Artigos

6 histórias de mulheres empreendedoras que você precisa conhecer

mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras estão por toda parte. Afinal, nunca se falou tanto em empoderamento, liderança e atuação feminina nas empresas. No entanto, teoria e prática nem sempre andam juntas quando falamos sobre a participação de mulheres no mercado de trabalho. 

Conforme o IBGE, a participação delas em cargos gerenciais, tanto no setor público quanto no privado, ainda é baixa. Essa afirmação está no estudo Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil

Nova call to action

O documento aponta que apenas 39,1% dos cargos de gerência são ocupados por mulheres, enquanto 60,9% das funções de liderança estão sob comando dos homens. 

Outros dados do IBGE dizem respeito à escolaridade. No Brasil, as mulheres são maioria com ensino superior completo. Em 2018, elas representavam 23,5% dos formados acima de 25 anos. Enquanto 20,7% eram homens. 

Mas ter mais instrução não faz diferença na hora de receber o salário: as mulheres continuam com menor remuneração em comparação com os homens. Mesmo exercendo as mesmas funções e com o mesmo nível educacional, elas recebem 77% do salário pago aos trabalhadores masculinos. 

Continue a leitura e fique por dentro das mulheres empreendedoras!

A solução para diminuir a desigualdade no trabalho: empreender

Diante das desigualdades e desafios enfrentados pelas mulheres no âmbito profissional, a solução que elas encontraram está no “faça você mesmo e aprenda fazendo”. 

A esse movimento deu-se o nome de empreendedorismo feminismo, que consiste em reunir negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Ainda, define iniciativas de lideranças femininas e a atuação delas em altos cargos nas empresas.

O assunto tem tanta relevância que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2014, o Dia do Empreendedorismo Feminino (19 de novembro). O objetivo é celebrar e incentivar o protagonismo de mulheres no comando de pequenos negócios. 

É nesse contexto de estímulo e empatia que preparamos uma lista de 8 mulheres empreendedoras notáveis. Conheça cada uma delas e inspire-se no que elas têm para ensinar. 

Mulheres empreendedoras que você precisa conhecer

Dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), em parceria com o Sebrae, indicam que há 52 milhões de empreendedores no Brasil, sendo que 30 milhões são mulheres (48%). 

Helena Rizzo

1. Helena Rizzo (chef de cozinha)

Foi com estágios em restaurantes que Helena Rizzo acabou trocando as passarelas pela gastronomia. Ela começou a trabalhar como modelo, em São Paulo, até que decidiu empreender e ter seu próprio negócio, o Maní. O restaurante é um dos mais famosos da capital paulistana.

Helena já conquistou duas vezes o prêmio Veuve Clicquot, referência na gastronomia contemporânea. Um deles como melhor chef da América Latina e outro como melhor chef mulher do mundo. 

Regina Tchelly

2. Regina Tchelly (chef e influenciadora)

Além de cozinhar, Regina gosta mesmo é de ensinar pessoas a combaterem o desperdício, propondo uma cultura de consumo racional. O empreendedorismo da cozinheira mostrou as caras em 2011, quando fundou a Cozinha Orgânica.

Trata-se de uma iniciativa pioneira em comunidades carentes no Rio de Janeiro. No Morro da Babilônia, ela auxilia moradores na construção de hortas coletivas e ensina sobre compostagem orgânica. 

Além disso, Regina Tchelly ganhou o Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário (2012), o Prêmio Extra e o Sebrae Mulher de Negócios. Em 2014, foi convidada especial da Universidade de Ciências Gastronômicas em Pollenzo (Itália) para conduzir uma aula sobre aproveitamento integral dos alimentos. 

Camila Achutti

3. Camila Achutti (CEO da Mastertech)

Camila se tornou referência em tecnologia em uma área ainda dominada pelos homens. Antes dos 30 anos, foi selecionada pela Forbes como um dos 5 talentos brasileiros na área. Formada em Ciência da Computação pela USP, a empreendedora tem no currículo passagem por empresas como Google, Itaú, Intel, Leroy Merlin e Accenture. 

Como empreendedora, Camila Achutti fundou a Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano. Ainda, desenvolveu um blog chamado Mulheres na Computação, onde defende a igualdade de gênero no mercado de TI.

