Artigos

Mulheres Devem Pensar Em Se Tornar Mais Influentes No Nível Estratégico

É fato que homens e mulheres têm estilos diferentes de liderança e isto não significa que um seja melhor que o outro, apenas diferentes.

Um estudo realizado por Michael Gurian na década de 90, apresentado no livro: Homem Líder, Mulher Líder (Editora Elsevier), aponta que estas diferenças estariam ligadas à inteligência de gênero.

O que podemos perceber no entanto é que ainda hoje, os estilos femininos de liderança não são tão considerados pela alta gestão das empresas, responsáveis pelas promoções e indicações. Mas como resolver este impasse?

Um dos principais pontos, seria a criação de uma cultura fundamentada na equidade de gêneros, que valorizassem o potencial de homens e mulheres, garantindo assim um equilíbrio entre equipes e vantagem competitiva maior para a organização.

Por outro lado, as mulheres devem pensar cada vez mais em ter influência estratégica, ou seja, participar das decisões mais importantes da empresa, sobre recursos financeiros, materiais e humanos.

Devem compreender, avaliar, articular e defender seu ponto de vista além de fomentar apoio para que possam expor suas ideias.

No mundo dos negócios as mulheres são desencorajadas a utilizar seu estilo diferenciado de observação e com isso acabam se acostumando com o fato de que suas ideias não são ouvidas.

Utilizar o poder de observação com foco na estratégia, estruturando o que se observa em um contexto futuro, pode ser um diferencial.

Outro fator relevante é não concentrar a competência somente com base no conteúdo do conhecimento, isto é importante, mas pode gerar preocupação ou angústia, achando que nunca se sabe o suficiente, correndo assim o risco de perder oportunidades.

Enquanto as mulheres preocupam-se em achar que sabem menos, os homens constroem conexões para assegurar seu sucesso.

Mulheres são muito boas em construir relacionamentos, mas quando falamos em construir relacionamentos profissionais estratégicos, a coisa se complica.

Não há nada de errado em tirar proveito dos relacionamentos ou fazer alianças profissionais para obter apoio e sucesso. Tudo depende do que se quer.

O que não pode, é deixar as coisas acontecerem sem planejamento.

Pense no futuro, articule e tenha uma meta, independente de qual seja.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of