Artigos

Motivação Condicionada X Motivação Inteligente

Precisamos mudar o conceito de que só o reconhecimento gera motivação, isso é motivação condicionada. A Motivação Inteligente, trás excelência o que gera reconhecimento.

Quando a motivação está condicionada a reforçadores externos, como, reconhecimentos, tapinhas nas costas, agrados, premiação, dentre outros, e este por algum motivo não acontece, perdemos todo o entusiasmo que nos levou a excelência. Focamos no negativo e canalizamos as emoções, fazendo com que nossa mente seja a pior inimiga. A motivação gera excelência, logo ela não pode estar condicionada, para não ser tolhida.

Por mais que a organização busque motivar o individuo com uma política de premiação determinada, e isso é muito bom e importante tanto para o profissional quanto para os resultados da empresa, essa não deve ser a nossa principal fonte de inspiração, que caso isso não ocorra, não irá implicar no profissional que há em nós.

A motivação deve estar baseada tanto no trabalho quanto nos resultados. É preciso conhecer o profissional que somos, não somente as competências, mas o que nos impulsiona a competir, o que nos estimula ao trabalho.

Acreditar no potencial, comemorar cada vitória, mesmo que pequena e que ninguém reconheça, enxergar os problemas como oportunidade para criatividade, tirar boas experiências até mesmo das derrotas, reconhecer as autoridades e trazer a mente tudo que nos trás esperança.

Manter os valores, praticar aquilo que acreditamos e saber onde queremos chegar sem deixar de sonhar. Assim alcançaremos a auto motivação ou motivação interior que a chamo carinhosamente de motivação inteligente.

Um grande abraço e até a próxima,

Elaine Tavares Hammerle
Coach e Palestrante
http://www.htcoach.com/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of