Artigos

6 dicas de como motivar uma equipe para alcançar bons resultados

motivar uma equipe

Muitos empreendedores investem muito tempo e recursos na tentativa de encontrar as melhores estratégias para atrair e promover a persistência do consumidor, mas acabam esquecendo a importância de motivar uma equipe de trabalho.

No entanto, assim como conquistar novos clientes é fundamental para a sobrevivência e crescimento global de uma empresa, investir no público interno também impacta diretamente nos resultados e na rentabilidade do negócio.

Nova call to action

Afinal, essas pessoas são as principais responsáveis ​​por tornar possível todo o trabalho, produção e serviço.

Portanto, quando o desenvolvimento e gerenciamento de corporação está focado na elaboração de estratégias que promovam a motivação dos colaboradores, toda a empresa tende a se beneficiar no longo prazo.

A importância de manter os funcionários felizes e motivados

Investir no desenvolvimento de uma cultura de trabalho mais positiva e um clima organizacional mais satisfatório pode aumentar a lucratividade de uma empresa em até 47%, segundo dados obtidos em estudo realizado pela Harvard Business Review.

Além disso, segundo o mesmo estudo, a aplicação de estratégias aprendidas em um curso gestão de pessoas a distancia (ou presencial) conseguiu aumentar em até 50% os níveis de produtividade dos trabalhadores.

Isso ocorre porque as interações que ocorrem entre o ambiente de uma pessoa e os indivíduos que vivem no espaço, podem determinar o nível e a intensidade da estimulação individual que cada um experimenta.

Assim, uma empresa que valoriza a motivação dos funcionários — aplicando os conceitos do curso de gestão de pessoas online citado logo acima, consegue intervir ativamente na qualidade do desempenho de cada um de seus talentos e nos resultados da organização como um todo.

Assim, o departamento de RH desempenha um papel estratégico fundamental em uma organização.

São esses profissionais que proporcionam o desenvolvimento do maior potencial de um colaborador, inspirando criatividade, autonomia, iniciativa e outros atributos que melhoram a qualidade de todo o trabalho.

Além disso, ter líderes capacitados e especializados em todas as áreas é fundamental para que os colaboradores permaneçam motivados. Por exemplo, numa área de inovação, ter gestores formados em gestao financeira startup é fundamental para potencializar os insights do seu time.

O maior desafio da gestão de pessoas

Embora esse tipo de gestão de pessoas seja fundamental para o sucesso de uma empresa, engana-se quem pensa que é uma tarefa fácil.

Isso acontece especialmente para empreendedores que não possuem uma formação especializada em Recursos Humanos e precisam liderar suas próprias equipes.

Afinal, são muitos os desafios para integrar o dia a dia dos profissionais de RH e todos aqueles que precisam coordenar uma equipe diversificada de profissionais.

Entre os maiores obstáculos enfrentados, os mais comuns são:

  • Determinar as competências de cada trabalhador;
  • Fornecer treinamento adequado a esses talentos;
  • Incentivar a participação;
  • Gestão de diferenças geracionais entre grupos;
  • Criar e manter um bom clima organizacional;
  • Rotatividade reduzida.

Além disso, uma das maiores adversidades que os gestores enfrentam é motivar uma equipe e mantê-la. E é importante dizer que, esta dificuldade está em diversos setores corporativos.

Desde profissionais com especialização em administração hospitalar ou até mesmo, colaboradores de empresas de logística.

Isso porque a motivação no ambiente de trabalho é uma característica definidora da produtividade da equipe e de resultados mais positivos.

No entanto, além de conhecer as estratégias de RH, a liderança de uma organização precisa saber escolher essas tecnologias que melhor atendam às necessidades e expectativas de seu público interno.

Além disso, deve-se analisar e planejar a introdução de tais medidas no dia a dia da instituição.

Caso você tenha interesse em aprimorar seus conhecimentos, pesquise por “gestão de recursos humanos quantos anos”, planeje a sua formação e obtenha ainda mais diferenciais em sua carreira.

motivação e engajamento

Como motivar uma equipe e desenvolver os funcionários

Um escritório está equipado com todos os acessórios necessários para a realização das atividades diárias, horário de trabalho claro e entrega do salário acordado na data combinada – no final do mês.

Muitos acreditam que isso é suficiente para manter os funcionários felizes.

No entanto, um crescente corpo de pesquisa prova que é preciso mais esforço para manter os funcionários motivados para competir com as altas pressões do trabalho diário e da vida profissional.

Portanto, se você deseja motivar uma equipe para produzir mais e melhores resultados, um empreendedor ou gestor responsável deve conhecer as seguintes dicas:

1. Conheça as pessoas que trabalham na sua empresa

Como mencionado anteriormente, o curso de Gestão de Pessoas ajuda os alunos a entender a necessidade de introduzir ações estratégicas que promovam a motivação dos funcionários e as melhores maneiras de conseguir isso.

