas façam porque elas querem fazer, não por que precisam fazer. ”
Dwight Eisenhower

Silvana Quintanilha Alves
(silvanarh13@gmail.com)

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of