Artigos

Motivação: O Poder De Estar Feliz

Estar feliz é bem mais do que simplesmente estar sorrindo, estar feliz é uma escolha, para ser mais exato uma série delas, é tomar atitudes positivas frente as mais diversas situações de seu dia a dia, desde as menores e fáceis até as mais pesadas e difíceis.

Quero compartilhar com você o segredo de ter um dia com menos estresse e repleto de boas surpresas, e não é daquele tipo de segredo que não se deve espalhar por aí, ao contrário, desejo que você repasse ao maior número de pessoas que você puder, aos seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, do futebol, do salão, faculdade… E até mesmo aos desconhecidos, na verdade é por eles que você irá começar a tomar a decisão de estar feliz.

Note que eu não usei nenhuma vez neste texto “ser feliz”, ser é para mim algo muito maior do que estar, se você conseguir chegar a SER feliz é porque conseguiu estar primeiramente, seja enfrentando uma fila enorme ou depois de uma “fechada” no trânsito, preferiu ser cordial, respeitoso, paciente, mas sobre as atitudes de quem preferi estar feliz eu falo depois.

Hoje acordei antes de minha companheira e ao invés de “pular” da cama para lavar o rosto, dei um beijo no rosto dela. Não sei se ela acordou, porém com toda certeza sentiu. Sentir é a chave para todas as outras atitudes que vou falar, qualquer coisa boa deve deixar essencialmente todos os envolvidos se sentindo felizes. Ao comprar o jornal na banca, agradeci e com um sorriso nos lábios desejei um bom dia para a mulher que me atendeu, foi sincero e tenho certeza que ela assim sentiu por que me devolveu com um sorriso. Quem me conhece bem sabe, então confesso à você que não sou muito bem humorado pela manhã, mas hoje decidi estar.

Ao entrar no ônibus um bom dia ao motorista e ao trocador, olhando-os (isto é outra atitude para mostrar sinceridade e respeito), logo uma mulher com uma criança no colo levantou e procurou o botão para dar sinal, que eu rapidamente apertei, pronto ganhei mais um sorriso e um obrigado. Notei que foram as pequenas atitudes e não me colocar alheio aos outros que transformou o meu dia para melhor, eu quero mais dias assim para mim e para você também.

Quando alguém grita com você (e é normal que isso te irrite) se você grita também fortalecerá a ação de desrespeito. Se alguém lhe dá um bom dia e você retribuir, isso alimentará a cordialidade. A maioria de nós age de modo reativo, faço com o outro o que fazem comigo, não é mesmo?

Agora se diante de uma atitude positiva você for negativo, aquela ação se enfraquecerá, logo se uma atitude negativa do outro, for somada a uma ação positiva de sua parte ela também se enfraquecerá. O que proponho a você é que de hoje em diante se responsabilize por essa equação tão simples, cuja razão irá ser sempre maior que zero. Vamos tentar?

—-
Leonardo Amorim
Coach Profissional e Consultor de RH

E-mail: leonardoamorim.rh@gmail.com

Por:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of