No entanto, para que essas estratégias sejam eficazes e não apenas um desperdício de tempo ou recursos, os gestores devem estar familiarizados com o perfil de seus colaboradores, suas necessidades, seus anseios, etc.

Se você quer manter um setor financeiro motivado, é interessante ter conhecimento das abordagens colocadas em uma faculdade de gestão de vendas para que o dia a dia do funcionário seja bem aproveitado e ele não se sinta descontente com o seu escopo.

Uma vez plenamente estabelecidas essas características, fica mais fácil decidir quais ações devem ser tomadas para alcançar o maior número de vantagens para a própria instituição.

Por exemplo, enquanto um grupo mais jovem de funcionários pode estar mais interessado no suporte da academia ao oferecer benefícios, uma equipe mais velha pode ver mais valor na compra de um plano odontológico que pode ser estendido aos membros da família.

2. Defina uma meta alcançável para motivar uma equipe

Em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo, a busca por resultados mais satisfatórios inevitavelmente levará à necessidade de trazer seus colaboradores para metas de produção exponencialmente mais altas.

No entanto, quando metas inatingíveis ou muito além das capacidades reais da equipe são estabelecidas, esses funcionários não apenas ficam frustrados e estressados, mas gradualmente perdem a motivação e ficam insatisfeitos com seus empregos e com a empresa na totalidade.

Portanto, além da responsabilidade dos profissionais de RH em analisar a ocorrência e notificar os gestores responsáveis, os empresários e líderes de equipe também são obrigados a reavaliar os planos de negócios e as estratégias pré-estabelecidas, pois podem ter efeito contrário.

3. Aprenda a liderar de forma eficaz

Por meio do curso Gestão Avançada de Recursos Humanos, os gestores podem aprender que, embora as empresas operem em hierarquia, estabelecer uma comunicação aberta e nivelada entre gestores e colaboradores é essencial para que todos os colaboradores se sintam ouvidos e respeitados na empresa.

Como resultado, os gestores que conseguem aumentar a satisfação do cliente muitas vezes não se colocam em uma posição de força, mas sim trabalham ao lado de seus funcionários, conhecendo as melhores formas de motivá-los, executando ações que aumentam a produtividade e a satisfação.

4. Inspire feedback

Seja conduzindo avaliações de desempenho para aqueles que passaram por períodos menos satisfatórios no trabalho ou incentivando os funcionários a opinar sobre o desempenho de um líder, usar o feedback é uma estratégia importante para motivar uma equipe.

Isso porque, embora esse feedback possa demonstrar que cada indivíduo é fundamental para o sucesso da organização, ele sempre agrega valor aos serviços prestados.

Além disso, quando os funcionários ouvem sobre as decisões executivas, isso mostra que a empresa também se importa com o que eles pensam.

No entanto, é importante distribuir esse feedback da maneira correta. Caso contrário, pode acabar tendo o efeito oposto, levando os funcionários a ficarem desmotivados e apáticos.

Baixe o ebook grátis: Feedback para candidatos: confira os melhores modelos para você usar no seu recrutamento

modelos de feedback

5. Invista em treinamento

Uma forma de aumentar a satisfação dos talentos da sua empresa e evitar a rotatividade é investir na capacitação profissional.

Isso porque, ao investir em cursos (como curso de gestão financeira) ou em palestras internas, os gestores se preocupam com o desenvolvimento técnico desses trabalhadores.

Além disso, é uma ótima maneira de comunicar o interesse de uma agência em construir as carreiras desses funcionários e fornecer cargos cada vez mais altos para os funcionários mais dedicados.

6. Oferecer Benefícios Adicionais

Outra estratégia de endomarketing amplamente difundida nos cursos de gestão de Recursos Humanos, como forma de motivar uma equipe e incentivar a satisfação dos colaboradores, tem a ver com a concessão de benefícios trabalhistas não obrigatórios.

Esses benefícios dizem respeito à oportunidade de obter vantagens que agreguem valor aos serviços executados, tornando o cargo mais atrativo para os profissionais:

  • Flexibilidade de horários;
  • Oferecer oportunidades de Home Office;
  • Disponibilidade de planos de saúde ou serviços odontológicos;
  • Abono salarial;
  • Apoio acadêmico ou cultural;
  • Bolsas de creche, etc.

Oferecer esses tipos de vantagens, torna sua empresa mais competitiva no mercado e é uma forma de atrair talentos mais qualificados e mais valiosos para o seu negócio.

Além disso, buscar sobre curso de gestão financeira online pode ser essencial para ter um controle maior sobre suas finanças e assim, disponibilizar benefícios que caibam no orçamento do seu negócio.

Agora que você conhece como motivar uma equipe, coloque os conhecimentos em prática. Ao chegar no final deste post é importante que você tenha anotado as principais dicas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

5 1 vote
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH