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A importância da gestão do capital humano no processo de mudança organizacional

A indústria de serviços, a exemplo de outros segmentos, também enfrenta os desafios de atrair e reter talentos.

De acordo com a Gallup, os millennials são mais propensos do que qualquer outra geração a mudar de emprego por um determinado benefício. Eles apreciam especialmente vantagens que afetam diretamente suas vidas e a vida de sua família. Faz sentido, considerando que muitos estão formando famílias, têm grandes empréstimos estudantis e desejam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Benefícios populares para esta geração incluem: licença maternidade e paternidade paga, acesso à cursos, vale cultura, lanches no ambiente de trabalho, redução do dresscode, reembolso de empréstimo estudantil, de cuidados infantis e de matrícula. 

Então, em vez de apenas oferecer um aumento de salário no próximo ano, pesquise sua força de trabalho para entender o que eles realmente valorizam. As respostas podem surpreender.

A melhor maneira de atrair os Millenials é alavancando dois de seus maiores desejos: desenvolvimento e propósito.

Por exemplo, uma pesquisa informa que “mobilizar a geração Y em torno de uma missão e propósito aumenta drasticamente o engajamento dos funcionários: 67% deles são engajados no trabalho quando concordam que a missão ou propósito de sua empresa os faz sentir que seu trabalho é importante”.

Uma maneira de garantir que o candidato e futuro colaborador sinta que tenha um propósito alinhado ao da empresa, é avaliando o fit cultural, para que a decisão da contratação seja mais assertiva, para que ele se sinta motivado, e para que a rotatividade não seja prejudicada.

Concentre suas estratégias no fornecimento de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira.

Dessa forma, eles ficam assegurados de que seus empregos oferecem muitas oportunidades de desenvolvimento de habilidades e crescimento na carreira.

Lembre-se de que esta geração pode querer realizar projetos independentes, participar de conferências, aulas e organizações profissionais. Por isso, dê a eles a flexibilidade e os recursos para isso, se isso significa reembolso de matrícula ou tempo de folga para garantir que eles sejam cumpridos.

A chave para lidar com as mudanças organizacionais é ter compromisso de todos os envolvidos.

A McKinsey descobriu que, quando as empresas investem de fato em mudanças, aumenta em 30% a chance de o funcionário aderir. No entanto, o que torna o desafio ainda mais difícil é que as empresas não podem mais se dar ao luxo de implementar mudanças ao longo de um período de 3 a 5 anos, como no passado.

Hoje, a mudança não é mais um evento periódico, mas constante, à medida que o mercado e a tecnologia continuam a evoluir cada vez mais rapidamente. Por isso, o momento de se preparar é agora.

Barrett Coakley é Gerente de Marketing de Produtos da ClickSoftware, líder no fornecimento de soluções para a gestão automatizada e otimização da força de trabalho e serviços em campo.

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