Artigos

Como você pode mudar a cultura organizacional?

Esse é um desafio que todo líder eventualmente enfrenta. Líderes muitas vezes se perguntam por que eles não conseguem obter sucesso ao fazer as mudanças que eles sabem que são necessárias. Eles articulam uma nova visão. Eles mudam algumas políticas. Eles podem até substituir algumas pessoas-chave. Mas nada mudanças substanciais.

O problema é que a cultura é praticamente invisível para aqueles que estão dentro dela.

É como a água para um peixe ou ar para um pássaro. É simplesmente o ambiente em que vivemos.

Aqui estão as seis etapas que você pode seguir para mudar a cultura do seu próprio negócio:

1. Torne-se consciente da cultura

Comece a notar suas características. Preste atenção aos valores compartilhados, à forma como as pessoas se expressam (particularmente a sua linguagem) e às histórias que contam sobre seus sucessos e fracassos.

Note os aspectos e positivos que  caracterizam a cultura da sua empresa. Durante essa pesquisa, você pode pedir para os colaboradores escreverem em um papel (anonimamente) os pontos fortes e os de melhoria em relação a cultura organizacional. Isso te ajudará a ter uma visão mais macro e entender a perspectiva de todos..

2. Avalie sua cultura atual

Com base na pesquisa, comece criando três listas:

  • O que deve ficar? Anote os aspectos da sua cultura que você gosta e deseja preservar. Por exemplo, uma cultura de desempenho que se concentrava na lucratividade. Queremos manter isso, mas é necessário ter sucesso financeiro para poder recorrer à essa missão.
  • O que deve ir? Anote os aspectos da sua cultura que devem morrer se você for seguir em frente. Por exemplo: as únicas pessoas que sabem como a empresa estava se saindo eram as da alta administração. É interessante que todos saibam como a empresa está indo, assim, podemos trabalhar juntos para melhorar os resultados.
  • O que está faltando? Anote aspectos da cultura que parecem estar ausentes ou fracos. Por exemplo, a responsabilidade individual fraca

3. Imagine uma nova cultura

Essa é a parte divertida. Em vez de simplesmente reclamar do que é, comece a imaginar o que poderia ser.

Imagine que você está trabalhando com uma folha de papel em branco e tudo é possível. Como seria a cultura ideal? Anote tudo o mais detalhadamente possível. Depois, filtre e e estabeleça m,ais ou menos dez atributos. Se encontre com sua equipe de liderança, e ajuste tudo, é importante que esse processo seja democrático.

4. Compartilhe a visão com todos

A cultura não mudará a menos que você tenha uma visão de algo novo.

Você precisa se articular de uma maneira atraente e específica. Você deve continuar lançando a visão. Quando você começa a ficar cansado de ouvir falar sobre isso, você está apenas pela metade. Continue falando! Inicialmente, a única visão de existência é em suas palavras. Você tem que continuar falando até se enraizar e a cultura começar a crescer internamente.

5. Obter alinhamento de sua equipe de liderança

Você precisa de alinhamento. Você quer uma equipe que compre a visão, entenda o que está em jogo e esteja disposta a tomar uma posição para que isso aconteça. Pense nisso como uma conspiração. Não no sentido negativo, mas no positivo. Você e sua equipe estão conspirando juntos para fazer uma mudança positiva que transformará sua organização.

6. Modele a cultura que você deseja criar

A cultura de uma empresa é o comportamento de seus líderes. Se você mudar suas atitudes, seus valores, suas crenças, seus comportamentos, você mudará sua cultura. Se você não fizer isso, você irá falhar.

É por isso que você deve ter alinhamento com sua equipe de liderança. Se eles não estiverem dispostos a mudar seu comportamento e modelar o que você está tentando criar, você deve substituí-los. Isso pode soar duro, mas é verdade. Se você não fizer isso, nada mudará na organização.

E, a propósito, mesmo que as pessoas acima de você não mudem, você pode mudar a cultura do seu departamento, divisão ou unidade operacional. Na verdade, geralmente é assim que funciona.

É possível mudar a cultura da sua organização? Absolutamente. Mas como tudo mais na liderança, você deve ser intencional.

Fonte: https://michaelhyatt.com/changing-organizational-culture/

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of