Em 2015, foi a primeira estudante latino-americana a conquistar o prêmio Women of Vision. Atualmente, parte do seu trabalho é viajar pelo país inspirando outras mulheres a transformarem o mercado de tecnologia. 

Mônica Hauck

4. Mônica Hauck (CEO da Sólides Tecnologia)

Graduada e Pós-Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação Getúlio Vargas, Mônica Hauck fundou a Sólides Tecnologia, empresa voltada à Gestão de Pessoas. A empresa integrou o ranking das 100 startups mais promissoras do país em 2021. 

Empreendedora nata, Mônica já venceu o Prêmio Mulheres Notáveis, na categoria Tecnologia. Recentemente, a CEO comemorou, junto ao seu sócio, Alessandro Garcia, a conquista do maior aporte já destinado a uma HR Tech na América Latina, totalizando R$ 530 milhões. 

Pesquisadora incansável, Mônica Hauck está sempre focada em desenvolver ferramentas que auxiliem a gestão de pessoas e coloquem o RH como protagonista nas empresas. 

Confira o bate-papo dos fundadores da Sólides e saiba como se conheceram e começaram a empreender.  Para você que busca se aprimorar ainda mais na área de gestão de pessoas: coloque seu fone de ouvido e se prepare para anotar os insights e aprender com o SólidesCast, o podcast sobre RH, gestão de pessoas, inovação e empreendedorismo da Sólides. Aperte o play!

 

5. Soraia Schutel e Natália Leite (fundadoras da Sonata Brasil)

Soraia Schutel e Natália Leite (fundadoras da Sonata Brasil)

As empreendedoras Soraia e Natália fundaram, em 2015, a Sonata Brasil, uma escola voltada ao desenvolvimento de pessoas. A empresa ajuda empresas e gestores a prosperarem em seus negócios para, consequentemente, beneficiar o país. 

Soraia Schutel é educadora e Phd em Administração, acredita no potencial humano e se define como empreendedora por convicção. Na Sonata, a empresária organiza experiências educacionais para lideranças como método de transformação, inovação e ampliação da visão de mundo. 

Natália Leite é jornalista por formação, educadora por vocação e pesquisadora por natureza. Além da Sonata, é co-fundadora da Escola de Você, uma plataforma de cursos online para mulheres que desejam crescer na vida e nos negócios. Natália acredita que o caminho do autoconhecimento e a confiança do próprio potencial são os melhores recursos para a transformação. 

Zica Assis e Leila Velez (fundadoras do Instituto Beleza Natural)

6. Zica Assis e Leila Velez (fundadoras do Instituto Beleza Natural)

Com uma trajetória de vida nada fácil, as amigas e cunhadas Zica e Leila fizeram nascer um negócio inovador. O Instituto Beleza Natural é a maior rede especializada em cabelos crespos e cacheados do Brasil. 

Antes de despertar para o empreendedorismo, Zica Assis era empregada doméstica, casada com o taxista Jair Conde. Enquanto Leila Velez e Rogério Assis, irmão de Zica, eram atendentes em uma rede de fast food.

A ideia para criar o próprio negócio veio da necessidade de ter um produto específico para o cabelo crespo de Leila. Testando e criando misturas, ela conseguiu o que queria. Junto a outros três personagens, surgiu, em 1993, o primeiro salão especializado em crespos.

Desde então, o Instituto Beleza Natural conta com uma rede de 38 unidades de negócio em 5 estados brasileiros, além de quiosques espalhados em vários pontos comerciais. 

Em 2011, Zica Assis estava na lista das 10 mulheres mais poderosas do Brasil, publicada pela revista Forbes. E, em 2014, Leila Velez foi escolhida uma das Young Global Leaders pelo Fórum Mundial Econômico (Davos). 

mulheres protagonistas

Dica bônus: podcasts de mulheres empreendedoras

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e se interessado pela trajetória dessas mulheres empreendedoras incríveis apresentadas aqui.

Inspire-se ou envie o artigo das mulheres empreendedoras para aquela amiga que tem o sonho de empreender, mas precisa de um empurrãozinho. Aproveite para conhecer os colunistas do RH Portal.

 

0 0 votes
Article Rating

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

News do RH Portal

Assine nossa Newsletter e fique por dentro de todas as Novidades e Tendências do Universo do RH