Artigos

Motivação No Trabalho

Quando o assunto é motivação no ambiente de trabalho, é comum gestores se questionarem: “Como motivar os colaboradores para extrair o máximo de produtividade?”; “Qual é a melhor maneira de motivar meus funcionários?”.

Infelizmente a resposta não é uma fórmula matemática, somos seres humanos e não equipamentos, pessoas e não incógnitas dentro de uma equação. A resposta transcende os limites da lógica.

É possível que exista sim um “segredo” com relação à motivação, basta consultar as melhores práticas de mercado, empresas vencedoras de prêmios de gestão, consultorias etc. Uma vez conhecida as ferramentas de motivação, fica a critério de cada empresa utilizar o “segredo” da melhor forma possível.

Nova call to action

Porém, saber como algo funciona não significa nada, o mecânico de Fórmula 1 conhece o funcionamento do carro melhor do que ninguém e mesmo assim não o pilota. Colocar em prática exige muito mais do que o simples conhecimento.

A motivação nas empresas é um dos temas mais mal compreendidos e explorados de forma superficial e irresponsável, principalmente no que há disponível na internet. Em palestras motivacionais é comum pessoas saírem motivadas, empolgadas para mudar de vida e alcançar suas metas pessoais e profissionais, o problema é que esta empolgação momentânea não dura o suficiente para concluir os projetos.

A motivação é um assunto complexo e envolve muitos fatores intangíveis, sentimentos, percepções pessoais, planos de vida, fatores externos enfim, n coisas que variam de pessoa para pessoa.

As empresas que buscam ganhos competitivos através da valorização de seus colaboradores, devem direcionar seus esforços para a criação de ambientes motivadores que irão inspirar e facilitar que cada indivíduo encontre sua fonte de motivação.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of