Artigos

3 pontos para levar em consideração antes de mudar de carreira

mudar de carreira

Pesquisa do Indeed mostra que 41% dos trabalhadores brasileiros entrevistados acreditam que suas profissões estão se tornando obsoletas, e pensam em mudar de carreira

Decidir mudar de carreira mais tarde na vida está se tornando mais comum do que se pensava e pode ter diversas razões, especialmente depois de trabalhar em determinada carreira por um longo período. Uma pesquisa realizada no Brasil pelo Indeed no fim de 2021, mostrou que 41% dos entrevistados acreditam que suas profissões estão se tornando obsoletas e ainda pensam em mudar de área, enquanto 73% dos entrevistados afirmaram que mudariam de profissão para continuar no mercado de trabalho.

Nova call to action

“Se o profissional está descontente com a carreira, é importante reconhecer que ainda há outras opções. O ideal é tirar um tempo para pensar nisso e tentar identificar o que se espera da carreira profissional, verificar se isso pode ser suprido pelo campo de atuação onde está ou se é hora de uma mudança radical”, disse Felipe Calbucci, Diretor de Vendas da Indeed Brasil. “Aprender como superar os desafios que aparecerão durante essa transição pode preparar o candidato para sua futura busca por emprego e, potencialmente, aumentar as chances de sucesso.”

Mudar de carreira pode ser difícil, mas talvez seja um passo necessário para o crescimento profissional. Trocar de profissão ou setor no meio da trajetória é desafiador, mas com a estratégia certa pode resultar em uma mudança bem sucedida. Por isso, o Indeed, site número um de empregos no mundo, preparou uma lista com os 3 pontos para levar em consideração antes de tomar uma decisão nessa difícil missão. Confira!

1. A necessidade de construir um conjunto de habilidades

Muitas pessoas reconhecem que estão insatisfeitas com a carreira atual, mas não têm clareza sobre qual emprego poderia fazê-las felizes. Existem muitos caminhos profissionais para escolher, e procurar pelos empregos de maior interesse pode ajudar a formular uma decisão acertada com mais informações e mais confiança para seguir adiante e mudar de carreira.

Primeiro, pode ser útil fazer uma lista com as características do emprego dos sonhos. É importante considerar prioridades como salário, carga horária, chances de crescimento ou o tipo de tarefas, para que possa decidir o que é mais importante em uma profissão.

Algumas habilidades das carreiras anteriores ainda podem ser reaproveitadas. Mesmo que uma seja muito diferente da outra, soft skills como comunicação, resolução de problemas e liderança, podem ser valiosas para diversas áreas. Também vale ressaltar que se a nova carreira requer uma formação diferente, o candidato deve estar preparado para conciliar os estudos com as tarefas do dia a dia. Em linhas gerais, alguns cursos rápidos ou programas especiais de educação podem ajudar a construir esses novos conhecimentos.

2. Encarando um salário de início de carreira

Em geral, recomeçar em uma nova carreira requer iniciar por uma vaga de baixa hierarquia. Para aqueles que estão no meio de outra jornada profissional, isso pode significar uma redução no salário. Enquanto enfrentam esse desafio, os novos candidatos podem implementar algumas mudanças simples no estilo de vida para ajudar nas contas durante esse período.

Se planejar antes de sair do emprego atual, além de pesquisar sobre a média salarial das vagas iniciais na área escolhida, são pontos que ajudam no orçamento e delimitam, de forma mais realista, até quanto seria possível deixar de receber.

É importante lembrar que essa redução no salário também pode ser temporária, já que dependendo do campo de atuação, é possível ter um aumento nos ganhos ao escolher uma profissão com maior média salarial, ou uma carreira que se adapte melhor aos seus requisitos. Apesar de uma remuneração mais baixa ser difícil no começo, pode valer a pena caso seja por uma carreira que traga satisfação pessoal.

3. Buscar um emprego de novo depois de anos

Uma vez que a mudança já está decidida, chegou o momento de atualizar o currículo. Também é importante pesquisar exemplos de currículo e carta de apresentação antes de se candidatar à vaga, para compreender melhor o que o recrutador está procurando.

Depois, é essencial adaptar o próprio material para as exigências da nova oportunidade, o que pode significar incluir palavras-chave que estavam na descrição da vaga, descrever competências relevantes e informações adicionais para explicar o que faz esse profissional ser a escolha ideal.

Para aqueles que estão empregados há muitos anos, a ideia de voltar ao mercado de trabalho pode ser assustadora. Por isso, a preparação é uma forma de ajudar o candidato a se adaptar com sucesso às novas necessidades das práticas de contratação.

Aprender sobre as atuais expectativas, como novas tendências de currículo, perguntas comuns nas entrevistas e habilidades solicitadas, são passos que contribuem para a procura de emprego. Também é interessante usar a rede de contatos para ajudar na revisão do material e garantir que tudo esteja dentro do padrão.

“Ao passar por essas etapas, é importante que o profissional decida se prefere mudar de carreira ou encontrar uma nova oportunidade dentro do mesmo ramo. Caso ainda se sinta conectado ao trabalho, mas deseja um ambiente diferente ou melhores oportunidades, talvez ainda possa ficar no mesmo campo de atuação. Mas se estiver passando por baixa satisfação pessoal e profissional, ou então queira experimentar atividades diferentes, vale considerar mudar de carreira”, recomendou Calbucci.

transição de carreira

Metodologia

Esta pesquisa foi realizada pelo Indeed com 739 profissionais brasileiros, os quais estão empregados ou em busca de emprego, para investigar a situação atual de trabalho no Brasil, e como o trabalho remoto durante a pandemia criou novas expectativas para os próximos anos na maneira como as pessoas trabalham. A pesquisa foi realizada por meio de um painel virtual em Novembro de 2021.

Sobre Indeed Brasil

Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego – totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.

Veja também:

telegram rh portal

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH